Aprovada em 2° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo
Concursos Públicos“ Concurso não é sorte, se você se inscreveu, está investindo em você, dedique o seu tempo para ler, praticar, ouvir aulas. Abdique mais do lazer e estude. Lembre- se que passa rápido, são meses de preparação que podem definir uma vida inteira de sucesso”
Confira nossa entrevista com Lys Fernanda Ferreira Santana, aprovada em 2° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo (Candeias):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lys Fernanda Ferreira Santana: Sou administradora de empresas, tenho 34 anos e nasci em Salvador – Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lys: Desde os meus 21 anos eu já havia tomado essa decisão, mas talvez pela imaturidade e outras escolhas me distanciei um pouco. Cheguei a passar nos Correios, na Funase, no SAAE, mas não fiquei por muito tempo. Na pandemia foi quando veio mais forte essa necessidade. Adquiri problema de ansiedade fortíssimo, por vários motivos, e em um determinado dia, já cansada de tudo aquilo, me veio uma luz que eu precisava passar novamente em um concurso, mas agora passar para conseguir me estabilizar. E foi em 2020 que comecei a estudar como uma leoa. Bati na trave no BB, no IFBA e por fim consegui aprovar na Embasa, em 2° lugar e estou muito feliz, pois é uma empresa que nos garante bons benefícios.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lys: Sim, eu estagiava na Anvisa com CH de 06h, e eu conseguia estudar lá nas horas vagas por matérias no YouTube, áudio aulas que conseguia baixar e PDF’s gratuitos. Mas o tempo maior que conseguia era no percurso para casa, no transporte público, pois eu gastava em torno de 3h para ir e voltar a casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lys: Já fui aprovada nos Correios, na Funase e no SAAE.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lys: Eu não sou de socializar muito. E toda vez que surgia um convite eu até ficava tentada, mas a consciência pesava, que era um tempo que eu poderia estar estudando e muitas vezes negava o convite justamente para estudar. Saía muito pouco, era mais de casa para o estágio mesmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Lys: Sim, meus pais sempre entenderam e me apoiavam, apesar de haver uma cobrança significativa a cada prova, o que me incomodava muito e gerava mais ansiedade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lys: Eu não considero que estudei muito tempo, eu já tinha conhecimento de outros concursos voltados para área administrativa, e volta e meia assistia aulas gratuitas no YouTube do Estratégia. Apesar de não ter tido dinheiro para arcar com um curso com vocês, que era meu sonho, eu me aproveitava dos mega aulões que vocês faziam, dos aulões de véspera de disciplinas específicas e os específicos da Embasa. Eu estudei assim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lys: Imprimi muitos PDFs e ouvia áudios e aulas gratuitas no YouTube.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lys: Conheci o Estratégia no YouTube, e de início já gostei muito da metodologia. Compartilhei com amigos que tbm estudam pra concurso e tem uma amiga minha que hoje é do TRF1, que falou muito bem. Passei a focar nas aulas, além de relatos de ex- alunos aprovados, do Passo Estratégico e etc.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lys: Sim, assisti videoaulas de outros cursos, mas não gostava muito da didática. Sentia que faltava algo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lys: Sim, o momento que mais senti o peso do curso Estratégia foi quando estava me preparando para o BB. No aulão de véspera, que foi o sábado inteiro, me surpreendi com a excelência. Quando peguei a prova, acredito que só não passei por conta do meu nervosismo, porque material eu tinha, o aulão bateu certo em muitos assuntos e isso me estimulou mais ainda.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lys: Eu sempre tive dificuldade em montar um plano. Eu estudava 3 disciplinas por dia e respondia muitas, mas muitas questões mesmo. Cheguei a elaborar minhas próprias questões dos assuntos estudados e isso me ajudou bastante a fixar conteúdos que eu nem tinha domínio.
Durante a semana eu estudava pouco: no estágio quando dava, no percurso e quando chegava em casa variava muito, pois tinha dias que eu estava esgotada de cansaço e estudava no máximo umas 2h. No total, acredito que estudava umas 5h por dia, em média.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lys: Sempre gostei de estudar com resumos. A medida que ia vendo as aulas, respondia questões do que estudei no dia anterior, me ajudava bastante a fixar; Peguei algumas dicas do Estratégia sobre repetir com 1 semana depois o que havia estudado, para confirmar que não vamos esquecer. Criei esse hábito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lys: Nossa, não lembro quantas exatamente, mas sei que foram muitas. Eu arriscaria mais de 2mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lys: Eu tinha muita dificuldade em direito administrativo, licitações e específico, então eu dei um foco maior nessas disciplinas, todo dia eu estudava um pouco. Resolvi muitas questões e notei que elas se repetem muito de um concurso para outro, até que ficou mais fácil para mim.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lys: Na última semana eu foquei só em exercícios e aulões. Na véspera sempre gosto de passar o dia vendo o aulão de véspera e no meio tempo fazendo simulado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lys: Eu sempre tive muita dificuldade em redação e minha estratégia foi fazer 2 redações por semana, de assuntos diversos e recorrentes. O segredo é ler bastante sobre vários assuntos, aprender muito sobre o artigo 5° que fala de muita coisa que podemos usar como referência. E foi assim que consegui obter a pontuação necessária para aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lys: As vezes eu procrastinava uma disciplina por não gostar.
O maior acerto foi tentar mudar minha estratégia de estudo, eu fazia isso sem foco, estudava de qualquer jeito, quando comecei a entender a necessidade de estudar certo, foi que percebi minha evolução a cada prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lys: Sim, ser reprovado cansa. A minha maior motivação foi no concurso do Banco do Brasil e no da Ebserh, que eu bati na trave por 2 pontos. Notei que eu era capaz sim e não podia desistir, tinha que continuar que a minha hora ia chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lys: Não desistam, todos somos capazes de atingir a aprovação. Concurso não é sorte, se você se inscreveu, está investindo em você, dedique o seu tempo para ler, praticar, ouvir aulas. Abdique mais do lazer e estude. Lembre- se que passa rápido, são meses de preparação que podem definir uma vida inteira de sucesso. Foco!