Aprovado no concurso DEAP-SC
“O estudo é capaz de nos levar a lugares inimagináveis, então acredite no seu potencial e nunca desista dos seus sonhos. Sei que é clichê, mas acreditem, se eu consegui conquistar a tão desejada aprovação, todos vocês que estão lendo o meu depoimento também conseguirão conquistar.”
Confira nossa entrevista com Tiago Michel Muhlbeier, aprovado no concurso DEAP-SC no cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Tiago Michel Muhlbeier: Bom, meu nome é Tiago Michel Muhlbeier, tenho 27 anos de idade, sou formado em Administração e moro no município de Marechal Cândido Rondon – Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Tiago: Antes de entrar para esse mundo dos concursos, sempre trabalhei como vendedor (ferragens e material elétrico). Mesmo depois de formado, nunca me imaginei trabalhando dentro de um banco ou em alguma área administrativa, pois sempre admirei tudo que os cargos policiais proporcionam. Então desde o início da minha vida de concurseiro, o foco foi a carreira policial.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Estratégia: No começo, eu tentava conciliar os estudos com o trabalho, porém, percebi que não teria disciplina para fazer eficientemente os dois. Conversei com os meus pais, e mesmo eles ficando com um pé atrás (pois nunca ninguém da minha família havia feito algo parecido), eles decidiram me apoiar e até hoje me ajudam financeiramente para que eu possa me manter apenas estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Tiago: Até hoje, obtive duas classificações (fora das vagas) e uma aprovação (dentro das vagas). Minha primeira classificação foi para o cargo de Agente de Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC), no ano de 2017, onde fiquei classificado, porém, fora das vagas. Já minha segunda classificação, foi para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), no ano de 2018, o qual fiquei classificado, tive a redação corrigida, porém fiquei de fora das demais fases. A minha última aprovação foi para o cargo de Policial Penal de Santa Catarina (DEAP-SC), no qual obtive êxito em ser aprovado na 31º colocação (de 600 vagas), porém, devido à anulação de uma questão após o gabarito definitivo e a realização das demais fases, hoje me encontro na 37º posição e aguardando pelo início do Curso de Formação Profissional.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista de aprovados/classificados na primeira fase do concurso?
Tiago: Foi um momento incrível e de muita alegria, pois ali percebi o quanto valeu a pena todos os momentos difíceis que passei durante todo esse tempo de preparação. Digo, principalmente, pela minha última aprovação, pois saí totalmente frustrado da prova, com a sensação de ter feito uma péssima prova, porém, depois do resultado, vi que tudo tinha dado certo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Tiago: Minha vida social durante os estudos foi bem tranquila e controlada, pois sempre reservei um tempinho para o lazer, tanto com a família quanto com a minha namorada. Acredito que abdicar totalmente do convívio social não seja uma boa estratégia, pois todos nós concurseiros também somos humanos e, uma vez e outra, precisamos fazer algo diferente.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Tiago: Atualmente, moro com os meus pais, na minha cidade natal, tenho uma namorada que se chama Marina e não tenho filhos. As pessoas do meu convívio sempre me incentivaram a estudar para concursos, apesar deles não se sentirem muitos seguros pela carreira que escolhi. Mas acredito que as pessoas que realmente gostam da gente, sempre vão torcer pelo nosso sucesso, independentemente das circunstâncias, então eles sempre estiveram do meu lado, seja no aspecto financeiro, seja psicologicamente.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concursos dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretender continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Tiago: Bom, acredito que fazer provas para concursos é sempre interessante, pois é ali que você consegue perceber detalhes que em casa você não conseguiria notar. Porém, acredito que não se deve fugir muito do foco principal, devendo fazer provas dentro da própria carreira ou concursos de outras carreiras, mas que tenham matérias equivalentes. Eu, por exemplo, já fiz provas de cargos administrativos (Prefeituras e IBGE), mas apenas com o objetivo de testar os meus conhecimentos nas matérias como Português, Raciocínio e Informática. O meu sonho, desde o início, sempre foi o concurso da PRF, e claro, pretendo continuar os estudos até atingir esse objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concursos que foi aprovado?
Tiago: Especificamente para o concurso do DEAP-SC eu me preparei por aproximadamente um (1) mês. Estudei focado apenas no último mês antes da prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Tiago: Acredito que essa pergunta sirva para responder a anterior. Eu sempre estudei em todos os momentos, seja com ou sem edital na praça. Meus estudos sempre foram estáveis e contínuos (exceto após a minha reprovação na PC-PR), estudava as matérias comuns a todos os concursos policiais, aí quando saía algum edital, eu focava 100% nele. Por isso, estudei especificamente apenas 01 mês para o DEAP-SC. Já a minha disciplina nos estudos, sempre foi guiada pela minha automotivação. Obviamente já tive momentos de desânimo, porém, nunca deixei de lado o meu sonho, sempre dando um jeito de me automotivar.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Tiago: Bom, eu já utilizei um pouco de cada uma dessas formas de estudo. Aulas presenciais e videoaulas são interessantes, porém é necessário dedicar mais tempo a elas. Cursos em PDF já são mais didáticos e requerem “menos” tempo para fechar um conteúdo. Atualmente, eu estudo exclusivamente por materiais escritos e, em últimos casos, utilizo videoaulas para complementar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tiago: Conheci o Estratégia Concursos através das aulas no Youtube e também pelos PDFs gratuitos que são fornecidos para que a gente possa conhecer o curso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Tiago: Sempre mantive um padrão na minha preparação, estudando duas (2) matérias por dia, equilibrando entre matérias básicas e matérias específicas. Costumo estudar 06 horas líquidas por dia, 3 horas de manhã e 3 horas à tarde, fazendo intervalos de 15 minutos a cada hora estudada. Minha maneira de estudar é lendo os PDFs do Estratégia, revisando com o Passo Estratégico e fazendo o máximo de questões possíveis para fixar o conteúdo estudado. (Faço resumos e esquemas apenas das matérias que tenho mais dificuldades).
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplinas(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tiago: Dificuldades sempre existem nos estudos para concursos e acredito que a maioria dos estudantes tenha dificuldades nas matérias chamadas de “básicas”, mas que de básicas não tem nada. Português, Raciocínio Lógico e Informática sempre foram as principais pedras no meu sapato. Acredito que a única forma de superá-las é: estudar muito a teoria e fazer muitas questões, e foi isso que fiz e faço até hoje. Dedico a maior parte do tempo dos meus estudos a essas matérias.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Tiago: As semanas que antecedem uma prova são sempre mais desgastantes e nervosas, porém deve-se sempre manter a concentração e foco. E sempre foi isso que fiz, mantive a disciplina e não deixei que o nervosismo e a ansiedade tomassem conta de mim. Quanto ao dia que antecedeu a prova, foi um dia mais descanso, pois tive que fazer uma viagem de aproximadamente 500km para chegar até a cidade de realização do concurso. Claro que durante a noite, no hotel, dei uma revisada em tópicos-chaves, porém nada muito aprofundado.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Tiago: Desde o começo sempre me preparei para todas as fases do concurso, principalmente para o TAF, o qual exige uma preparação com grande antecedência de tempo. É claro que temos mais facilidade em alguns exercícios em relação a outros, porém o importante é manter uma constância nos treinamentos para não ser surpreendido no dia da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores acertos?
Tiago: Não acredito que seja exatamente um erro, mas talvez eu deveria ter feito mais provas para concursos. A cada dia que passa, o mundo dos concursos está mais profissionalizado, e acredito também, que ser “concurseiro” já pode ser considerando uma profissão, sendo assim, quanto mais provas você fazer, mais você irá se especializar nisso. Então considero que um ponto fraco da minha preparação, foi ter feito poucas provas. Quanto aos acertos, acredito que o principal deles foi ter feito muitas e muitas questões e diversos simulados. Dedico boa parte do meu tempo a elas, pois acredito ser a principal forma de fixar o conteúdo estudado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Tiago: Todos que estudam por muito tempo, uma hora ou outra dão uma afrouxada, uma desanimada, e comigo não foi diferente. Tive um momento bastante difícil no final de 2018 quando fiquei fora das vagas no concurso de Escrivão (PC-PR), pois eu via como certa a minha aprovação nesse certame. Foi muito frustrante para mim tudo aquilo e fiquei aproximadamente 3 meses sem estudar absolutamente nada. Passada a frustração, coloquei o meu sonho novamente em evidência e decidi continuar, pois desistir nunca foi uma opção e, no final do ano de 2019, fui abençoado com uma excelente aprovação no DEAP-SC.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Tiago: Minha família, minha namorada e a minha vontade de ser policial sempre foram as minhas principais motivações para seguir em frente. Eles sempre estiveram do meu lado e nunca me deixaram baixar a cabeça perante todas as dificuldades que surgiram. Acredito que a maior motivação de um concurseiro deva ser a sua própria AUTOMOTIVAÇÃO, pois é isso que vai te fazer lutar, diariamente, pela realização de um sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concursos. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: Bom, para quem está iniciando os estudos agora, o que eu posso dizer é o seguinte: A SUA HORA VAI CHEGAR, mas até essa hora chegar, terá que existir muita força de vontade, muitas horas de estudos, muita frustração e muitas reprovações. O concurso público é uma escada, ou seja, sempre vai ter gente na sua frente e outras que estarão atrás de você, mas todas (que não desistirem) chegarão no objetivo final. O estudo é capaz de nos levar a lugares inimagináveis, então acredite no seu potencial e nunca desista dos seus sonhos. Sei que é clichê, mas acreditem, se eu consegui conquistar a tão desejada aprovação, todos vocês que estão lendo o meu depoimento também conseguirão conquistar. ACREDITEM EM DEUS e, principalmente, ACREDITEM EM VOCÊS!!!