Aprovado em 5° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software (CE)
Concursos Públicos“Nunca desista dos seus sonhos. É difícil, mas não impossível.”
Confira nossa entrevista com Jader Pinheiro Benevides, aprovado em 5° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software (CE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jader Pinheiro Benevides: Me chamo Jáder e tenho 42 anos. Sou de Fortaleza/Ceará e sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jader: Queria dar uma vida melhor para minha família. Vi nos estudos uma forma de passar pela dor de ter perdido minha esposa e redirecionar as minhas forças em algo produtivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jader: Sim. Eu dormia em média 5 a 6 horas por dia e pegava qualquer intervalo para estudar/revisar material. Em 2023 fiquei desempregado, então aumentei o ritmo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jader: Recenseador – IBGE (Não recordo a colocação, pois foi em 2000); Carteiro – Correios (19º lugar); Analista Judiciário – TJCE (19º); e Analista de Tecnologia da Informação – DataPrev (5º).
Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jader: Eu quase não tinha vida social para poder potencializar minhas horas de estudo. Os passeios em família eram bem raros ou relativamente curtos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jader: Posso dizer que as pessoas que realmente importam na minha vida me apoiaram nessa jornada. Elas compreenderam que a minha ausência e distanciamento era porque eu estava atrás de um sonho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jader: Por causa da minha idade (principalmente depois que fiquei desempregado) não tive como estudar direcionado apenas para um concurso. O que eu fazia era direcionar os estudos para uma só área (Tecnologia da Informação) e tentava todos que vinham nessa área.
A minha disciplina era alimentada pela necessidade de mudar de vida, principalmente quando minha esposa partiu e (alguns anos depois) fiquei desempregado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jader: Eu usei muito as videoaulas (as da plataforma e as ao vivo no YouTube), PDFs, questões/simulados, além dos fóruns de dúvidas.
Vantagens: Material direcionado, bem elaborado, abrange todos os níveis de conhecimento. Desvantagens: A única desvantagem que vi foi na criação dos cadernos de questões específicas da área de TI, mas nada que uma IA não resolva.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jader: Através das aulas disponibilizadas no Youtube (Thállius, Janaína e Adriana).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jader: Depois que comecei a estudar com o Estratégia minha preparação deu uma turbinada. Alguns dos diferenciais são as questões e os simulados, pois além de testar o conhecimento estudado, aprendemos a gerenciar melhor nossa ansiedade e o tempo de prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jader: Geralmente eu dividia as matérias do edital em áreas específicas (e dificuldade) e aplicava uma adaptação da Técnica Pomodoro. Estudava 50 minutos por matéria e tirava de 5-10 minutos de intervalo.
Creio que a média seria umas 8 horas por dia e o restante do dia tentava recuperar minha sanidade mental.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jader: Minhas revisões eram nos simulados ou nas questões. Os resumos me auxiliavam na véspera da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jader: Os exercícios são de extrema importância, embora eu não recorde quantas questões fazia. Tanto servia para aprender como para revisar assuntos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jader: Português, Inglês e Legislação (Administrativo, Constitucional, etc). Os professores do Estratégia foram um dos principais motivos para que eu pudesse destravar nessas matérias, pois apresentaram-nas de maneira “Digestíveis”.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jader: Mantive o ritmo de estudos até o penúltimo dia e descansei no último. Já no dia da prova fazia só uma leitura rápida nos resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jader: Acertos: Parar de me preocupar com concorrência (Candidatos por vaga), fazer mais simulados e utilizar todo o tempo da prova;
Erros: Não ter iniciado mais cedo a estudar para concurso, fazer apenas os concursos da minha cidade e não saber gerenciar tempo de prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jader: Sim. Minhas filhas, minha falecida esposa, minha atual companheira, meus Pais foram minha motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jader: Nunca desista dos seus sonhos. É difícil, mas não impossível.