Aprovado em 1° lugar no concurso UNIFAP – EBSERH para Analista Administrativo / Contabilidade e em 3° para Assistente Administrativo (PCD)
Concursos Públicos
“Resolução de exercícios é o mais importante em todo o treinamento, pois nessa hora se mede a evolução dos estudos. Concurso é fazer questões. Então prática leva a perfeição.”
Confira a nossa entrevista com Diogo de Castro Alcântara, aprovado em 1° lugar no concurso UNIFAP – EBSERH para Analista Administrativo/Contabilidade e em 3° para Assistente Administrativo (PCD):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diogo de Castro Alcântara: Tenho 35 anos e sou casado. Formado em Ciências Contábeis e nascido em Jacundá no estado do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diogo: Concurso público nunca fez parte da vida da nossa família e assistindo vídeos no Youtube conheci o canal da Estratégia. AÍ me apaixonou por concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Diogo: Hoje sou servidor do estado do Pará, estou lotado na SEFA – Secretária da Fazenda do Pará, entrada pelo PSS como contador, mas em 2020, com a pandemia, me voltei ao mundo dos concursos. Era contador autônomo e estudava a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Diogo: Fui aprovado na EBSERH – UNIFAP como Contador (PCD) em 1º lugar e no mesmo concurso fiquei em 3° lugar para Assistente Administrativo (PCD). Ainda continuo estudando para SEFA – AP.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Diogo: Durante a minha preparação, como uma regra geral entre os concurseiros, o isolamento social foi necessário. Só trabalho e estudo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Diogo: Sou casado há 10 anos com Verilandia Alcântara e tenho 2 filhos, Davi e Miguel. Minha esposa sempre manteve o total apoio. Meus irmãos e mãe sempre me apoiaram e sempre incentivaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Diogo: Eu foquei nos concursos da área contábil. Meu foco era em conseguir uma estabilidade para minha família, isso faz uma diferença enorme.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Diogo: Eu sempre tive mais desempenho e aproveitamento nas videosaulas, usava PDF mas nas resoluções de questões. Vantagens que os professores são excelentes e dominam o conteúdo, assim facilitava a compreensão dos assuntos. Desvantagens se dava na demora em ver o conteúdo, pois o vídeo geralmente demora mais tempos para aplicar todo o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diogo: Conheci o Estratégia Concursos procurando curso preparatório para o exame do CFC.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Diogo: Eu sempre faço essa afirmação que, abaixo do meu Senhor e salvador JESUS CRISTO, vem o Estratégia Concursos na minha preparação para o concursos. Eu nunca poderia ser aprovado sem vocês. Uma das ferramentas que fez total diferencial foi o Estratégia Cast e o Estratégia Questões. Eu estudava praticando exercício físico, antes de dormir ouvindo o Cast e o Estratégia Questões para medir minha evolução.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Diogo: Estudava 2 disciplinas por dia e em média 3 horas líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Diogo: Sempre revisava nos finais do final de semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Diogo: Resolução de exercícios é o mais importante em todo o treinamento, pois nessa hora se mede a evolução dos estudos. Concurso é fazer questões. Então prática leva a perfeição.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diogo: Português e Estatística sempre foram o meu ponto fraco.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diogo: Sempre mantive a minha rotina antes ou depois da prova, pois tenho metas ainda maiores para seguir. Sempre na pré-prova eu gosto de assistir a “Hora da verdade”.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Diogo: A preparação para peça técnica sempre foi assistindo as aulas e treinando muito, resolvendo prova dos outros concursos da área já aplicados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diogo: Meu maior erro foi não focar em somente em uma área. Fiquei muito ansioso para ser aprovado, então perdia o foco e atirava em vários lados (áreas).
Acerto sempre assistir as baterias de resoluções dos professores e sempre focar em fazer questões, e nunca desistir após uma prova em que meu desempenho não foi bom.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diogo: Sim, de tanta reprovação! O pós prova sempre causava uma tristeza, mas sempre gostava de ver as entrevistas do povo aprovado no canal, isso me motivava e aí no outro dia, lá vamos nós de novo. (kkkkk).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diogo: Aconselho a seguir somente em uma área e tentar o máximo não olhar para a outros concursos. E nunca desistir do sonho de aprovação.