Aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Arujá para o cargo de Fiscal Tributário
Concursos Públicos
“Você é fruto das suas escolhas. Sendo assim, se você faz escolhas erradas você é culpado por elas e ao delegar a culpa você não resolverá o problema. Mas fazendo as escolhas certas como estudar para concursos, você com certeza não terá aquele arrependimento comum de não ter tomado a decisão correta.”
Confira nossa entrevista com Diego do Nascimento Fernandes, aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Arujá para o cargo de Fiscal Tributário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diego do Nascimento Fernandes: Tenho 28 anos, formado em Gestão Financeira e natural do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: O fato de que através dos estudos e posteriormente passando em um concurso teria uma qualidade de vida boa pra mim e pra minha família, fazendo o que eu queria fazer profissionalmente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Diego: Sim, era bastante árdua a rotina no trabalho, entretanto ter ao longo da preparação aproveitado bem o tempo como acordar um pouco mais cedo antes do trabalho e dormir um pouco mais tarde e estudar bastante aos finais de semana me renderam algumas boas horas de estudos, tornando possível disputar de igual para igual com alguém que teria o dia inteiro livre para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Diego: Sargento da aeronáutica 146º
Fiscal Tributário ISS Arujá 2023 1º
Fiscal de tributos ISS Miguel Pereira 18º
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Diego: Durante a preparação deixei a vida social um pouco de lado, e me dediquei totalmente aos estudos. Vida social era o que menos importava naquela ocasião a qual eu estava vivendo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Diego: Eu tenho sinceras conclusões de que se uma pessoa não te apoia naquilo que você está buscando, salvo os que não entendem muito sobre concursos essa pessoa não é sua amiga ou seu amigo. Então aqueles que acreditam em você normalmente vão te apoiar e te entender nessa caminhada, mas minha família foi compreensiva e entendeu o processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Diego: Foram 2 dois anos de preparação para área fiscal e o fato de ter bem definido que essa seria a área que me traria melhores condições de evolução profissional e financeira.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: Com certeza os PDF’S do Estratégia foram o divisor de águas na preparação. A praticidade de se poder colocar um livro em uma tela de celular ou no tablet ao sair de casa, depois poder visualizar por plataformas de compartilhamento esse mesmo livro já anotado em um computador, sem precisar gastar uma folha de papel sequer é algo que melhora muito a produtividade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Conheci o estratégia pela internet vendo a quantidade de gente que é aprovada todos os anos para os mais diversos concursos das mais variadas áreas pelo Brasil afora.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Diego: Posso dizer que o Estratégia questões foi a ferramenta mais necessária, pois colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido nos PDF’S fez com que eu pudesse entender como seria cobrado uma possível questão de prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: Eu comecei estudando em ciclo pelo núcleo básico de área fiscal como direito tributário, auditoria… Depois fui para as mais específicas do concurso, mas como um bom ciclo de estudos você nunca finaliza a matéria, fazendo revisões de assuntos já estudados até a prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: Eu evitava estudar os PDF’S mais de uma vez, tentava reter bastante na primeira leitura e logo em seguida me concentrava totalmente na plataforma de questões. Basicamente as revisões eram só por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Diego: Acredito que resolver milhares de questões seja essencial na preparação, pois colocar em prova tudo aquilo que foi aprendido nas aulas faz com que se tenha mais segurança e raciocínio ágil na hora de fazer a prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diego: Contabilidade foi a matéria mais difícil, o fato de na contabilidade o débito ser crédito e o crédito ser débito, diferente da contabilidade bancária que estamos acostumados, e um monte de convenção de contabilidade sem muito o porquê das coisas foi bem difícil digerir. O professor Sílvio Sande com suas videoaulas tornou mais tranquilo o aprendizado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Fiz tudo que era possível para conseguir estudar mais, pedi férias no trabalho e me dediquei 100%. No pré-prova não estudei, não achei que fosse necessário pra mim, sabia que tinha dado o meu melhor durante a rotina regular de estudos e que um dia antes da prova seria melhor se eu descansasse.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Meu erro foi querer fazer algumas provas de área diferente da que eu já estava mandando bem que era área fiscal. Já o acerto foi ter entendido isso a tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diego: Eu tenho o pensamento de que motivação é um conceito psicológico que acaba num piscar de olhos, e que o que te mantém alinhado para não desistir é se apegar a critérios mais sólidos como a responsabilidade e a disciplina.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diego: Você é fruto das suas escolhas. Sendo assim, se você faz escolhas erradas você é culpado por elas e ao delegar a culpa você não resolverá o problema, mas fazendo as escolhas certas como estudar para concursos você com certeza não terá aquele arrependimento comum de não ter tomado a decisão correta.