Aprovada em 1° lugar no concurso DPE-MS para o cargo de Técnico de Defensoria Administrativa - 6ª região (Nova Andradina/MS)
Concursos Públicos“Não desistam, mantenham a disciplina nos estudos, sempre cumpram o edital, resolvam questões e façam revisões. Quando você estiver pronto, a aprovação vem.”
Confira nossa entrevista com Ana Carolina Oliveira Prado, aprovada em 1° lugar no concurso DPE-MS para o cargo de Técnico de Defensoria Administrativa – 6ª região (Nova Andradina/MS):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Carolina Oliveira Prado: Meu nome é Ana Carolina, tenho 32 anos, sou engenheira ambiental e sou de Nova Andradina-MS
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Carolina: Eu e meu marido mudamos para uma nova cidade quando nos casamos e em seguida veio a pandemia e eu não estava conseguindo voltar ao mercado de trabalho dentro da minha área de formação. Desde essa época resolvi começar a tentar a vida de concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Carolina: Sim, depois de um tempo conseguimos voltar para minha cidade (Nova Andradina) e eu estava trabalhando meio período na iniciativa privada e estudando meio período para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Carolina: Por enquanto tenho as seguintes aprovações: Técnico da DPE-MS, primeiro lugar na regional de Nova Andradina; Fiscal de meio ambiente para Prefeitura de Nova Andradina, primeiro lugar; Fiscal de meio ambiente, Prefeitura de Naviraí, terceiro lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Carolina: As socializações foram mínimas, alguns raros almoços de domingo com o núcleo familiar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Carolina: Bom, de uma forma geral, somente os concursados ou também concurseiros é que entendem e apoiam essa caminhada cheia de renúncias.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Carolina: Houve uma sequência de concursos que de alguma forma se relacionavam nos conteúdos e matérias, e isso me ajudou muito quando cheguei ao concurso da DPE. Então, não necessariamente direcionado a ele, mas em torno de 10 meses de estudos contínuos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Carolina: O que mais usei foram as videoaulas e cursos em PDF.
Acredito que as videoaulas são ótimas para aprender novos conteúdos e fixá-los melhor, mas é necessário bastante tempo disponível de estudo, porque algumas aulas são bem longas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Carolina: Na verdade, eu não sei dizer desde quando exatamente conheço o Estratégia, mas desde que me lembro já tenho em mente como um curso referência para preparação de concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ana Carolina: Sim, no entanto existe uma grande diferença na qualidade e quantidade de conteúdos oferecidos, além da qualidade dos professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Ana Carolina: Sim, consegui uma aprovação anterior ao Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Carolina: A qualidade dos professores e a quantidade de material é surreal, muito acima de qualquer curso preparatório que eu conheça. São várias formas de estudo, agrada todo tipo de concurseiro, seja lá qual for o método preferido de estudo, videoaula, PDF, banco de questões, simulados…
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Carolina: Sim, todas as matérias foram estudadas de forma simultânea, para garantir que conseguiria cumprir o edital todo, considerando os estudo pós edital. Em média foram 3,5 horas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Carolina: Resumos e resolução de questões, basicamente consistia nisso, e algumas videoaulas para conteúdos de fixação mais difícil.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Carolina: A resolução de exercícios é a melhor forma de tentar conhecer/entender a banca, acredito que seja uma parte essencial de todo estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Carolina: As matérias de direito sempre foram as mais difíceis para mim, então precisei de muitas videoaulas para conseguir continuar os estudos nessa área.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Carolina: Apenas revisões mais tranquilas, considerando que o edital já havia sido cumprido.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Carolina: Acredito que cumprir o edital, resolver questões e fazer revisões são os pontos que mais impactaram, comparando com concursos anteriores sem aprovação. E o principal erro é não manter a disciplina, não conseguir cumprir o cronograma, na véspera de prova isso só aumenta o desespero e desestabiliza um pouco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Carolina: Sim, no início, nos primeiros concursos sem aprovação, parecia que aquilo não era pra mim, que talvez eu não fosse conseguir ser aprovada e nomeada. Mas sempre tive apoio dentro de casa, meu marido não me deixou desistir nenhuma vez e eu voltava aos estudos de novo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Carolina: Não desistam, mantenham a disciplina nos estudos, sempre cumpram o edital, resolvam questões e façam revisões. Quando você estiver pronto, a aprovação vem.