Aprovada no concurso da PMSP

“Ver seu nome publicado no diário oficial vale muito a pena! Hoje eu vivo algo que há pouco tempo era um sonho para mim, é muito bom você olhar para trás e ver o quanto você evoluiu. E isso te dá forças para buscar sempre mais!”
Confira nossa entrevista com Gislaine Alves, aprovada no concurso da Polícia Militar de São Paulo no cargo de Soldado PM de 2ª classe:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Gislaine Alves: Tenho 27 anos e sou formada em Gestão Ambiental. Atualmente curso a faculdade de Direito e sou natural de Limeira, interior de SP
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial/Segurança Pública?
Gislaine: O desejo de estudar para concursos veio após uma demissão repentina do meu emprego. Sempre quis trabalhar em algo que contribuísse com a sociedade, então iniciei os meus estudos para unir o útil ao agradável: ter um emprego que me proporciona uma segurança maior e exercer algo que pudesse fazer diferença na vida das pessoas.
Decidi fazer concurso na área policial por influência de um amigo e hoje estou muito feliz por ter tomado essa decisão! A polícia me proporcionou experiências e conhecimentos que jamais teria a oportunidade de vivenciar. É gratificante trabalhar em algo que efetivamente contribua com a sociedade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Gislaine: Eu sempre precisei trabalhar para me manter, então dedicava o período da noite para estudar. No horário de almoço fazia algumas revisões ou exercícios e pegava firme aos finais de semana em que tinha mais tempo livre.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Gislaine: Prestei diversos concursos, sendo os últimos para o cargo de Oficial administrativo (Secretaria da Educação) ficando em 1° lugar; oficial de trânsito (DETRAN), em 3° lugar. O primeiro que tomei posse foi no cargo de Agente de organização escolar (Secretaria da Educação), cargo anterior ao meu atual cargo na PMSP
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Gislaine: Foi uma das melhores sensações da VIDA! Você consegue ver, diante dos seus olhos, que todo esforço e empenho valeram a pena!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Gislaine: Eu sempre procurei manter um equilíbrio entre vida social e estudos. Durante o tempo que estava estudando, era disciplinada e procurava me manter totalmente focada. Aos finais de semana estudava durante o dia e a noite dedicava tempo para os amigos e família.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Gislaine: Eu sou noiva, não tenho filhos e moro com meus pais. Minha família sempre me apoiou em tudo! Meu noivo foi quem mais me incentivou, sempre torceu por mim, me auxiliava em todas as etapas do concurso. Sem eles eu não estaria aqui hoje.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Gislaine: Com toda certeza! Eu ainda pretendo galgar cargos maiores. Atualmente curso direito e penso em fazer concursos na área jurídica. Vale a pena pensar em alguns concursos como escada, subir um degrau de cada vez, até atingir o seu objetivo final.
Quando você já está em um cargo público, sua motivação aumenta para continuar a buscar sempre algo maior. Você pensa: “poxa vida! Eu consegui chegar até aqui! Olha a quantidade de candidatos que deixei para trás. Certamente posso muito mais! ”
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Gislaine: Para o concurso da PMSP especificamente, foi em torno de 3 meses. Mas eu já tinha uma bagagem e uma rotina de estudos de concursos anteriores.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Gislaine: Utilizei videoaulas e PDF do Estratégia Concursos. Um material complementa o outro.
As vídeoaulas podem tomar um pouco mais de tempo, mas foram essenciais nas matérias de exatas, que tenho mais dificuldades, e o PDF é ótimo para massificar o conhecimento e fazer as revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gislaine: Conheci através de videoaulas no Youtube. Achei a qualidade das aulas muito boa e decidi adquirir o material.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Gislaine: Bem no início dos meus estudos eu ficava totalmente perdida, não sabia o que estudar nem por onde começar. Mas aí surgiram as trilhas estratégicas, uma ferramenta incrível, que indica o conteúdo, matéria, tempo de estudo…
Essa ferramenta me ajudou a evoluir muito, eu estudava em média 3h por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Gislaine: Sempre tive dificuldade em exatas. Para superar, eu complementava meus estudos com videoaulas e muitos exercícios
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Gislaine: Na última semana eu estava focada nas revisões. Procurei revisar todas as matérias.
Na véspera do meu concurso, eu assisti a revisão de véspera transmitida pela Estratégia no youtube, que são excelentes para ter todo o conteúdo fresco na memória para a hora da prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gislaine: Eu procurava fazer uma redação por semana, dos principais assuntos que os concursos abordavam. Eu aconselho a praticar a escrita, há uma diferença gritante da minha primeira redação para a última. A prática vai levar à perfeição.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Gislaine: Eu estava muito sedentária. Assim que saiu o gabarito da prova, que vi que tinha muitas chances de ser convocada para o TAF, comecei a me preparar. Tive aproximadamente 5 meses para me organizar. Iniciei a academia, mudei os hábitos alimentares – consegui emagrecer 10 kg. Nas demais fases (exame médico, psicológico, toxicológico, investigação social e entrega e documentos) como não dependia exclusivamente de mim, procurei algumas orientações com pessoas que já haviam passado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Gislaine: Estudar não é fácil: sair da sua zona de conforto, decidir estar sentado em uma cadeira estudando enquanto a grande maioria das pessoas estão fazendo coisas que lhe dão mais prazer… é muito difícil! A gente chora… pensa em largar tudo!
O que me fazia continuar, era pensar que a única opção que eu tinha de conquistar algo era estudando, não iria cair nada do céu!
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Gislaine: Minha principal motivação era minha família, me tornar motivo de orgulho por algo que conquistei pelos meus esforços. Isso não tem preço!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gislaine: O que tenho a dizer é que por mais difícil que pareça, não desista! A dor é passageira, mas o cargo é para SEMPRE! :D
Ver seu nome publicado no diário oficial vale muito a pena! Hoje eu vivo algo que há pouco tempo era um sonho para mim, é muito bom você olhar para trás e ver o quanto você evoluiu. E isso te dá forças para buscar sempre mais!
Se espelhem em pessoas de sucesso, sejam referência por onde passarem. Que Deus abençoe a caminhada de vocês!