Aprovada no concurso EBSERH
“Acreditem em vocês! A caminhada é árdua, muitas vezes pensamos que não vamos conseguir e que nossa hora nunca vai chegar, mas uma hora todo o esforço é recompensado e só não passa quem desiste. Com foco, fé, paciência e persistência tudo é possível”
Confira nossa entrevista com Rayane Fontenele, aprovada no concurso EBSERH em 8º lugar no cargo de Enfermeira:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rayane Fontenele: Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI em 2016, tenho 26 anos e sou da cidade de Parnaíba-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rayane: Iniciei minha trajetória para concursos em 2015 antes mesmo de sair da universidade, sempre tive exemplos na minha casa, minhas duas irmãs são concursadas. O primeiro concurso que fiz foi municipal e fiquei classificada em 10º lugar. Isso só foi me dando mais gás e servindo de impulso para me dedicar sempre mais em busca do meu objetivo, pois tinha ideia fixa de ser servidora pública. Essa era uma excelente opção para atingir uma estabilidade financeira e ter uma boa remuneração, principalmente em concursos federais.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rayane: Inicialmente conciliava os estudos com a faculdade, durante 3 anos trabalhei somente no turno da tarde. Depois passei a me dedicar integralmente aos estudos, pois sempre tive o apoio dos meus pais e das minhas irmãs.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rayane: Fiz muitos concursos, foram várias reprovações, algumas classificações e aprovações: Prefeitura municipal de Tutóia-Ma (10 º lugar); Seletivo da prefeitura municipal de Parnaíba-PI (5º lugar); Prefeitura municipal de Russas-Ce (32º lugar); Prefeitura municipal de Jijoca de Jericoacora-Ce (6º lugar); IF-PI (13º lugar ); O último foi o da EBSERH CHC-UFPR 1º fase (8º lugar)
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Rayane: Indescritível! Sensação de dever cumprido, de que todo o esforço está sendo recompensado e estamos no caminho certo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rayane: Eu abdiquei de muita coisa, principalmente das distrações aos fins de semana, mas procurei adotar uma postura equilibrada.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Rayane: Solteira, moro com meus pais e minha irmã. E sempre tive o apoio deles, inclusive financeiro. Sempre acreditaram em mim, sem o apoio deles, nada disso seria possível!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rayane: O foco é muito importante! Mas com toda certeza vale a pena, pois fazer provas e se testar é válido na preparação. A Ebserh sempre foi meu objetivo como enfermeira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Rayane: Em torno de 5 meses. Como na área da enfermagem as disciplinas sempre são quase as mesmas nos concursos, então no concurso da EBSERH já tinha uma “bagagem” de 5 anos de estudos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rayane: Sim, nunca esperava edital sair para estudar não. Constância é tudo na vida de um concurseiro! Mantinha a disciplina através de metas diárias do meu cronograma semanal, além do foco que era ser aprovada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rayane: Através de amigos e pelas redes sociais. Também comecei a assistir às aulas gratuitas no canal do Youtube, gostei muito e comecei a comprar os cursos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rayane: De tudo um pouco, testei todas as possibilidades, mas nos últimos anos estudava mais por PDF’s, videoaulas, meus resumos e respondia muitas questões. Porém, não há uma única forma de obter a aprovação, cada um tem que achar a forma que mais se identifica, que seja eficiente para si.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rayane: Fazia cronograma semanal, estudava 3 disciplinas por dia e no final do dia respondia questões dos assuntos vistos no dia e aos fins de semana fazia simulados mais resoluções de questões e lia os grifos dos meu resumos. Sempre gostei de fazer resumos, e hoje vejo que este método me ajudou bastante. Quando trabalhava e estudava fazia 35 horas líquidas e só estudando fazia 60 horas líquidas semanais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rayane: Raciocínio Lógico Matemático. Como tinha bastante dificuldade, comecei a me dedicar mais a ela, através do curso do Estratégia Concursos e respondi muitas questões da banca que ia realizar o certame. E aí as coisas começaram a dar certo, rs! No concurso da Ebserh eu fechei a prova.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rayane: Estudei dobrado, revisei os grifos na lei seca, foquei nos meus resumos e respondi muitos simulados. Na véspera li minhas fichas resumos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rayane: Sempre dei o meu melhor como em tudo o que faço, então sempre me dediquei muito aos concursos, não encontro erros ou algo que deveria ter feito melhor.
E os acertos, sem dúvidas foi começar a investir em bons materiais e cursos como por exemplo o Estratégia Concursos, que sem dúvidas me ajudou bastante. E resolver bastantes questões, foram mais de 15.000 respondidas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rayane: Desistir jamais, porém só sabe quem passa, o quão massacrante é essa maratona de concursos. Não é todo dia que acordamos motivados, muitas vezes pensamos que nunca irá dar certo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rayane: Sem dúvidas retribuir todo o esforço dos meus pais e das minhas irmãs.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rayane: Acreditem em vocês! A caminhada é árdua, muitas vezes pensamos que não vamos conseguir e que nossa hora nunca vai chegar, mas uma hora todo o esforço é recompensado e só não passa quem desiste. Com foco, fé, paciência e persistência tudo é possível.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]