Aprovado no concurso EBSERH
“SEMPRE estude com resolução de questão logo em seguida ao assunto, além de revisar tudo”
Confira nossa entrevista com Ediel Valério da Silva Filho, aprovado em 1° lugar no concurso EBSERH – Área Médica (HU – UNIVASF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ediel Valério Filho: Sou médico desde 2014. Fiz especialização em 2017-2020, em São Paulo, e tenho 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ediel: Possibilidade de trabalhar no mesmo hospital onde fiz minha faculdade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ediel: Eu trabalhava e estudava. Foi uma tarefa árdua, muito árdua, mas não tinha como só estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ediel: Já fiz 3 concursos públicos (todos p/ especialização médica) em 2016. Dois dos quais fiquei em primeiro lugar e um em terceiro lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Ediel: Satisfação plena e regozijo em Cristo Jesus.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ediel: Não participava de quase nada entre amigos e família. Dediquei-me integralmente aos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ediel: Sou solteiro e não namoro. Moro sozinho. Minha família sempre apoiou.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Ediel: Com certeza vale a pena.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Ediel: Estudei durante 2 meses ininterruptos, de segunda a segunda.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ediel: Comecei a estudar quando saiu o edital.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Ediel: Videoaulas e PDF. Os dois foram complementares.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ediel: Uma amiga minha me falou sobre o curso online.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Ediel: Eu cheguei a revisar umas 3 vezes o mesmo conteúdo. Num mesmo dia estudava várias matérias, nunca uma só. Sempre fiz resumos, focando em resolução de inúmeras questões. Em média, umas 8 horas diárias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ediel: Tinha dificuldade em legislação, já que sou da área da saúde, e foquei justamente nela.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Ediel: Estudei até 15 minutos antes de fechar os portões. E, acredite, caíram muitas questões que eu tinha acabado de rever.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Ediel: Meu principal erro é tentar resolver as questões muito rápido.
Melhor é ler e reler.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ediel: Quando começo uma coisa, nunca desisto.
O que mais foi difícil foi conciliar os estudos com o trabalho.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ediel: O sonho de passar em um concurso público federal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ediel: SEMPRE estude com resolução de questão logo em seguida ao assunto, além de revisar tudo.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes