Aprovado em 1° lugar para Operador de Processos de Água e Esgoto no concurso EMBASA
Concursos Públicos
“Bom, o principal conselho pra quem estuda pra concursos é o foco e principalmente a perseverança, porque mesmo que você não consiga a aprovação logo, servirá de aprendizado e experiência pra o próximo, quando vocês menos perceberem, estarão num nível cada vez mais alto. Concurso a gente faz até passar!”
Confira nossa entrevista com Uilton Robson Souza Andrade, aprovado em 1° lugar no concurso EMBASA para Operador de Processos de Água e Esgoto em Rio Real:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Uilton Robson Souza Andrade: Eu estou cursando licenciatura em Educação Física, tenho 37 anos e sou de Tobias Barreto – SE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Uilton: Primeiramente foi o fato de trabalhar muito tempo em trabalhos privados que ocupava muito meu tempo e não tinha retorno financeiro satisfatório, mas não posso deixar de mencionar os conselhos do meu primo Saulo que me incentivou bastante para estudar pra concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Uilton: Sim, atualmente, sou servidor concursado da prefeitura da minha cidade, trabalhava um turno direto por dia, tinha a tarde livre. Mas antes de ser servidor, trabalhava o dia todo e estudava à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Uilton: Já fui aprovado em vários, mas irei mencionar só os que me convocaram, o primeiro deles foi a Policia Militar de Sergipe, não lembro bem a colocação, foi em 2012 se não me engano, não fiquei dentro das vagas imediatas, mas como chamaram além das vagas, fui convocado, não tomei posse por motivos particulares, fui aprovado pra recenseador do IBGE na primeira colocação, fui aprovado pra porteiro em sétimo no concurso da Prefeitura de Areia Branca/SE e fui aprovado no concurso da Prefeitura de Tobias Barreto/SE em primeiro pra merendeiro, e agora por último fui aprovado pra o cargo de Operador de processos de água e esgoto e o cargo de Agente Operacional no concurso da Embasa. Sim, pretendo continuar estudando, porém, não com a mesma pressão de antes, irei fazer concursos mais específicos, não aleatoriamente como antes.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Uilton: Era um pouco regrada, mas tinha vida social alguns finais de semana. Quando saía, sempre procurava cumprir as horas de estudo por dia, se eu fosse sair, tentava estudar antes para não comprometer as horas de estudo daquele dia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Uilton: Sim, minha esposa me apoiou bastante, foi uma guerreira, principalmente neste concurso da embasa, porque nossa filhinha tinha acabado de nascer e ela conseguia deixar eu com um tempo livre para estudar, mesmo precisando da minha ajuda, fez de tudo pra não interferir nas minhas horas de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Uilton: Focando mesmo neste último concurso, foram 3 meses estudando. A principal motivação pra manter a disciplina foi minha filhinha que tinha acabado de nascer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Uilton: Principalmente videoaulas e também fazia muitas questões, a principal vantagem era ter o acesso a qualquer hora e a desvantagem era não ter muitas questões sobre o específico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Uilton: Através do meu Primo, Saulo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Uilton: Sim, o que mais gosto do Estratégia Concursos são os PDFs, muito bons, muitas questões comentadas, isso ajuda demais o estudante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Uilton: Como eu já tinha uma base em português e raciocino lógico, disciplinas comuns em quase todos os concursos, foquei mais no específico que era um assunto, até então, totalmente desconhecido por mim. Na semana, estudava especifico uns 3 dias e o restante dos dias estudava as outras matérias. Estudava no mínimo 3 horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Uilton: Muitos simulados, depois focava no que errava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Uilton: Para mim é o mais importante, sinceramente, não lembro a quantidade de questões, foram bastantes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Uilton: No geral, português, estudei muito, fiz muitos exercícios, hoje posso dizer que estou no nível melhor. Mas no concurso da Embasa, a minha maior dificuldade foi o específico, pois era tudo novo pra mim, nunca tinha estudado aquele assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Uilton: Foram revisões diariamente até a sexta, no sábado tive que viajar, pois a cidade da prova era 220km de distância da minha cidade, procurei relaxar, mas como estava muito ansioso por ter me preparado bastante, não consegui dormir nenhum sono, fui fazer a prova sem dormir nada e muito preocupado, apesar de achar que se não fosse a noite perdida, tivesse tirado uma nota melhor, graças a Deus e aos meus estudos deu tudo certo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Uilton: Meu principal acerto foi o foco, sempre focado, meu principal erro foi ter começado a estudar pra concursos muito tarde.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Uilton: Não, jamais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Uilton: Bom, o principal conselho pra quem estuda pra concursos é o foco e principalmente a perseverança, porque mesmo que você não consiga a aprovação logo, servirá de aprendizado e experiencia pra o próximo, quando vocês menos perceberem, estarão num nível cada vez mais alto.
Concurso a gente faz até passar!