Aprovado no concurso DPE-RJ
“Eu sinceramente nunca pensei em desistir, apesar de todas as dificuldades, que são reais, a vontade de vencer sempre fez parte dos meus pensamentos. Eu procuro pensar que os estudos não são um fardo, mas sim uma genuína oportunidade de mudar de vida. Respeite seu tempo e trate com seriedade seus estudos, com uma boa dose de disciplina e sem deixar de sonhar!”
Confira nossa entrevista com Leandro de Paiva Marins, aprovado em 1º lugar no concurso DPE-RJ como Técnico Superior Especializado em Administração de Empresas:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leandro de Paiva Marins: Sou formado em Administração. Tenho 34 anos. Sou natural do Rio de Janeiro, Capital.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Desde muito jovem fui motivado por minha família a prestar provas para bolsas de estudos em escolas particulares e também para colégios militares, uma vez que entre meus parentes tinham muitos militares que conseguiram sair de uma situação de pobreza através de um concurso público. Desde então tomei gosto pela coisa.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leandro: Passei para uma Escola militar (EEAR) em 2005, quando ainda apenas estudava para concursos. Fiquei um bom tempo trabalhando e longe do mundo dos certames. Então, em 2015, resolvi retomar os estudos para conseguir um cargo melhor, passando a ter a árdua missão de trabalhar e estudar. Para conseguir conciliar as duas atividades, tive que adotar algumas estratégias e mudanças na rotina como: acordar 1h mais cedo para estudar antes do trabalho, estudar no horário de almoço e aproveitar o máximo do período em casa fora do expediente semanal, nos finais de semana e feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Leandro: Atualmente sou Sargento da FAB (8º lugar para o COMAR VI) e, desde a retomada nos estudos, fui aprovado para o TRT RJ (técnico), TRT SP (Analista) e MPU (técnico) em colocações altas. Além desses, DPE-RJ (1°lugar – Administração) e MP-RJ (12° lugar – Analista Administrativo) aguardando nomeação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Leandro: A sensação sempre é maravilhosa, de dever cumprido e de saber que todo nosso esforço não é em vão, que por mais que demore, nossa hora chegará.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leandro: Acredito que o segredo para sermos bem sucedidos em todas as áreas de nossa vida é o EQUILÍBRIO. Eu tento sempre conciliar a vida social com os estudos, até por acreditar que isso contribui para um melhor desempenho. O importante é ter uma boa organização que tudo se encaixa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leandro: Sou casado e ainda não temos filhos. A minha esposa, tempos atrás, estudava para concursos também, sendo assim mais fácil contar com seu apoio e compreensão nesse momento da vida de concursos, afinal, ela passou pela mesma necessidade quando estudava. Hoje em dia, ela procura se doar um pouco mais nos afazeres de casa para que eu possa ter mais tempo livre e me concentrar nos estudos. Ela é peça fundamental em todas as atuais e futuras aprovações.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Leandro: Certa vez ouvi de um amigo uma frase interessante: “Estudante estuda… Concurseiro faz concurso!”, e para mim faz todo o sentido, pois a gente só sente realmente a tensão e a pressão, na hora da situação real de prova. Eu acho válido a pessoa tentar concursos em áreas afins, sem sair muito do foco, pois muitas oportunidades aparecem e devem ser aproveitadas, até para que na pior das hipóteses sirva como um bom treinamento para o dia do “concurso dos sonhos”. Eu hoje estudo para área de “controle” (Tribunais de Contas e Controladorias), sendo este meu objetivo maior, vamos dizer assim. Porém, como gosto de concursos, nunca se sabe quando será o destino final. Acho legal a pessoa sempre querer evoluir e buscar algo melhor.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Leandro: Estudei 1 ano e meio para a área de tribunais, quando fui aprovado na DPE-RJ(1°) e no MP-RJ(12°), os quais tive as melhores colocações. Antes, em 2005, estudei por 2 anos para ingressar na Força Aérea Brasileira, onde estou atualmente.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Leandro: Acredito que hoje em dia não faz mais sentido estudar apenas quando tem edital aberto, dada a intensidade de concorrência que temos visto nos últimos tempos. Concurso é um projeto de longo prazo agora. Depois que entendemos isso, a disciplina passa a ser uma necessidade e não um mero detalhe. Eu me considero relativamente disciplinado e isso tem me ajudado muito na caminhada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Quando recomecei os estudos para concursos, decidi que não estudaria mais em sala de aula presencial, pois me tomava muito tempo e era mais desgastante. Então procurei saber quais seriam os melhores cursos on-line, foi quando um amigo me apresentou o Estratégia Concursos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Leandro: Eu basicamente estudo por PDFs e, particularmente, acho a melhor forma de estudo, pela rapidez e dinâmica. Porém, em matérias que tenho mais dificuldade, inicio pelas videoaulas, passando para o PDF num segundo momento. Livros somente para consultas em raros casos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Leandro: Eu, por estudar mais por PDFs, procuro fazer grifos nos materiais que posteriormente servem de revisão. Eu uso os próprios resumos dos professores nos materiais e faço muitas questões que servem de base para os grifos que mencionei. Além disso, através das inúmeras questões resolvidas em site de questões, faço em paralelo um “resumo de erros” no Word (por ser editável) para apenas relacionar os itens que mais erro e tenho dificuldades. Eu estudava uma base de 8 matérias para tribunais, atualmente estudo 12 matérias básicas para área de Controle. Eu estudava no estilo “esgotar a matéria” e começar a próxima, mas não serviu bem para mim. Conheci então a técnica de “Estudo por ciclos” , que foi a que usei quando fui aprovado nos últimos concursos e que aplico ainda nos dias de hoje. No estudo por ciclos, você divide os tempos das matérias por importância e consegue estudar praticamente todas ao mesmo tempo e sem perder a sequência lógica. Eu costumava estudar uma média de 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leandro: Eu tinha muita dificuldade em AFO (Administração Financeira e Orçamentária). Baixei as aulas em áudio e fiquei ouvindo no carro durante as horas que passava no trânsito do Rio de Janeiro. Informática também tinha e tenho muita dificuldade, mas nesse caso não teve jeito, fiz questões a exaustão! Acabei ainda não entendendo tudo, mas acertei as questões necessárias e isso que acaba importando no fim das contas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Leandro: Edital aberto é um estresse total, um foco total. A semana da prova é fundamental para mim, tento rever o máximo de informações possíveis e fazer o máximo de questões da banca da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leandro: Creio que um dos maiores erros foi não fazer revisão adequada e, para piorar, estudar matérias até esgotar para começar outras, isso me fazia esquecer praticamente tudo que tinha estudado. Acho que acertei no tocante à rotina e à disciplina que desenvolvi fazendo com que eu crescesse muito como estudante de concursos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Leandro: Acredito que o mais difícil é equilibrar a vida social à rotina de estudos. A família e os amigos muitas vezes não têm noção da dimensão do projeto que é uma preparação para concursos. Eu sinceramente nunca pensei em desistir, apesar de todas as dificuldades, que são reais, a vontade de vencer sempre fez parte dos meus pensamentos. Eu procuro pensar que os estudos não são um fardo, mas sim uma genuína oportunidade de mudar de vida.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Leandro: Além de poder dar uma vida melhor para minha família, eu penso na ascensão profissional e na oportunidade de viver coisas novas e extraordinárias. No mais, depois de viver uma luta, não tem nada mais gratificante do que a sensação de vitória.. de conquista. É inexplicável!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: O grande segredo do universo dos concursos é NÃO DESISTIR!
Costumam dizer que é como estar numa fila, você faz a sua parte, respeita e aceita com humildade os que estão a sua frente, tendo a certeza que todo esforço será recompensado mais dia ou menos dia. Respeite seu tempo e trate com seriedade seus estudos, com uma boa dose de disciplina e sem deixar de sonhar! Pois como escreveu Augusto Cury: “Sonhos devem vir acompanhados de disciplina, pois sonhos sem disciplina geram pessoas frustradas.” Por fim, acredite que tudo acontece no tempo de Deus. Ele está sempre no controle de tudo!