Aprovada em 3° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo
Concursos Públicos“Acredite no seu sonho, é sim possível. E se você é mãe, dona de casa e ainda trabalha, não desanime, faça o que é possível e não se culpe, somente persevere. As condições adversas sempre existirão para todos, para nós mães, mais um pouco […]”
Confira nossa entrevista com Érica Marneide Guimaraes Dias, aprovada em 3° lugar no concurso EMBASA para Agente Administrativo (Lauro de Freitas):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Érica Marneide Guimaraes Dias: Meu nome é Érica, tenho 43 anos, sou natural de Salvador – BA, mas atualmente resido em Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, e sou graduada em Administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Érica: Eu trabalhei 8 anos na Petrobras (terceirizada), lá eu tive contato com a história de colegas concursados, tive muito incentivo por parte da minha Gerência. Vi que era algo que iria me proporcionar uma qualidade de vida melhor e eu comecei a amadurecer a ideia, buscando o que havia na época, cursos presenciais e telepresenciais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Érica: Eu sempre trabalhei e estudei. Depois que tive minha filha, em 2011, eu só conseguia estudar no Pós-Edital. Fui aprovada em muitos concursos, mas nunca dentro do número de vagas.
Em 2018 e 2019 eu comecei a só estudar com mais seriedade e com método. Veio a pandemia, os concursos pararam e eu encontrei uma oportunidade de trabalhar de Home Office, então eu conciliava as atividades da casa, com as demandas da escola de minha filha, o trabalho e os estudos. Qualquer tempo livre estava escutando Estratégia Cast, fazendo questões pelo aplicativo e aproveitava também a parte da manhã, quando minha filha estava na escola, para focar um pouco mais em matérias que exigiam um pouco mais de concentração.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Érica: Eu prestei concurso para UFBA, IFBA, CRA, Petrobras, MPU, sempre em cargos ligados à área Administrativa, mas já não me recordo as colocações. Eu pretendo continuar estudando, pois acredito nesta grande oportunidade que o mundo dos concursos nos oferece de poder alcançar cargos melhores, com bons salários e benefícios. O trabalho na iniciativa privada está cada vez mais difícil e desvalorizado, poucas empresas reconhecem o valor de um bom profissional.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Érica: Este projeto não era só meu… sempre foi e será um projeto da minha família. Desta forma, eu estava sempre esclarecendo a necessidade que eu precisava focar, porque as bancas estão cada vez exigindo mais dos candidatos, então precisamos ser estratégicos mesmo. Não é muito fácil as pessoas aceitarem que você está distante de “aniversários”, “almoços”, mas temos que ter sempre em nossa mente o propósito para qual estamos abdicando de tudo isso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Érica: Minha família sempre me apoiou, meu esposo sempre parceiro me ajudando em tudo, sem ele seria muito mais difícil para mim e esta, com certeza, é uma vitória dele também. Minha filha, na maioria das vezes, entendia quando eu falava: “a mãe precisa estudar”. Meus pais, minhas irmãs e algumas amigas também sempre entenderam que era o desejo do meu coração e por isso sempre me incentivando com palavras de motivação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Erica: Eu estudei apenas no Pós-Edital, porque eu já tinha o ciclo básico das disciplinas fechado. Eu foquei em questões e peguei a Legislação Específica, e a parte de Administração já estava com percentual alto de desempenho.
Mãe, dona de casa, esposa, funcionária é difícil manter a disciplina, porque cada dia é uma situação diferente, que foge de qualquer planejamento. No início era complicado assimilar isso, porque sou bastante perfeccionista, mas quando eu compreendi que ANTES FEITO QUE PERFEITO e que no tempo certo a vitória era certa, eu mantive meu equilíbrio emocional para fazer o que era necessário e seguir dia após dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Érica: Usei todos os recursos disponibilizados pelo Estratégia e eu adequava cada um de acordo o meu nível de conhecimento da matéria e meu momento diário. Se estava muito cansada, ia para videoaula. Pela manhã, bem disposta e com necessidade de avançar mais rápido, ia para as aulas em PDF. Com a teoria bem consolidada, já ia para as questões e o Estratégia Cast me ajuda a revisar e fixar os pontos principais de cada disciplina.
Para este concurso da Embasa não teve Trilha Estratégica, mas elas ajudam muito no planejamento e direcionamento quando o tempo é curto para se organizar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Érica: Em grupos de Concurseiros no Facebook. Vi muitos comentários positivos e inicialmente comprei cursos específicos, depois pacotes e por fim fiz a assinatura Premium.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Érica: Já usei sim e acho que a maior vantagem do Estratégia é reunir tudo em uma única plataforma, materiais completos e que nivelam o concurseiro por cima, ou seja, os concursos estão cada vez mais difíceis e o curso tem a preocupação de selecionar questões e trazer tudo o que há de mais atual para compor a parte teórica, isso nos dá uma segurança. Sem contar no currículo dos professores, que são os melhores neste cenário dos concursos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Érica: Fiz, mas não fui aprovado dentro das vagas previstas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Érica: Sim, o contato com profissionais e concurseiros de alto nível ajuda muito a desenvolver técnicas de estudos, melhorei meu planejamento, procurando sempre fazer mais com menos. Os mapas mentais, resumos e o PDF simplificado são excelentes ferramentas para acelerar no Pós edital, eu gosto muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Érica: Sim, eu estudava pelo menos 3 disciplinas ao dia e tentava sempre fechar uma meta de 5 ou 6 horas líquidas pela manhã.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Érica: Pós Edital não dá para fazer resumo não (rsrs…). Só ver os resumos prontos e questões. Essa era a forma que eu executava meu planejamento.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Érica: Para mim foi extremamente importante a resolução de questões para conhecer o estilo de cobrança da banca. Ajuda muito a ganhar velocidade também, porque sabemos que no dia da prova o tempo é bem restrito e no caso da prova da Embasa ainda teve a Redação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Érica: Para este concurso, acredito que a parte de Legislação Específica foi minha maior dificuldade, porque era lago novo para mim, mas foquei na leitura de lei seca porque eu sabia que a banca geralmente cobra a literalidade da lei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Érica: Acordava mais cedo, dormia mais tarde, tentava fazer o máximo que meu corpo aguentasse. Eu busquei fazer minha parte e dar o melhor de mim.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Érica: A minha prova teve Redação e eu não me preparei ao longo do Pós Edital. Na semana que antecedeu a prova eu comecei a ver as dicas do professor Raphael Reis e na hora da prova eu consegui lembrar das dicas e desenvolvi a Redação. Eu já tinha uma boa base na escrita e isso ajudou muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Érica: Sobre erros neste concurso, eu acho que eu deveria ter separado um tempo no planejamento para a discursiva. Eu alcancei uma nota excelente, mas corri um risco muito grande.
Acertos: a escolha do material, que me poupou tempo e me colocou em uma condição de competição frente aos concorrentes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Érica: Nunca. Cansaço, desânimo, sim eu tive, mas eu buscava me recompor e ia para a batalha novamente. Eu respeito todos os colegas e as escolhas religiosas de cada um, mas tudo o que eu construí até aqui se sustentou na fé. A fé em um Deus que falava em meu coração que a vitória chegaria.
Minha maior motivação é minha família, é meu alicerce, poder ajudar meu esposo, proporcionar uma educação de qualidade para minha filha e poder fazer a diferença na Instituição, fazer o meu trabalho com amor e dignidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Érica: Acredite no seu sonho, é sim possível. E se você é mãe, dona de casa e ainda trabalha, não desanime, faça o que é possível e não se culpe, somente persevere. As condições adversas sempre existirão para todos, para nós mães, mais um pouco. Então não podemos esperar a condição ideal para realizar os nossos sonhos. Exercite a paciência para ir trilhando sua caminhada e no tempo certo os resultados chegarão.
Cada pessoa tem uma trajetória de vida, não se compare com os outros. Busque conhecer os seus pontos fortes e fracos para adaptá-los às suas escolhas e ao seu objetivo, assim você vai potencializar os estudos e executar o que realmente funciona para você. Porque imensa é a alegria ao ver o nosso nome no Diário Oficial! (Deus é bom!)