Aprovada em 1° lugar no concurso EsFCEx para Oficial Dentista Especialidade Endodontia
Saúde
“Quando você se propõe a fazer algo que ama e se dedica a isso, mais cedo ou mais tarde você alcança o sucesso, porém é preciso persistir.”
Confira a nossa entrevista com Tamirys Elizeu Alencar de Souza da Cunha, aprovada em 1° lugar no concurso EsFCEx para Oficial Dentista Especialidade Endodontia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tamirys Elizeu Alencar de Souza da Cunha: Tenho 28 anos e sou do interior do Rio de Janeiro, da cidade de Resende. Sou cirurgiã-dentista, graduada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de São José dos Campos/SP, especialista em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da APCD – FAOA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tamirys: Alguns motivos me levaram a estudar para concursos. Primeiramente, a carreira militar sempre foi um sonho para mim. Durante grande parte da minha vida morei na minha cidade natal, Resende, onde se localiza a Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, e esse ambiente acabou me inspirando a desejar a carreira militar. A estabilidade financeira também contribuiu muito para que eu almejasse uma aprovação em um concurso público, o que motivava a me dedicar aos estudos com afinco. E, por último, uma carreira, como a militar, oferece garantias futuras que, com certeza, contribuíram para que eu me empenhasse a estudar para esse concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tamirys: Quando iniciei os estudos eu trabalhava e estudava para concursos, o que foi complicado na época porque não sabia como me organizar. Neste ano, com o apoio e incentivo do meu marido, após nos mudarmos de cidade, eu me dediquei exclusivamente aos estudos, mas, mesmo assim, precisei de muito foco e organização quanto aos meus horários.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tamirys: Em 2020, fui aprovada em sétimo lugar no concurso da antiga EsSEx, porém não fui classificada. Já em 2021, fiquei majorada, em sexto lugar, no concurso da atual ESFCEx. E, neste ano de 2022, fui aprovada e classificada em primeiro lugar no concurso da ESFCEx.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tamirys: Foi preciso muita organização quanto aos horários para conciliar a vida social com os estudos. Não deixei de ter um tempo para descansar e relaxar com a minha família e amigos, mas sempre me planejava antes para isso. Durante o período de estudos procurava, também com o apoio do meu marido, não fazer viagens longas para que eu pudesse aproveitar ao máximo para estudar até o dia da prova. Todos os domingos reservava um tempo para o planejamento de toda a semana, momento no qual eu organizava já os horários em que iria estudar, fazer atividades físicas, cuidar da minha casa e descansar durante aquela semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tamirys: Sou casada, mas não tenho filhos ainda. Minha família, como um todo, sempre me apoiou, também na minha decisão de estudar para concurso. Meu marido foi muito compreensivo durante todo esse período, sempre me apoiando, e posso dizer que ele foi meu maior incentivador, assim como meu pai, minha sogra, minha avó e minha irmã. Toda minha família esteve ao meu lado durante o processo e só tenho a agradecer muito por acreditarem tanto em mim. Todos sempre tiveram uma palavra de apoio e compreensão nos momentos difíceis em que pensei em desistir. Com certeza sem eles não conseguiria atingir o meu objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Tamirys: Primeiramente, eu utilizava os PDFs do curso específico do Estratégia para a prova da ESFCEx com um estudo ativo, muitas vezes acompanhados dos livros da bibliografia indicada pela banca e, para revisões periódicas eu assistia as videoaulas acompanhando também pelo PDF.
A principal vantagem dos PDFs do curso específico é que eles contemplam todo o conteúdo programático do edital de forma resumida e direcionado especificamente para a banca organizadora do concurso, o que facilita muito a compreensão do assunto da maneira que a banca cobra. As videoaulas também ajudam no entendimento do assunto, porém requerem mais tempo, então eu utilizava essa ferramenta para revisão e nos momentos em que estava mais cansada. A realização de questões também foi muito importante para mim, também como outra forma de revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tamirys: Conheci o Estratégia Concursos através da professora Mirela, que eu acompanhava desde 2019.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Tamirys: O contato com as professoras sempre foi muito próximo através do fórum e também pelas redes sociais. Todas as professoras foram muito solícitas durante toda a minha preparação e sempre respondiam as dúvidas. Além disso, preciso ressaltar a preocupação delas em continuar motivando todos os alunos sempre, o que me ajudou por muitas vezes a não desistir.
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo? Ou começou a estudar após a publicação?
Tamirys: Quando saiu o edital de 2022, eu já estudava há quase três anos, já havia tentado o concurso quatro vezes. Com as mudanças no edital, somente fiz a adequação e o curso foi fundamental para que conseguisse ver todos os assuntos até a prova.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar?
Tamirys: Fiz o curso ESFCEx 2022, tanto de conhecimentos gerais, como também de conhecimentos específicos para Endodontia.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Tamirys: Sim, eu tive contato com outros cursos. O Estratégia proporciona um contato bem direto do aluno com o professor, o que eu acho importante. Muitas vezes, quando se tem dúvidas e se faz um curso online, fica difícil sanar essas questões, mas com o fórum é possível entrar em contato direto com o professor e obter uma resposta. Além disso, o curso disponibiliza muitas ferramentas diferentes que podem ser úteis para diversos perfis de alunos, o que eu acho particularmente interessante, é possível baixar os áudios das aulas para escutar, PDFs simplificados para revisões rápidas, além de várias aulas de questões. O fato de poder baixar as aulas e vídeos e assistir quantas vezes quiser também considero uma enorme vantagem.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Tamirys: Eu me propunha a fazer um ciclo de estudo, mas nem sempre conseguia cumprir cem por cento. Toda semana eu organizava os horários por matérias e dava maior prioridade para a minha especialidade pelo maior número de questões na prova, além do maior peso na nota. Todos os dias eu estudava Endodontia, porém não deixava de lado os conhecimentos gerais. Em um dia eu estudava no máximo três matérias, uma em cada período (manhã, tarde e noite), o que para mim foi válido. Como neste ano eu apenas estudava e não trabalhava, eu estudava aproximadamente oito a dez horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Tamirys: Antes eu não fazia revisões e acabei percebendo que não fazer acabava me atrapalhando. Então, esse ano me propus a todos os dias revisar e tentar cumprir o ciclo de estudo e funcionou bem. Utilizava os vídeos e questões também para revisar. A resolução de questões é fundamental porque é nesse momento que você conhece o perfil da banca organizadora e consegue entender como aquele assunto que você estudou será cobrado numa questão na prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tamirys: A semana anterior à prova eu mudei um pouco a minha rotina e dei prioridade total ao estudo. Além de estudar bastante nessa semana, procurei também me alimentar corretamente e dormir bem, mas deixei em segundo plano minhas atividades físicas e outros afazeres.
No dia anterior à prova eu assisti à revisão de véspera e relembrei alguns pontos importantes apenas até o horário do almoço, após eu apenas descansei par o dia seguinte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tamirys: Com certeza cometi muitos erros até conseguir atingir o meu objetivo e um dos principais foi não confiar no que eu estudava, acreditava que não era suficiente e que iria surgir algo diferente sempre. Outro erro que tentei corrigir esse ano foi a administração do meu tempo, dosar o que estudar em qual horário.
Acredito que meu maior acerto nessa caminhada até a aprovação foi a persistência. Aprender a acreditar em si mesmo também foi algo que com o tempo eu adquiri, porque no início apenas achava que a aprovação nunca iria acontecer comigo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tamirys: Por várias vezes pensei em desistir por cansaço, por problemas pessoais, por falta de confiança. Durante todo esse período, muitas vezes, qualquer coisa parecia um motivo para desistir. Quando isso acontecia, felizmente, eu tinha ao meu lado sempre pessoas com palavras de incentivo para me apoiar, como meu marido, toda minha família e as professoras Mirela, Cássia e Renata. E, acima de tudo, minha fé em Deus foi essencial para sempre seguir em frente e continuar tentando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tamirys: A principal sugestão que posso fazer a todos que decidem iniciar uma vida de estudos para concurso é “Não Desista”, a persistência foi fundamental para minha aprovação. No começo parece algo um pouco inatingível, mas com dedicação, empenho e esforço é possível para todos. Quando você se propõe a fazer algo que ama e se dedica a isso, mais cedo ou mais tarde você alcança o sucesso, porém é preciso persistir.