Aprovado no Concurso CRQ RJ
“Não desista do seu sonho, ele é possível! O seu esforço é o que vai determinar a sua aprovação. Não importa se você não estudou nas melhores escolas da sua cidade, se não foi o melhor da turma, se você já enfrentou outros fracassos. O que importa é a sua vontade de ser aprovado. Rala que rola!”
Confira nossa entrevista com o Leonardo Carvalho, aprovado em 2º lugar no concurso do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro (CRQ RJ), para o cargo de Técnico Administrativo:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Leonardo Carvalho: Estou cursando Tecnologia em Logística e devo me formar em Dezembro de 2021. Tenho 34 anos e sou de Magé, no estado do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Por ocasião de meu desligamento da empresa onde trabalhava, através de um plano de demissão voluntária, decidi retomar a prática de estudar para concursos. Os últimos anos foram muito estressantes em virtude da possibilidade de privatização da empresa (algo que acabou acontecendo!), e com isso, a redução de direitos, achatamento de salários, risco de demissão e a instabilidade da iniciativa privada. Decidi que não passaria mais por aquilo e, para tanto, resolvi voltar a estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Leonardo: Me dediquei integralmente aos estudos, uma vez que estava desempregado. O desafio ficou por conta da conciliação com a faculdade, mas com o tempo consegui estabelecer uma rotina viável, que me permitiu avançar em ambas as frentes.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Leonardo: Fui aprovado em 83º para a região de Niterói/RJ, no concurso da Caixa de 2006, onde trabalhei de 2008 a 2009 como Técnico Bancário. Fui aprovado também em 15º, no concurso da Petrobras Distribuidora de 2008, para o cargo de Técnico em Administração de Controle Jr., onde trabalhei de 2009 até dezembro do ano passado.
Por último, fui aprovado em 2º lugar no concurso do CRQ RJ para o cargo de Técnico Administrativo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Leonardo: Acho que a primeira palavra que me vem à mente é alívio, dadas as circunstâncias atuais, tanto as minhas quanto as conjunturais. A concorrência hoje está muito mais bem preparada que a da época em que eu estudava para concursos, há mais de 10 anos. O esforço para estar entre os classificados hoje é bem maior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Leonardo: Posso dizer que abri mão de algumas coisas, mas procurei não me isolar completamente. Tenho 2 filhas pequenas e sei que minha participação como pai nas suas formações é fundamental. Tive que separar um tempo do dia para estudar com elas, ocasião em que aproveitava para reforçar a importância da dedicação aos estudos.
Estratégia: Você é casado? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Leonardo: Sou casado e tenho 2 filhas, de 9 e 5 anos. No começo foi um pouco difícil, mas com o tempo elas compreenderam a importância e me deram o apoio que precisava para atingir meus objetivos. O respeito ao meu local e horário de estudo foi fundamental para que eu pudesse me dedicar, além de me manterem motivado quando pensava em desistir.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Leonardo: Acho que vale a pena sim. Ver seu nome na lista dos aprovados tem um efeito enorme na confiança. Me lembro do dia da prova, quando vi o local lotado de concorrentes e comecei a duvidar que conseguiria. Afinal, tanta gente para um número tão pequeno de vagas, a tarefa parecia quase impossível! Agora, com o resultado definitivo publicado, estudo com mais confiança e motivação para os próximos objetivos, que são a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Leonardo: Na verdade, eu já me preparava para outros concursos desde novembro do ano passado, com foco no TJ-RJ. Como na época não havia sido publicado o edital ainda, me preparava estudando, entre outras matérias, Língua Portuguesa, Informática e RLM, matérias que também faziam parte do conteúdo programático do CRQ-RJ. Quando fiz a inscrição no concurso, separei 8 horas por semana para me dedicar ao conteúdo específico da prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Leonardo: Para a parte geral sim, mas logo que decidi começar a estudar para concursos, o edital do CRQ-RJ foi lançado. Isso me facilitou organizar uma rotina de estudos com um foco determinado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Através do YouTube. Quando eu cogitava a possibilidade de voltar a estudar para concursos, comecei a assistir algumas videoaulas de Direito Administrativo e Constitucional, pois não sabia nada dessas matérias. Foi quando conheci os professores Thallius Moraes e Adriane Fauth, que me fizeram gostar de estudar Direito (quem diria!). Quando soube que eles tinham se juntado ao Estratégia foi que tomei a decisão de me tornar assinante, e foi a melhor decisão que tomei. Hoje não consigo ficar uma semana sem assistir as aulas deles e dos Profs. Ricardo Vale, Herbert Almeida, Renan Araújo, Ricardo Torques, Décio Terror…estudar passou a ser divertido. Hoje posso dizer que #SouCoruja!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Leonardo: Usei muito os PDFs e assisti muitas horas de videoaula para o concurso do CRQ-RJ. Hoje faço uma combinação de estudo dos PDFs e videoaulas, procuro sempre participar dos simulados e maratonas aos fins de semana, além de complementar os estudos utilizando o Estratégia Questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Leonardo: Estabeleci que estudaria por, no mínimo, 6 horas diárias, sendo 3 horas na parte da manhã e 3 horas na parte da tarde. Durante essas 3 horas, eu me dedicaria a um único assunto, de forma que pudesse ler com calma e fazer alguns exercícios para garantir que aprendi a matéria. Assim, de acordo com a importância da matéria no concurso, eu dedicava mais ou menos tempo ao estudo daquela matéria. Caso tivesse alguma dificuldade na resolução dos exercícios, eu promovia um ajuste, dando maior ênfase ao estudo daquela matéria.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leonardo: Tive bastante dificuldade na Legislação específica do CRQ, pois era um tema que nunca tinha visto. A solução que encontrei foi direcionar os estudos através dos PDFs, aproveitando a experiência dos professores, e através da leitura (e releitura, e releitura…) de lei seca.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Leonardo: Procurei manter a programação que vinha fazendo. Na véspera da prova eu fiz uma passagem rápida e superficial pelo conteúdo, tomei cuidado com a alimentação e dormi cedo. Precisava estar bem no dia da prova. Já passei mal em dia de prova e perdi uma oportunidade por causa disso.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leonardo: Leitura, muita leitura. Não apenas de material didático, mas também artigos científicos, matérias da imprensa, além de seguir os conselhos e dicas dos professores. Isso faz bastante diferença.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leonardo: Entre os erros, creio que o principal foi negligenciar a revisão. Depois de um tempo, o conteúdo aprendido se perde. A revisão é fundamental na fixação do conteúdo. Do lado dos acertos, acho que estabelecer uma rotina de estudos estratégica com base no conteúdo cobrado foi fator determinante para a aprovação. Quando você se prepara mais para o que é mais cobrado, suas chances aumentam.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Leonardo: Sim, pensei em desistir. Mas quando pensava na aprovação e nos frutos que iria colher com isso, voltava a me motivar. Além disso, acompanhar as histórias das pessoas que venceram, também ajudou a manter vivo o sonho.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Leonardo: Retribuir todo o apoio e a confiança que recebi da minha família. Elas merecem muito mais ainda, e é por isso que eu sigo sonhando e lutando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Não desista do seu sonho, ele é possível! O seu esforço é o que vai determinar a sua aprovação. Não importa se você não estudou nas melhores escolas da sua cidade, se não foi o melhor da turma, se você já enfrentou outros fracassos. O que importa é a sua vontade de ser aprovado. Rala que rola!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]