Aprovado em 2° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo
Concursos Públicos
“Desistir jamais. É como sempre ouvi de alguns professores: é uma fila. Uma hora a aprovação chega a você.”
Confira nossa entrevista com Kelly Da Silva Lima – Aprovada em 2° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo em Feira de Santana:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sou de Feira de Santana-BA, tenho 30 anos, formei em Enfermagem, mas nunca atuei na área. Ao terminar o curso, eu só tinha um objetivo: ser servidora pública, mas não sabia ainda em qual área.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
A desvalorização da minha profissão, sobrecarga de trabalho, falta de qualidade de vida. Tudo isso, mais a vontade de ter estabilidade financeira, foi o que me fez seguir por esse caminho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
No início não. Assim que formei no final de 2018 eu “só” estudava. Veio a pandemia 2020/21 e só em 2022 passei a conciliar estudo com o trabalho no IBGE, que foi a minha porta de entrada no serviço público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Primeiro em processos seletivos do IBGE (para Agente Censitária Operacional, Agente Censitária Supervisora e Agente Censitária em Administração e Informática, 7°, 8° e 1° lugar).
Depois na PC-BA (64°) e agora na Embasa (2°).
Sim, pretendo continuar. Um degrauzinho de cada vez, quero continuar subindo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Inicialmente bem restrita. Eu sabia que precisava me isolar um pouco pra conseguir focar no meu objetivo. Há quem consiga conciliar, isso não é uma regra. Eu não. Mas depois de um tempo fui relaxando e aí consegui alcançar o equilíbrio. Depois da base formada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
No início foi difícil pra todos entenderem que eu estava em casa, mas ocupada. Parecia que eu “não fazia nada”, então poderia fazer tudo o que precisassem. Exceto para a minha irmã, que sempre entendeu porque já tinha passado por isso. Me respeitava. Respeitava o meu espaço.
Mas depois de um tempo, quando passei a me impor e a dizer “não”, aí sim, todos perceberam que o que eu fazia era tão importante como qualquer compromisso de trabalho, faculdade, enfim… E agora, com os resultados, todos reconhecem e são muito orgulhosos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Na verdade, para o último concurso, eu só dei uma revisada nos últimos dias. Mas isso porque eu construí uma base boa há 4 anos, estudando para as disciplinas básicas e de administração. Eu sou extremamente contra quando vendem a ideia de: -ah, só estudei 1 mês e passei. Isso não existe. É frustrante para quem está nesse processo e ainda não conseguiu. Conhecimento para concurso leva um tempo para ser consolidado. Tanto o conhecimento teórico, quanto prático (de saber resolver prova). Claro, que varia entre as pessoas, mas pra ninguém, em tão pouco tempo, começando do zero.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Principalmente PDFs. Videoaulas só para assuntos que eu tinha dificuldade para entender.
PDFs são mais práticos e a gente precisa se acostumar com a leitura. Vídeos, mesmo acelerados, requerem mais tempo. A vantagem é a explicação mais fluida, quando o professor fala. Por isso eu recorria a eles apenas no que eu não entendia lendo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Através de pesquisas na internet, resenhas no YouTube, comentários dos usuários…
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sim. O direcionamento dos professores, a qualidade dos PDFs…
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fui mudando de planos durante o tempo. Primeiro comecei a estudar 2 matérias por dia, 2, 3h cada uma. Com o tempo, assistindo várias dicas sobre isso, fui fracionando, fazendo ciclos, até dar certo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Se eu não escrever, tenho a sensação de que não aprendi nada. Então de cada PDF que eu lia, fazia resumos, post-its, questões. E aí quando chegava próximo a uma prova, revisava por esses materiais que produzi e por questões da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
É a parte “prática” dos estudos. Não dá pra se embasar para uma prova, sem resolver questões, principalmente daquela banca específica, pra direcionar o que mais é preciso saber.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Informática. Até hoje é difícil pra mim. Questões, questões, questões. É o que dá uma clareada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Esse concurso não foi parâmetro. Mas no geral, faço questões e volto na parte do material que aborda o que errei, pra tentar aprender com a correção.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Principalmente ler e assistir sobre assuntos atuais. Particularmente, não tenho muita dificuldade com a estrutura do texto, mas sim com o conteúdo. Então pra mim, se eu souber sobre o tema, consigo discorrer tranquilamente. Mas se eu não souber, fico perdida, porque não sei improvisar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Perdi muito tempo no início, querendo aprender 100% de tudo. Se eu tivesse como voltar atrás, resolveria mais questões, pra direcionar mais o que estudar.
Acertos: disciplina, continuidade, não desistir, apesar da demora nas aprovações. Eu sabia que uma hora ia chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Eu aconselho a se imaginar em algum cargo público, pra definir pelo menos a área. Depois de escolhida, comece a estudar pelas disciplinas básicas e não pense muito em tudo o que tem pra aprender. Pense só na meta diária e dia após dia verá que a evolução vem com a continuidade. Desistir jamais. É como sempre ouvi de alguns professores: é uma fila. Uma hora a aprovação chega a você.