Aprovado em 180° lugar (cotas) no concurso Guarda Municipal de Fortaleza
Concursos Públicos
“[…] Nunca desista de nenhum sonho, e se esforce o máximo para chegar aonde quer, é impossível dar errado para aquele que nunca desiste, coisas boas exigem tempo […]”
Confira nossa entrevista com Francisco Mateus de Franca Rego, aprovado em 180° lugar (cotas) no concurso Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Francisco Mateus de Franca Rego: Atualmente estou concluindo minha graduação no curso de ciência e tecnologia na UFERSA, tenho 23 anos de idade e moro em Umarizal-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Francisco: Na realidade, tudo começou em setembro de 2022, quando um amigo meu me enviou o edital do concurso do INSS, me encorajando a estudar e fazer o concurso, foi daí que comecei a estudar para concurso, fiz o concurso do INSS, fiz 90 pontos líquidos ainda, mas infelizmente não passei, acabou que tudo isso contribuiu para eu continuar estudando e hoje estar aprovado na guarda municipal de Fortaleza e totalmente dedicado às carreiras policiais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Francisco: Eu trabalho eventualmente fazendo bicos, vou pra faculdade à noite e nesses intervalos de tempos e dias livres eu estudo pra concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Francisco: Esse concurso da guarda municipal de Fortaleza é o primeiro concurso em que fui aprovado, pretendo continuar estudando para futuramente prestar o concurso da PRF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Francisco: A verdade é que eu quase não saía de casa, me afastei de muita gente, sempre aproveitava o tempo livre e os finais de semana para estudar. Muitos amigos me convidavam pra sair, mas quase todas as vezes eu preferia ficar em casa pra estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Francisco: Eu tenho alguns amigos que apoiam, já outros, não. Minha família é meio receosa, sempre teve medo com tudo isso, mas sempre me apoiou e me deu suporte em meus projetos, principalmente meus pais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Francisco: Estudei aproximadamente 2 meses direcionado ao último concurso. Sempre tento terminar tudo que começo, sempre procuro dar meu melhor, na área dos concursos não é diferente, comecei a me apaixonar pelas disciplinas, pelo processo e principalmente, pela área policial. A vontade de vencer e de ajudar meus pais foram fatores fundamentais para que eu não desistisse e nem desanimasse.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Francisco: Eu estudei tanto por videoaulas como por PDFs. A vídeo aula te ajuda bastante na hora de preencher uma lacuna deixada pelo PDF, ajuda a tirar algumas dúvidas, já o pdf é algo mais prático, prefiro dizer que eles se completam nos estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Francisco: Conheci pelos vídeos no youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Francisco: Sim, comecei a encontrar facilidades na hora da compreensão dos assuntos, os professores são bastantes didáticos. O material em pdf é muito bom, assim como também o estratégia questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Francisco: A verdade é que nunca me apeguei ao cronograma de estudos, eu estudava de acordo com as dificuldades e facilidades que eu tinha com relação a cada disciplina. Estudava geralmente uma disciplina por dia, com relação às horas de estudo, dependia muito do dia, dias eu estudava 4 horas, outros estudava 5 horas, outros 2 horas e assim por diante.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Francisco: Não costumava fazer resumos, fazia revisões através de questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Francisco: As questões te ajudam muito na preparação, principalmente para se fazer uma auto avaliação, para conhecer os perfis das bancas e para colocar em prática todo conhecimento teórico. Eu respondi mais de 2 mil questões na minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Francisco: Tinha alguma dificuldade em português, mas superei isso assistindo ótimas vídeo aulas e respondendo bastante questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Francisco: Na semana anterior eu apenas revisei alguns assuntos e resolvi muitas questões. No dia anterior à prova, apenas revisei rapidamente alguns assuntos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Francisco: Eu errei em estudar assuntos que não seriam cobrados ou que não tinham um histórico de cobrança. Mas acertei bastante nos métodos de estudos e de revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Francisco: Sim, cheguei a pensar. Mas eu sabia do meu potencial e da minha dedicação, e uma hora as coisas iriam acontecer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Francisco: Nem sempre as coisas acontecem como a gente espera, tudo tem um tempo certo pra acontecer e uma forma de acontecer, o importante é sempre acreditar em si mesmo e nunca deixar que ninguém te coloque pra baixo e nem te desanime. Nunca desista de nenhum sonho, e se esforce o máximo para chegar aonde quer, é impossível dar errado para aquele que nunca desiste, coisas boas exigem tempo. “É justo que muito custe o que muito vale.”
Corram atrás dos seus sonhos!!!