Aprovada no concurso DMAE Uberlândia
“Galera, você que está começando agora, escute a voz da experiência: não perca tempo com besteira! Se dedique, corra atrás de seus sonhos! Ninguém fará isso por você! E quando estiver muito difícil, porque vai estar – muitas vezes, inclusive -, procure alguma entrevista de outros aprovados, assista ao canal do professor Paulo Bilynskyj (“Motivação para o Combate”), enfim, NÃO DESISTA!”
Confira nossa entrevista com Taynara Brito da Silva, aprovada no concurso DMAE Uberlândia para o cargo de Oficial Administrativo:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Taynara Brito da Silva: Tenho 25 anos de idade, sou formada em Engenharia Mecatrônica, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Sou de Iraí de Minas, uma cidadezinha próxima à Uberlândia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que o concurso DMAE?
Taynara: Assim que estava para me formar, por volta do oitavo período, eu já percebi que não queria exercer a profissão de engenheira. Então, comecei a pesquisar o que eu poderia fazer com aquele diploma de engenharia! Foi quando vi que poderia prestar vários concursos, com excelentes remunerações… Decidi então, como todo concurseiro da área fiscal, a estudar para a Receita Federal (rsrs).
Assim que me formei, final de 2017 e início de 2018, comecei a estudar… mas, como todo iniciante, sem muito foco e sem um material completo. Prestei alguns concursos, e consegui ir relativamente bem. Mesmo sem muito preparo, consegui, inclusive, ficar no cadastro reserva para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do TJSP – Interior.
O ano de 2018 chegou ao fim e eu percebi que precisava de algo a mais. Então logo no início do ano de 2019 o Estratégia lançou a assinatura ilimitada e eu vi que não poderia perder essa chance! Fiz a assinatura e comecei a me dedicar integralmente à área fiscal. Prestei diversos concursos ao longo de 2019! Consegui alcançar um desempenho bom, mas sempre estava ali batendo na trave!!
Por fim, 2019 acabou e eu estava bastante desanimada. Não aguentava mais apenas continuar “só estudando”, porque aquela incerteza estava me deixando bastante angustiada e a ansiedade de não saber quando e se eu passaria estava só piorando as coisas!! Então decidi me inscrever para o concurso de Oficial Administrativo do DMAE. Era um concurso que exigia apenas nível médio e as matérias que iriam cair na prova eu já tinha visto em grande maioria ao longo da trajetória de concurseira. Fiz a prova e, graças a Deus, deu certo!!
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Taynara: Meus primeiros meses de estudo eu precisei conciliar com a faculdade, pois apesar de ter concluído as disciplinas, ainda precisava terminar o TCC. Mas findo isso, eu passei a me dedicar integralmente aos estudos.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Taynara: Minha primeira aprovação foi para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do TJSP – Interior, no qual fiquei no cadastro de reserva. Consegui ser aprovada na primeira fase para o cargo de Auditor Fiscal para o ISS São José do Rio Preto, mas, por falta de experiência com discursivas, acabei reprovando. Estou aprovada, também na primeira fase, para o cargo de Auditor Fiscal do ISS Contagem. Infelizmente, devido à pandemia, todos os concursos estão suspensos e, por causa disso, ainda não fiz a segunda fase.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Taynara: Olha… praticamente não tinha vida! Kkkk. Saía o mínimo possível, até porque quando chegava o fim de semana eu estava exausta e, então, aproveitava para descansar. Mas, pelo menos uma vez no mês, eu saía para me distrair!
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Taynara: Sou solteira e moro com meus pais. Eles foram e estão sendo fundamentais nessa caminhada. Além de apoio financeiro, pagando os cursos, as viagens, as inscrições e tudo mais, eles me deram muito apoio emocional também. Eu sempre me cobrei muito por resultados, mas eles sempre estiveram ali para me incentivar, para me ajudar a levantar a cabeça quando vinha de uma derrota! E olha que foram muitas viu! Kkkk! Minha irmãzinha também, sempre ali “rezando o terço” pra mim, deixando o quarto livre durante o dia para que eu pudesse me concentrar. Sou muito grata a eles, por tudo!!!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Taynara: Sou a prova viva de que vale a pena sim! Esse concurso do DMAE serviu não só para dar uma ajuda financeira, mas também para dar um alívio emocional, sabe? De mostrar que você é capaz, que basta continuar persistindo! O segredo é não desistir. Meu foco inicial sempre foi área fiscal, mas com a estagnação desses concursos e a enxurrada de editais da área de controle, resolvi migrar e agora estou com foco total no TCDF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Taynara: Para o cargo de Oficial Administrativo do DMAE, eu estudei cerca de 1 mês e meio, mas já possuía uma bagagem muito pesada devido às outras provas que fiz.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Taynara: Na verdade, só consegui fazer isso esse ano, devido à pandemia! Mas, em geral, eu estudei apenas depois do edital publicado. Acredito que esse tenha sido um dos meus erros e uma das causas de ainda não ter logrado êxito no cargo que tanto almejo. O que tem me ajudado muito a manter a disciplina são os simulados que o Estratégia tem feito. Cerca de 15 em 15 dias, estava ocorrendo simulados e eu sempre me policiava para melhorar de simulado para simulado, então era obrigada a manter a rotina. O Estratégia lançou uma ferramenta que eu, particularmente, tenho gostado muito: as Rodadas de Simulados. Acho excelente, pois são simulados semanais com ranking com o pessoal da sua área. Então eu sempre mantinha firme a rotina durante a semana para me “testar” no fim de semana.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Taynara: Através de pesquisas na internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Taynara: Apenas os cursos em PDF e videoaulas para complementar, revisar ou esclarecer um assunto que estava confuso ainda.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Taynara: Desde sempre procurei ouvir a voz da experiência… Assisti a várias entrevistas de aprovados e comecei a seguir as dicas deles. Logo, sempre grifava os pontos mais relevantes das apostilas para servir de revisão posteriormente. Estudo cerca de 8 a 9 horas por dia, de segunda a sexta. No sábado pego um pouquinho mais leve, então faço entre 5 e 6 horas líquidas. No domingo eu deixo para pôr em dia alguma disciplina que esteja atrasada. Como costuma dizer o professor Paulo Bilynskyj, ‘temos que acordar antes do inimigo’ (rsrs). Então, ao longo de toda a minha preparação, inclusive agora, pois continuo firme nos estudos, levanto sempre às 6 da manhã. Separo meu dia em blocos de 4 horas de estudo. Então, na parte da manhã eu costumo estudar 4 matérias – 1 hora por matéria -, almoço, descanso algum tempo, e começo o turno da tarde! Estudo mais 4 horas – 1 matéria por hora. E, no turno da noite, quando consigo, tento fazer mais uma horinha de questões. Acredito que assim que eu assumir o cargo essa rotina deve mudar um pouco, mas por enquanto é isso que tenho seguido.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Taynara: Sim. Apesar de ser formada em Engenharia e, portanto, ter facilidade com exatas, sempre gostei bastante de ler, então não tive grande dificuldade com a maioria das matérias. No entanto, meu Calcanhar de Aquiles sempre foi Direito Empresarial e Civil. Devido à dificuldade, tento colocar essas disciplinas ao máximo na grade de forma que eu me habitue a elas. No caso da matéria de Direito Civil, por exemplo, eu distribuo todos os artigos do Código Civil em vários horários ao longo da semana de forma que eu consiga passar por todos ao menos 1 vez a cada 15 dias. Assim que termino a leitura, faço uma bateria de questões para fixar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Taynara: Em geral, 1 mês antes da prova eu encerro com tudo e entro em um processo de revisão. Busco distribuir todas as disciplinas ao longo dos meus horários de estudo e reviso os grifos ou os mapas mentais, a depender da minha facilidade/dificuldade com as matérias. Acho isso extremamente essencial, pois dá segurança e garante que esteja tudo fresquinho na mente para o dia da prova. Reviso as questões erradas também, para evitar de cometer os mesmos erros.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Taynara: Acredito que o maior erro foi meu primeiro ano de preparação sem foco! Kkkk eu fazia qualquer concurso que aparecia e, apesar de estudar bastante, não tinha um material adequado. Então acumulei muitas reprovações por causa disso. O maior acerto, com certeza, foi dar ouvido aos aprovados. Me ajudou muito a organizar minha grade de estudos, a entender no que eu precisava focar, e como revisar de forma eficiente. Eu falo isso porque com apenas 05 meses de estudo com foco na área fiscal eu consegui fazer 87% na prova de Inspetor de Rendas, no ISS Guarulhos, o que eu considero uma grande vitória.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
Taynara: Acredito que o que tem sido mais difícil são as sucessivas reprovações, aqueles “quases” por algumas poucas questões. Uma prova que me marcou muito foi a prova do ISS Uberlândia, para o cargo de Auditor Fiscal.
Queria muito esse cargo, pois eu amo a cidade de Uberlândia, ia conseguir ficar pertinho dos meus pais e tudo mais. Estudei loucamente, no entanto, por ironia do destino, caiu a disciplina de Atualidades. E eu, apesar de ter ido muito bem em todas as outras disciplinas, acertei apenas 1 das 5 questões. Como já dá pra imaginar, não fiquei nem perto das vagas.
Nessa reprovação sim, deu vontade de mudar. Me lembrei muito do professor Thallius, em uma entrevista que ele deu sobre uma reprovação que quase o fez desistir. Bom, a minha foi essa. A prova foi no finalzinho do ano de 2019… e eu aproveitei o resto do ano para “pensar na vida”. Resolvi começar a fazer uma pós-graduação, na área de Segurança do Trabalho, porque, na minha cabeça, eu precisava “fazer algo”…. Porque, na verdade, eu já estava começando a desacreditar de mim, sabe?
Meus pais, sempre muito compreensivos, tentaram me “consolar”, mas ninguém que não seja concurseiro consegue entender a risca o que é essa vida né? Mas eu não sou de desistir fácil, e eu decidi que não sairia dessa vida por desistência. Só sairia depois de aprovada.
Algo que me ajudou muito nesse processo foi assistir às transmissões do “Motivação para o Combate”, com o professor Thallius Moraes (@thalliusmoraes), enquanto o professor Paulo se recuperava, e agora com o Dr. Paulo (@paulobilynskyj)! Cara, é muito bom! É uma injeção de ânimo sempre! Apesar de ser mais voltado para a área policial, serve para qualquer coisa na vida! Recomendo demais!
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome nas primeiras colocações?
Taynara: Apesar de não ser o meu objetivo final, ver meu nome da lista deu uma sensação de alívio e injeção de ânimo, ao mesmo tempo. Isso porque me mostrou que eu sou capaz sim e que eu devo continuar até alcançar o que eu almejo!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Taynara: Galera, você que está começando agora, escute a voz da experiência: não perca tempo com besteira! Se dedique, corra atrás de seus sonhos! Ninguém fará isso por você! E quando estiver muito difícil, porque vai estar – muitas vezes, inclusive -, procure alguma entrevista de outros aprovados, assista ao canal do professor Paulo Bilynskyj (“Motivação para o Combate”), enfim, NÃO DESISTA!