Aprovada no concurso CRQ-RJ
“Muito foco e determinação são fundamentais! Quando for estudar, evite distrações para ter um maior rendimento, mesmo que seu tempo disponível para estudar seja curto. Revisão e resolução de questões são importantes e podem ser feitos de diversas formas em qualquer lugar”
Confira nossa entrevista com Stephanie Lopes dos Santos, aprovada em 1º lugar no concurso Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro (CRQ-RJ) no cargo de Analista de Compras:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você para que os nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Stephanie Lopes dos Santos: Sou formada em Administração, tenho 24 anos e sou do Rio de Janeiro.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Stephanie: Comecei a estudar para concursos no final de 2016 e sempre conciliei o trabalho com os estudos. Durante a semana é mais difícil, então eu só faço questões pelo celular no fim da noite ou no metrô. Aproveito quando estou à toa nos fins de semana e feriados para estudar material escrito ou ver videoaulas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Stephanie: Passei para o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia-RJ em 2018 para o cargo de assistente administrativo, em 2019 para o Conselho Regional de Medicina-RJ (CREMERJ), como agente administrativo e agora, em 2020, para o CRQ-RJ para Analista de Compras.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Stephanie: Fiquei feliz por ver que minha dedicação está sendo recompensada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Stephanie: Não deixei de sair com família, amigas, nem namorado. Acredito que é possível equilibrar os dois lados. Entretanto, em véspera de prova é mais complicado, então a compreensão das pessoas é fundamental.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Stephanie: Eu namoro e moro com meus pais. Meu pai é servidor público, então desde que comecei a estudar me apoiou muito e isso fez toda a diferença. Meu namorado também estuda para concursos, então muitas vezes estudamos juntos, trocamos notícias e é ótimo ter alguém para compartilhar o mundo dos concursos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Stephanie: Acredito que pra maioria das pessoas ficar em casa apenas estudando sem trabalhar não é uma opção, então concursos menores são uma opção. A maioria das provas tem matérias parecidas e as principais bancas são sempre as mesmas, então qualquer prova é válida para se manter ativo. Pretendo continuar com a rotina de estudos para provas maiores da área administrativa.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Stephanie: Na minha opinião, o tempo de estudo sem ter edital na praça faz toda a diferença, pois é nesse período que estudo as matérias mais comuns das provas. Dessa forma, quando o edital de alguma prova do meu interesse sai, é mais fácil focar nas matérias específicas. Sem edital pra seguir eu costumo estipular metas diárias de questões para resolver ou separar uma disciplina por dia para revisar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Stephanie: Conheci o Estratégia Concursos procurando por vídeos de matérias no Youtube e sigo o canal desde então.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Stephanie: Utilizei materiais gratuitos disponibilizados, vídeos no Youtube, aulões, mas pra mim com certeza a resolução de questões é a melhor forma para entender como o conteúdo é cobrado e para fixar a matéria. Além disso, tenho vários livros que meu pai conseguiu para mim em um sebo perto de casa. Como trabalho praticamente o dia todo no computador, às vezes o material em papel é bom.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Stephanie: Realmente é muita matéria, focar em um tópico por vez me ajuda. Gosto de arrumar o edital separando as matérias que preciso estudar menos e mais. Quando reviso, estudo várias matérias ao mesmo tempo. Para resolução de questões também gosto de misturar as disciplinas, acho que fica menos tedioso. Não abro mão de escrever, nem dos meus cadernos. Para mim, fazer resumos ajuda a organizar a matéria na cabeça, além de facilitar na hora de revisar e caso queira tirar alguma dúvida.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Stephanie: Eu sempre intensifico o estudo na semana da prova, mais ainda na véspera. Gosto de reler meus cadernos e tentar revisar o máximo de conteúdo possível.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Stephanie: Na minha prova teve discursiva e acredito que ter uma boa base de redação ajude. Como o cargo era Analista de Compras imaginei que a discursiva fosse ser sobre Administração de Materiais ou Licitações e Contratos, então no dia anterior à prova, li algumas matérias de sites e jornais sobre o assunto. Acredito que em provas discursivas a tendência para cair temas diretamente ligados ao cargo seja maior e vale dar uma atenção especial.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Stephanie: Durante a preparação você precisa se conhecer, ir aprendendo com os erros e aperfeiçoá-los. Acredito que é necessário testar e descobrir qual método é melhor para você. No meu caso, percebi uma grande diferença quando comecei a dar enfoque na banca da prova que eu estava estudando, pois as questões costumam se repetir, coisa que não fazia antes. Mas, ainda acho que preciso melhorar o gerenciamento das matérias.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente? Qual foi sua principal motivação?
Stephanie: O grande volume de matéria e o fato de que dificilmente um concurso não terá nenhuma matéria específica que precise ser estudada só para ele são fatores desestimulantes. Muitas vezes temos que estudar conteúdos que parecem “inúteis”. Por mais que não consiga a vaga em alguma prova, uma coisa que sempre me motiva é olhar para trás e ver o quanto eu evolui desde que comecei a estudar. Acredito que a preparação para provas aconteça com passos de formiga.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Stephanie: Muito foco e determinação são fundamentais! Quando for estudar, evite distrações para ter um maior rendimento, mesmo que seu tempo disponível para estudar seja curto. Revisão e resolução de questões são importantes e podem ser feitos de diversas formas em qualquer lugar. E claro, não desistir nunca =)
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]