Aprovado em 211° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal
Concursos Públicos
“Para os que estão iniciando nos estudos, que não desistam, o começo é difícil, mas mantendo o foco e procurando manter uma rotina de estudos, mais cedo ou mais tarde a aprovação virá.”
Confira nossa entrevista com Francisco Alisson Martins Mesquita, aprovado em 211° lugar no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Francisco Alisson Martins Mesquita: Sou formado em Educação Física, tenho 39 anos, natural de Mossoró/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Francisco: A principal motivação seria a estabilidade que um cargo público poderia me proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Francisco: Sim, trabalho e estudo, mas a minha escala de trabalho sempre foi bem flexível, então sempre tive um bom período de tempo para que eu possa focar bem nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Francisco: Fui aprovado para o cargo de Guarda Municipal da minha cidade em 3º lugar, e agora aprovado na Guarda Municipal de Fortaleza. Pretendo continuar estudando para as carreiras policiais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Francisco: Uma vida social bem tranquila, sempre soube dividir e conciliar bem o tempo de estar com a família, amigos, trabalho e continuar uma boa rotina de estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Francisco: Sim, sempre fui incentivado a estudar, apesar de somente há pouco tempo decidir dar um foco maior aos estudos e aos concursos públicos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Francisco: Eu já vinha de uma rotina de estudos para carreiras policiais há mais de um ano, então pra mim foi mais fácil manter a “pegada” nos estudos. Após a abertura do edital, foi só fazer alguns ajustes em determinadas disciplinas que eram específicas para o concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Francisco: Fiz a assinatura vitalícia do Estratégia, fiz minha matrícula no curso específico da GMF, e lá tinha tudo que eu precisava pra fazer uma excelente preparação até o dia da prova, utilizei ao máximo todas as ferramentas que a plataforma me proporcionava, e ao final, o resultado veio.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Francisco: Através do Youtube, procurando por aulas para carreiras policiais, acabei me identificando com os professores e a qualidade das aulas, foi aí então que decidi me tornar assinante.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Francisco: Não cheguei a usar outro material antes.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Francisco: Senti uma grande diferença, pois antes eu só assistia às aulas gratuitas que eram disponibilizadas no Youtube. Agora, como aluno, posso desfrutar das diversas opções que a plataforma me oferece, desde a leitura dos materiais em PDF, que são de uma excelente qualidade, até a resolução de questões na própria plataforma, o que acaba fazendo uma grande diferença na minha preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Francisco: Eu não tinha um plano de estudos bem definido, mas procurava priorizar o estudo das matérias que tinham um peso maior de pontuação. Estudava em média 6 horas líquidas por dia, dividindo esse tempo para duas disciplinas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Francisco: Minhas revisões eram através das próprias videoaulas, acelerava a velocidade do vídeo e tentava absorver o máximo de informações possível, além de responder questões ao final de cada assunto abordado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Francisco: A resolução de questões é de suma importância na preparação, é o que te faz ter uma noção de como você está em relação a cada disciplina. Fazia em média de 30 a 40 questões ao final de cada assunto abordado em determinada disciplina.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Francisco: Informática e raciocínio lógico sempre tive muita dificuldade, então resolvi dar um pouco mais de atenção a essas disciplinas. As vídeoaulas ajudaram bastante nesse quesito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Francisco: Minha rotina foi a mesma do início ao fim da preparação. Somente no dia da prova que procurei não estudar e tentar relaxar um pouco antes da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Francisco: Meu principal erro foi não ter dado uma prioridade maior ao concurso, visto que só decidi fazê-lo após alguns dias de já publicado o edital. O principal acerto foi ter escolhido o Estratégia para minha preparação, o material do curso é de excelente qualidade, então foi só focar que o resultado veio.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Francisco: Não pensei em desistir, pelo contrário, continuo estudando para que eu possa alcançar resultados ainda melhores nessa jornada de concursos públicos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Francisco: Para os que estão iniciando nos estudos, que não desistam, o começo é difícil, mas mantendo o foco e procurando manter uma rotina de estudos, mais cedo ou mais tarde a aprovação virá.