Aprovado em 1° lugar no concurso EMBASA para o cargo de Analista de Produção e Controle de Qualidade de Água e Efluentes/Química ou Engenharia Química - Barreiras
Concursos Públicos
“Primeiro, o que facilita atingir algum objetivo é saber exatamente o que quer. Tendo clareza do objetivo podemos colocar as nossas energias no propósito […]”
Confira nossa entrevista com Elon Ferreira De Freitas, aprovado em 1° lugar no concurso EMBASA para o cargo de Analista de Produção e Controle de Qualidade de Água e Efluentes/Química ou Engenharia Química – Barreiras:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Elon Ferreira De Freitas: Sou Elon, tenho 37 anos. Concluí em 2011 os cursos de bacharelado e licenciatura em Química. Em 2013 concluí o mestrado em Química e em 2017 concluí o doutorado em Química, todos os cursos realizados na UnB. Nasci em Anápolis, mas cresci em Orizona, as duas cidades de Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elon: Ao chegar em Brasília entrei em contato com as possibilidades de trabalho por concurso público, mas até um certo ponto eu priorizei o estudo acadêmico, fiz alguns concursos, porém sem entender o que estava fazendo e naturalmente não fui aprovado. Fiz mestrado e depois ingressei no doutorado.
Devido à dificuldade de me manter com a bolsa de estudos, fiz alguns concursos específicos para a minha área de formação. O que eu queria era passar para um concurso para o cargo de químico. Em relação ao concurso da Embasa, minha motivação foi a possibilidade de trabalhar como químico e a mudança de cidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Elon: Na preparação dos primeiros concursos eu não trabalhava, mas na preparação desse último concurso conciliei estudo e trabalho. Depois que comecei a trabalhar como professor, últimos 7 anos, fiz alguns concursos e sempre faltou um pouco para ser aprovado. Estudei por materiais descentralizados e sem muito método.
Para ser aprovado no concurso da Embasa eu tomei algumas decisões que funcionaram para mim, mas entendo que isso não é regra. O que fiz foi separar 4 horas em 3 dias da semana e 7 horas nos outros dias, esse foi o tempo máximo que eu poderia separar para os estudos.
Para conseguir cumprir o meu cronograma de estudos eu precisei fazer acordos em família, reduzi por tempo determinado algumas visitas a familiares e tive que ter disciplina para cumprir os horários. Acordava as 5 horas e estudava um pouco (ao menos 1 hora) antes de ir para o trabalho em todos os dias. Ao chegar do trabalho cumpria mais horas de estudo. Esse período intenso aconteceu após o edital ser publicado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Elon: Fui aprovado nos concursos abaixo:
FUB em 2014 para técnico em química, 3º lugar.
SEDF 2013 para professor de química, 12º lugar (meu trabalho atual).
SEC-BA 2022 para professor de química, 1º lugar.
Embasa 2022 para químico, 1º lugar.
O concurso da Embasa é um cargo que eu esperava alcançar, não sei se vou continuar estudando especificamente para concurso, mas a vida de estudos não acaba.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Elon: No período pré-edital eu mantive horários de estudos mais flexíveis. Estava estudando matérias de química e conhecimentos básicos em uma rotina de 3 horas diárias e tendo liberdade nos finais de semana. Após a publicação do edital decidi restringir momentos sociais. Reservei apenas um turno aos domingos para fazer um descanso ou alguma atividade com amigos ou família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Elon: Sim, tive apoio da esposa e de outros familiares. Esse suporte familiar foi fundamental para mim. O respeito à rotina é uma decisão familiar e fazer os horários da casa é um trabalho em equipe.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Elon: Eu já estudava para outros concursos, mas especificamente para o concurso da Embasa foram 4 meses. Um mês mais tranquilo e 3 meses intensos. Para manter a rotina de estudos é necessário planejar e durante o estudo diário é fundamental fazer pausas. Eu utilizei o método pomodoro, que de forma resumida prevê estudos intercalados de 25 minutos e intervalos de 5 minutos de descanso. Quando necessário eu fazia dois períodos seguidos.
O período de descanso é fundamental e não pode ser com celular. Usava para descansar a mente, os olhos, fazer alongamentos e caminhar um pouco pela casa. A cada quatro ou cinco períodos de estudo eu fazia um período mais longo de descanso de 15 minutos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Elon: O principal material de estudo que utilizei foi do Estratégia. Para matérias novas utilizei videoaulas e acompanhava com o material em pdf. Também utilizei exercícios no final do pdf. Em assuntos pontuais e em algumas dúvidas específicas eu utilizei livros, mas de forma geral o principal material foram as aulas em pdf e videoaulas. Para gerenciar o cronograma de estudos eu utilizei a plataforma do professor Diego Souza.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elon: Colega que já estudava para concursos me apresentou os materiais do Estratégia. A aula 0 de alguns cursos ficava disponível e eu pude perceber a quantidade de conteúdo disponibilizada e a qualidade do material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Elon: Estudei com alguns materiais para concursos específicos. Uma grande vantagem da assinatura que fiz foi ter disponível os materiais para vários concursos. Além disso, a qualidade das aulas e dos materiais em pdf. Outros cursos que assinei tinham pdf apenas das apresentações das aulas e não possuíam a aula por escrito.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Elon: Fiz outros concursos enquanto estava usando outros materiais, mas não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Elon: Uma boa ferramenta do Estratégia é fazer aulas relativamente curtas e com a aula em pdf com muitos exercícios separados por assunto estudado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Elon: O plano de estudos foi feito com a plataforma do professor Diego Souza. Fiz um cronograma para cumprir todo o edital em 3 meses. Nos dias que tinha mais horas de estudos cheguei a estudar até 5 matérias, mas sempre estudava mais de uma matéria por dia. Acredito que conseguia de 2h30min até 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Elon: Enquanto assistia as aulas eu fiz algumas anotações e marcações no pdf. Eu fiz revisões de revisitar o material marcado, sem perder muito tempo e gastei mais tempo na resolução de exercícios. Sempre que tinha alguma questão com mais dificuldade eu retornava à aula para sanar a dúvida.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Elon: A resolução de exercícios foi fundamental para a minha aprovação. Resolvi todos os exercícios das aulas em pdf de conhecimentos específicos. Das outras matérias eu não consegui resolver todas. Além das questões das aulas em pdf, resolvi mais de 1000 questões de concursos anteriores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Elon: A disciplina que mais precisei estudar foi raciocínio lógico. A questão nem era a dificuldade, mas eu nunca tinha estudado a matéria. Para compreender bem a matéria eu assisti às aulas introdutórias, sem saltar aulas, e realizei os exercícios de cada aula. Algumas aulas eu tive que revisitar para tirar algumas dúvidas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Elon: A semana que antecedeu a prova continuou sendo de muito estudo. Fiz mais revisões e resolução de exercícios. No dia que antecedeu a prova resolvi simulados de raciocínio lógico e fiz breves revisões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elon: Para me preparar para a redação eu usei as dicas do curso de redação (sem correção) do Estratégia. A prova discursiva do concurso foi sobre um assunto técnico. Procurei temas relacionados a tratamento de água e esgoto e fiz alguns simulados de prova escrita. O fazer alguns textos com antecedência facilita na organização das ideias na hora da prova.
Mesmo que o assunto não seja exatamente o que foi treinado existe uma linha de raciocínio a ser seguida. Portanto, se o concurso tem prova escrita, assim como a prova objetiva, a prova dissertativa também deve ser treinada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Elon: Um erro que aconteceu em alguns concursos foi desistir no meio da preparação. Mesmo não fazendo uma boa preparação, no momento da prova ficou aquela sensação de que seria possível com um pouco mais de preparo. Outros erros foram: não seguir um cronograma e estudar por diversos materiais.
Os acertos foram: o gerenciamento de tempo, ter uma fonte de materiais confiável (Material do Estratégia), fazer revisões periódicas e realização de muitos exercícios.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Elon: Para este último concurso eu sabia que seria muito difícil, pois no edital estava previsto apenas uma vaga para a cidade que eu desejava. Dessa forma eu sabia que precisava de uma boa colocação. Ficar próximo à família foi uma grande fonte de motivação, era o concurso que queria e para a cidade que queria.
Ao longo dos estudos o desejo de ser aprovado e trabalhar na área de saneamento aumentou, pois a área é fascinante. Tive experiências de desistir no meio da preparação de outros concursos e me arrependi. Nesse concurso me mantive constante na preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elon: Primeiro, o que facilita atingir algum objetivo é saber exatamente o que quer. Tendo clareza do objetivo podemos colocar as nossas energias no propósito. Ter em mente o benefício de atingir o objetivo ao qual quer chegar para, assim, conseguir abrir mão, momentaneamente, de algum evento presente e manter o foco nos estudos.
Segundo, será necessário estudar com materiais de confiança. O material do Estratégia é ideal, pois tem exatamente o que é necessário para a aprovação. Terceiro, faça o gerenciamento do tempo, se organize para estudar sempre que possível. E por último, não desista!