Aprovado em 1° no concurso ELETROBRAS para Engenheiro Mecânico A - Angra dos Reis (PPP)
Concursos Públicos
“O processo de aprovação em concurso muitas vezes se assemelha a uma fila indiana, na qual a força motriz para avançar nela é o estudo contínuo e estratégico. Então, traçar seus objetivos, construir um planejamento estratégico, ter disciplina e constância nos estudos são os segredos fundamentais para se manter avançando nessa fila rumo à aprovação.”
Confira a nossa entrevista com Leomi de Souza Silva, aprovado em 1° no concurso ELETROBRAS para o cargo Engenheiro Mecânico A – Angra dos Reis (PPP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leomi de Souza Silva: Tenho 33 anos, sou natural da cidade de Campo Formoso – BA. Atualmente sou professor de Física concursado na secretaria estadual de educação de Pernambuco. Sou formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também tenho mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leomi: A estabilidade e os salários, geralmente mais altos que a média, sempre me atraíram. Então minha intenção era estudar para concurso após formado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leomi: Sim. Eu buscava estudar a noite, fim de semanas e feriados. Eu já sabia que estudar para concurso seria um projeto de médio a longo prazo, então eu buscava ter constância nos estudos, mesmo em dias que não dava para estudar muito. Evitava ficar um dia sem estudar, para não sair do ritmo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Leomi: Censo 2007: Recenseador, 4ª colocação.
Censo 2010: Agente Censitário Municipal, 2ª colocação.
Prefeitura municipal de Antônio Gonçalves 2011: Digitador, 2ª colocação.
Correios 2011: Atendente comercial, 25ª colocação.
SEEPE 2015: Professor de Física, 15ª Colocação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leomi: Minha vida social era bem limitada, principalmente quando estava com edital aberto. Quando eu precisava sair, normalmente eu definia uma meta de estudos a ser alcançada.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leomi: Não sou casado e não tenho filhos, acredito que isso pode ter me ajudado a ter mais foco. Sempre tive apoio da minha família e amigos, eles sempre entenderam.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leomi: Eu não posso dizer que só os estudos direcionados ao concurso atual foi suficiente para minha aprovação, eu já vinha estudando há um pouco mais de um ano e nesse período também vinha fazendo outros concursos. Então a minha aprovação na Eletrobras Eletronuclear veio sendo construída ao longo desse período.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leomi: Não usava muito videoaula, a não ser as de reta final. As videoaulas demandavam muito tempo. Então usava mais os PDFs para teoria, pois eram mais práticos e objetivos além de ter muitas questões resolvidas. Quando precisava aprofundar o assunto usava livros da faculdade ou pesquisava na internet.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leomi: Conheci pela internet, rede sociais e amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leomi: Sim! Demais. O material do Estratégia me direcionava aos assuntos mais importantes e mais cobrados. O que mais me ajudou na preparação foram o Estratégia questões, PDFs e simulados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leomi: Eu buscava estudar a parte específica todos os dias. As matérias básicas eu ficava alternando. Então geralmente eu estudava duas matérias específica e uma ou duas básicas (dependendo do dia). Estudava em média de 3 a 4 horas líquidas. Em dias de folgas ou férias chegava a estudar 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leomi: Minhas revisões eram por questões e flash cards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leomi: Fazer questões foi fundamental. A parte mais importante dos estudos. Era fazendo questões que me sentia preparado e adquiria domínio do conteúdo estudado. Fiz mais de mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leomi: Inglês. Segui a dica do professor Witte: traduzir de 10 a 20 textos, anotar as palavras novas aprendidas e revisa-las constantemente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leomi: Minha rotina na semana que antecedeu a prova se resumiu em flash cards e resolução de questões como revisão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leomi: Meus principais erros foram não revisar os assuntos, isso muitas vezes me fazia perder tempo reestudando algo mais esquecido. A partir do momento que introduzi uma estratégia de revisão, principalmente em resolução de questões e flash cards, minha produção nos estudos e meu número de acerto melhoraram significativamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leomi: Não pensei em desistir. Sempre achei que quanto mais estudasse, mais bem colocado ficaria até chegar à aprovação. Então, para mim, com a constâncias nos estudos, a aprovação seria questão de tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leomi: O processo de aprovação em concurso muitas vezes se assemelha a uma fila indiana, na qual a força motriz para avançar nela é o estudo contínuo e estratégico. Então, traçar seus objetivos, construir um planejamento estratégico, ter disciplina e constância nos estudos são os segredos fundamentais para se manter avançando nessa fila rumo à aprovação.