Aprovado em 4° lugar no concurso DATAPREV para Analista de Tecnologia da Informação - Engenheiro de Dados (RN)
Concursos Públicos“Não desista dos estudos. Reflita bem no concurso que vai fazer, analise e trace estratégias. Acho válido você se auto avaliar e fazer concurso de acordo com sua realidade […]”
Confira nossa entrevista com Aderson Jamier Santos Reis, aprovado em 4° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Engenheiro de Dados (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Aderson Jamier Santos Reis: Nasci em Teresina-PI, mas moro em Natal há 20 anos. Tenho 39 anos. Vim para fazer o curso de Engenharia de Computação e permaneci na cidade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aderson: A estabilidade de um concurso sempre foi algo que me chamou atenção de uma forma geral.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Aderson: Trabalhava e estudava e ainda havia o 3º turno com as filhas (hehe). Conciliando sem me cobrar muito. Já defini que fds não iria estudar para estar com a família.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Aderson: Esse foi o terceiro concurso que passei. Passei para trabalhar com TPA no Porto de Natal (1º lugar); passei para a Marinha RM2 (1º lugar – estudando pelo Estratégia tbm); e passei agora na DTP em 4º lugar. Quanto ao futuro, ainda estou decidindo se estudo ou não para outro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Aderson: Estipulei nesse retorno aos estudos que só iria estudar durante horário comercial e em dias de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro De que forma?
Aderson: Não houve muito problema para conciliar esse rotina de estudos em virtude de praticamente eu só estudar quando minhas filhas estivessem na escola e a esposa estivesse trabalhando. Quando elas estavam fora das suas respectivas atividades, eu também dava uma pausa no estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Aderson: Estudava três/quatro dias por semana, almejando fechar 25 horas por semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Aderson: Utilizava bastante as videoaulas. Em seguida, PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aderson: Conheci através da minha esposa que assinou por 1 ano, em 2020, e começou a estudar. Em menos de dois meses, desistiu. Aí utilizei a conta dela e passei para Oficial RM2 da Marinha no início de 2021.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Aderson: Estudava, em geral, duas ou três disciplinas por dia. A minha semana era muito irregular, às vezes estudava de segunda a quinta; outras vezes segunda, terça e sexta. Três ou quatro dias por semana, na faixa de 25 horas por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Aderson: Não fiz muitas revisões. Em virtude da vaga ser nova para mim, havia muitas disciplinas novas. Como comecei a estudar para esse concurso após a publicação do edital, a estratégia que adotei foi assistir muito vídeo para bater o máximo possível todo o edital. Logo, só fazia os exercícios que tinham no vídeo da aula ou de aulões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Aderson: Em virtude do tempo, a prática de exercício era durante as aulas, pausando e respondendo e resgatando aulas de revisões de concursos passados, e também resolvendo durante o andamento do vídeo. Questões em listas mesmo, foram poucas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aderson: Legislação e português. A meta sempre foi não ir mal nelas e a média geral da pontuação não cair. Assisti muitos vídeos da Adriana Figueiredo para dar certo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aderson: Nos últimos dias, foi intensivão, 10 horas por dia. Na noite anterior foi vendo Revisão de Véspera da Dataprev até meia noite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aderson: Acho que o principal erro foi focar demais em videoaula ao invés de ler materiais. Resolver mais exercícios também foi algo que faria diferente num eventual próximo concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aderson: Não pensei em desistir. Havia saído de um dos empregos para ter mais tempo e estudar mais para passar. Cheguei a pensar em estudar para outro concurso por ter iniciado nesse após a publicação do edital.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aderson: Não desista dos estudos. Reflita bem no concurso que vai fazer, analise e trace estratégias. Acho válido você se auto avaliar e fazer concurso de acordo com sua realidade, seja por já trabalhar ou não, seja por já ter uma família ou não, seja por ter uma base de certas disciplinas ou não, seja pela disponibilidade de determinadas vagas ou não etc.