Aprovado no Concurso DEAP SC
“Para quem está iniciando e busca aprovação em concurso público, saiba que tudo só depende de você. Senta e estuda que passa. Pode até não ser no concurso dos seus sonhos, mas com dedicação e planejamento você chega lá”
Confira nossa entrevista com Lucas dos Santos Miguel, aprovado em 4° lugar no concurso do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lucas dos Santos Miguel: Sou natural de Criciúma/SC, tenho 29 anos e sou formado em Engenharia Mecânica.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: A crise da iniciativa privada na minha área de atuação foi um dos fatores principais. O exemplo de amigos que haviam seguido o caminho dos concursos e estavam sendo bem-sucedidos também ajudou na decisão.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Lucas: No início de 2018, eu completava 2 anos atuando na área de engenharia mecânica em Curitiba-PR e como não estava satisfeito com o trabalho, resolvi começar a estudar para concurso público. Com o passar do tempo e como já tinha uma reserva financeira, achei melhor me dedicar exclusivamente aos estudos, a partir de abril de 2018.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Lucas: Este do DEAP-SC foi o primeiro, mas já havia feito diversos outros sem sucesso. Oficial Bombeiro – SC 2015; Polícia científica – PR 2017; Petrobrás 2018; PC – PR Escrivão 2018; PRF 2019; TRF 2019; PM – SC 2019.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Lucas: Sensação de alívio e dever cumprido. É um projeto a longo prazo que se constrói no dia a dia e que não traz resultados imediatos, mas que faz tudo valer a pena quando o resultado finalmente vem.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Lucas: Creio que não é necessário ser radical, mas isso é muito pessoal, vai de cada um. Eu levava a sério o tempo de estudo, assim como o tempo de lazer e atividades físicas também. Para mim, equilíbrio é tudo. Não abdiquei do convívio social, mas tinha em mente que o foco era o concurso público. Estudar era o meu trabalho.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Lucas: Eu namoro há 2 anos, justamente quando comecei a estudar para valer para concursos. Muitos falam que namoro atrapalha na preparação, no meu caso ajudou bastante. A Pessoa em questão é estudante de medicina e já passou por situação parecida com a minha, ao prestar vestibular. Foi quem me deu muita força durante a caminhada.
Minha família também apoiou bastante, cheguei a morar com a minha mãe durante um período, mas também morei sozinho. Ambas as situações têm suas vantagens e desvantagens em relação ao estudo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Lucas: A minha estratégia foi fazer os concursos que tinham matérias concorrentes entre si. Nos concursos policiais as matérias se repetem, então quando você estuda para um, automaticamente você está estudando para vários.
Cheguei a fazer concursos de tribunais que tinham bastantes matérias parecidas com a área policial, diferenciava bem pouco, creio que vale a pena, se a sua área está sem edital na praça, serve também de motivação para manter a disciplina de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Lucas: Direcionado ao DEAP foram 3 meses, mas já havia visto praticamente todo o edital, pois já estudava desde abril de 2018 para as carreiras policiais.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Lucas: A maioria do tempo estudei sem edital, mas sabia que a área policial oferecia muitas oportunidades e a qualquer momento deveria estar preparado. A disciplina vem de escolher uma carreira que você realmente gosta. Eu acredito que não teria a mesma disciplina se estivesse prestando um concurso para ser bancário, por exemplo.
Outra coisa que ajuda a manter a disciplina é, caso não tenha edital da sua área por vir, faça um concurso que tenha algumas matérias concorrentes. Vai servir de experiência, no mínimo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Lucas: Iniciei os estudos praticamente do zero, lá em abril de 2018. Não me lembrava nada de português, por exemplo. Então comecei a fazer resumos escritos das videoaulas que assistia. Acho que foi muito importante fazer isso no início. Criar uma base das matérias primeiro. Fazia alguns exercícios também.
Depois que já tinha uma base formada das principais matérias, comecei a ler mais PDF’s e resolver MUITOS exercícios. Gosto muito de resolver questões online pelo TEC, assim já vejo o comentário da questão imediatamente após a resolução.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Através de um amigo meu, que também havia estudado para concursos públicos com o Estratégia, e estava conseguindo ótimos resultados, sendo aprovado como técnico e, posteriormente, auditor da receita estadual do RS. O nome dele é Henrique Schmitz, atualmente faz parte do time de apoio do Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Lucas: No início da preparação, estudava uma disciplina durante 3 dias. Foi um erro! Com o tempo vi que o que funcionava, para mim, era estudar de 2 a 3 matérias por dia, leitura de PDF + muitos exercícios dos temas estudados. Claro que varia, se é uma matéria que eu nunca vi por exemplo, talvez eu fique um dia inteiro de estudo para terminar um tema. Se o tema for difícil, vejo uma videoaula primeiro. Enfim, sou bem flexível nos estudos, depende muito do desafio a ser encarado. Se é uma matéria que sei bastante, posso ler um resuminho para relembrar e já pular direto para os exercícios, é lá que vou saber se estou realmente bem no tema. Os exercícios são a prova real do estudo. Curiosamente, o meu percentual de acerto nas questões do TEC no mês anterior a prova do DEAP foi o mesmo percentual que atingi na prova.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Lucas: Sempre há dificuldades e dúvidas quando a matéria é nova. O Estratégia tem muito conteúdo, então você pode superar as dificuldades de diversas maneiras. No primeiro contato com um tema novo, eu costumo assistir a uma videoaula e após isso, ler o PDF com calma, para aí sim começar a resolução de exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Lucas: O Estratégia Concursos não tem esse nome por acaso. Para quem está perdido em cronogramas de estudos, como eu estava, pode seguir as Trilhas Estratégicas, são diferenciais nas semanas finais.
A véspera foi dia de estudo, resolução de questões, mas até um certo horário. Depois uma corridinha bem leve para relaxar, dormir bem a noite e estar descansado pra prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Lucas: Houve erros sim, mas eles também são necessários para que você aprenda qual a sua melhor forma de estudar.
O maior acerto foi ter achado a maneira de estudar que funciona para mim, em descobrir que não tem fórmula mágica, não tem um número mágico de horas de estudo ou resolução de questões que vai garantir sua aprovação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Lucas: O mais difícil é o dia a dia, é não enxergar os resultados de forma imediata, é ter uma reprovação, duas, três. Mas quem estuda sabe que sua hora vai chegar, vê evolução e saber que está cada vez mais perto do objetivo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Lucas: O sonho de ser independente financeiramente e estar numa profissão que eu realmente gosto.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Para quem está iniciando e busca aprovação em concurso público, saiba que tudo só depende de você. Senta e estuda que passa. Pode até não ser no concurso dos seus sonhos, mas com dedicação e planejamento você chega lá.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes