Aprovada em 3° lugar no concurso FUNDASE RN para o cargo de Assistente Social
Concursos Públicos
“Cada pessoa tem sua trajetória, seu percurso e a aprovação com certeza vem para àqueles que não desistem. Quando a motivação passar, se apegue à disciplina.”
Confira nossa entrevista com Valéria Ingridy da Silva, aprovada em 3° lugar no concurso FUNDASE RN para o cargo de Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Valéria Ingridy da Silva: Me chamo Valéria Silva, sou formada em Serviço Social pela UFRN, concluí minha graduação em 2022 e sou da cidade de Caicó/RN
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Valéria: O maior empregador para a minha profissão é o poder público, não existem muitas oportunidades no serviço privado para minha área de atuação. Então, desde que ingressei na graduação, sempre imaginei que meu futuro profissional seria no serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Valéria: Assim que terminei a faculdade já iniciei o estudo para concursos, então minha dedicação era exclusiva à vida concurseira.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Valéria: No momento eu fui aprovada em dois, um municipal (Prefeitura de Macaíba/RN) e um estadual (FUNDASE/RN).
Com certeza pretendo continuar estudando, inclusive no momento estou no foco para o TJ/RN.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Valéria: Minha vida social durante a preparação mudou muito, pois abdiquei bastante das saídas, de festas, entre outros. Meu foco era voltado quase que totalmente aos estudos, não costumava sair com frequência com amigos e família. Vejo isso como uma etapa da vida, renunciar agora para colher no futuro.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Valéria: Minha família e meus amigos me apoiaram 100%. Sou muito grata a minha mãe e a minha avó por terem aceitado que eu não buscasse um trabalho imediatamente para que pudesse focar nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Valéria: No último concurso que fui aprovada (FUNDASE/RN), estudei por volta de 05 meses, mas já havia iniciado os estudos há 04 meses, quando fui aprovada no concurso do município. Acredito que minha disciplina se deu ao fato de almejar muito uma estabilidade financeira, então eu sabia que precisava de constância para poder alcançar meus objetivos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Valéria: O material que mais utilizei no início foram, sem dúvidas, as videoaulas, e quando já estava mais avançada nos estudos ou revisando, preferia os PDFs.
A videoaula é muito boa para quando você não conhece o assunto, quando está vendo pela primeira vez, pois a explicação do professor se torna mais didática. Já o PDF vejo mais vantagem para quando já se tem conhecimento sobre o assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valéria: Conheci o Estratégia pesquisando na internet sobre os melhores preparatórios para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Valéria: Já sim, utilizei materiais de outros cursos. O que mais me incomodava era a didática dos professores, não sentia que facilitava meu aprendizado e também o material escrito, que eu considerava muito limitado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valéria: Sim, principalmente em relação aos professores, que tem um diferencial enorme em relação a forma que ministram os assuntos, fazendo com que os tópicos tenham uma compreensão muito mais fácil.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Valéria: Eu montei meu plano de estudos com uma tabela, para mim o método mais eficiente foi o ciclo de estudos. Geralmente estudava duas matérias por dia, aproximadamente 7h/dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Valéria: Minhas revisões sempre gostei de fazer pelo Sistema de Questões, respondendo-as para repassar os assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Valéria: É primordial responder questões, principalmente as da banca específicas do seu concurso. Creio que devo ter respondido umas 3000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Valéria: Português, infelizmente, pois é a disciplina que está presente em todos os concursos. Quem me ajudou a superar foi a professora Adriana Figueiredo, simplesmente as explicações dela são perfeitas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Valéria: Muita revisão, me atentando aos temas mais cobrados em cada disciplina e resolução de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Valéria: Acredito que a parte mais importante no estudo da prova discursiva é a prática. É imprescindível treinar sempre, pelo menos uma vez por semana escrever uma redação e se possível submetê-la para que um profissional a corrija.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Valéria: Acredito que meu maior erro foi, talvez, não ter dado tanta atenção a discursiva quanto deveria. E os acertos, sem duvidas, foi manter a disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Valéria: Não, pois já vinha empolgada com a aprovação anterior e estava me sentindo preparada para o certame.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valéria: Sejam persistentes! Cada pessoa tem sua trajetória, seu percurso e a aprovação com certeza vem para àqueles que não desistem. Quando a motivação passar, se apegue à disciplina.