Aprovada em 1° lugar no concurso EPE no cargo de Analista de Gestão Corporativa de Recursos Humanos
Concursos Públicos
“Dê tudo de si, mas saiba que é uma maratona e não uma corrida. Escolha, portanto, um bom curso para ser seu aliado e encurtar o caminho rumo à vitória.”
Confira a nossa entrevista com Flavia dos Santos, aprovada em 1° lugar no concurso EPE no cargo de Analista de Gestão Corporativa de Recursos Humanos:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Flavia dos Santos: Tenho 26 anos, sou carioca e formada em Administração Pública (UNIRIO) e em Direito (UFRJ).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Flavia: A conquista de uma carreira concreta que pudesse atender os meus planos profissionais e pessoais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Flavia: Comecei a trabalhar em janeiro de 2022 na Universidade Federal Fluminense (UFF) como administradora. O regime híbrido foi um facilitador na organização dos meus estudos. Além disso, eu priorizei matérias que eu não tinha uma certa bagagem em relação à preparação para concursos, como Direito do Trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Flavia: Fui aprovada em 1º lugar para o cargo de administrador na Universidade Federal Fluminense (UFF), o qual exerço atualmente.
Fui aprovada em 1º lugar para o cargo de Analista de Gestão Corporativa de Recursos Humanos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Fiquei em 4º lugar e cheguei a ser convocada para o cargo de Analista Especializado em administração de empresas na DPE-RJ.
Fui aprovada em 7º lugar para o cargo de administrador nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Sim, pretendo continuar estudando para outros concursos, sobretudo, na área administrativa.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Flavia: Eu me isolei bastante durante a preparação para concursos, principalmente durante a pandemia. Sempre mantive a atividade física em dia e saía aos fins de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Flavia: Minha família me apoiou muito nesse processo. Nos momentos de frustração, eram eles que me faziam seguir adiante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Flavia: Estudei por cerca de 2 meses especificamente para a EPE. Resolvi priorizar as matérias que se diferenciavam da linha de Administração.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Flavia: Eu utilizei o pacote do Estratégia voltado para a EPE. A maioria das matérias eu ficava com a leitura dos PDFs e resolução de questões. Somente em Direito do Trabalho que eu assisti às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Flavia: Conheci o Estratégia Concursos a partir dos aulões disponibilizados no YouTube. Gostei da qualidade e resolvi investir.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Flavia: Senti que meu estudo passou a ter método, ficou mais organizado, já que os próprios PDFs são subdivididos em teoria, questões, resumo etc.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Flavia: Para a prova da EPE, eu dei enfoque em Direito do Trabalho, em bater os tópicos do edital. Como complemento, a fim de deixar as matérias administrativas “frescas” na memória, eu lia os resumos ao final dos PDFs na ordem em que apareciam no curso. Estudava duas matérias por dia, em torno de 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Flavia: Para melhor gestão do tempo e maior eficiência, eu utilizava os resumos do próprio curso e fazia marcações digitais nos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Flavia: Só sei que foram inúmeras questões resolvidas.. A resolução de questões é essencial para fixação do conteúdo, ganho de maturidade, é um verdadeiro termômetro que mede o grau de aprendizagem.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Flavia: Eu tive mais dificuldade em Direito do Trabalho, pela gama de conteúdo e alterações recentes. Foi a matéria que mais dei enfoque, mediante leitura dos PDFs, resolução de questões e videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Flavia: Revisei tudo o que podia até o último minuto através das minhas marcações nos PDFs e resumos disponibilizados pelo curso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Flavia: Eu aconselho adquirir a maior quantidade de conteúdo possível nos conhecimentos específicos do cargo almejado para dar maior segurança nas respostas. Além disso, recomendo responder de forma objetiva as perguntas propostas. Isso me ajudou a ter a maior nota discursiva de todas as especialidades no concurso da EPE.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Flavia: Acho que meus principais erros na preparação para concursos foram querer abraçar vários concursos ao mesmo tempo e a falta de metodologia. A partir do momento que decidi dar ênfase às provas para Administrador/Analista, os estudos renderam mais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Flavia: Apesar das inúmeras frustrações, jamais pensei em desistir. Para mim, passar em concurso público seria a forma de eu finalmente alcançar uma carreira. Não tive oportunidades na iniciativa privada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Flavia: O meu principal conselho é que você não tenha pressa de passar num concurso. Tenha foco e busque concursos com matérias afins, não faça todas as provas que porventura apareçam. É um processo que nos pede evolução e paciência. Dê tudo de si, mas saiba que é uma maratona e não uma corrida. Escolha, portanto, um bom curso para ser seu aliado e encurtar o caminho rumo à vitória.