“Persistência e paciência são as principais forças para alcançarmos os nossos sonhos e objetivos. Acreditem sempre no que estão fazendo e a hora certa vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Rafael Alves Becker, aprovado em 1º lugar no concurso do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª região, em Santa Maria, para o cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rafael Alves Becker: Olá! Sou Bacharel em Administração. Tenho 30 anos. Natural de Alegrete – Rio Grande do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Os motivos foram as ótimas remunerações, a estabilidade e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rafael: A minha dedicação era exclusiva aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rafael: Fui aprovado:
– 1ª Colocação em assistente administrativo no Conselho Regional de Nutricionistas – RS;
– 3ª Colocação em assistente administrativo no Conselho Regional de Psicologia – RS;
– 3ª Colocação em assistente administrativo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – OBS: Na prova objetiva fiquei em primeiro, mas obtive a 3ª colocação, porque existia, no edital, pontuação sobre a experiência profissional.
Tive também outras aprovações no INSS, Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal de Alegrete; esses com colocações distantes dos primeiros colocados.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Rafael: Foi a melhor possível, praticamente não acreditei. Foi após um tempo que caiu a ficha sobre essa conquista. Todo o esforço e persistência materializados nesse momento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rafael: A minha postura em relação aos estudos foi flexível, saia com amigos e mantinha uma vida social ativa, mas, ao mesmo tempo, mantinha horários de foco total nos estudos. É possível manter ambos sem esquecer do objetivo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rafael: Namoro há 8 anos e não tenho filhos. Minha família sempre me apoiou nos estudos e me proporcionou condições para que conseguisse chegar ao meu objetivo. Sou eternamente grato aos meus pais, a minha namorada e amigos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rafael: Eu acho que vale a pena sim, levando sempre em consideração o que cada um aprecia de fato e, com isso, almejando concursos melhores. Pretendo continuar estudando para o Ministério Público Federal, também na área administrativa da Polícia Federal e, além disso, cogitando concursos da carreira de tribunais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Rafael: Já faz alguns anos que estudo, mas especificamente para esse concurso foram, mais ou menos, 6 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rafael: Sim, eu tive vários momentos assim, mas a vontade de realizar os meus sonhos sempre prevaleceu, e isso tem que ser focado todos os dias, horas e minutos durante a trajetória.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Através do Youtube.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rafael: Meus materiais são: cursos com videoaulas, PDFs e também sites para realização de questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Rafael: Primeiramente, eu estudo uma matéria por dia, organizada por ordem de importância (português, direito administrativo, informática, conhecimento específico…), em torno de 6 a 8 horas. Começo a assistir a aula, mas antes, reviso o conteúdo anterior. Após o término, faço a revisão da mesma, a fim de elaborar o meu resumo e, juntamente a isso, vem o principal: a resolução de muitas questões. Assim, faço muitas repetições, tanto de leitura do resumo como revolvendo exercícios.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafael: Eu tinha dificuldades em raciocínio lógico e em alguns pontos de português. A superação destes empecilhos foi, basicamente, através da procura de outros tipos de explicações com vários professores, ao ponto que conseguisse chegar ao entendimento correto e da forma mais clara possível. Após isso, eram feitas muitas repetições com resumos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rafael: Esse período é bem agitado, manter a calma é fundamental para o dia da prova. Eu passava esse tempo assistindo muitas aulas de revisão e fazendo questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rafael: Tiveerros na parte de elaboração dos resumos, pois ficavam grandes. Na resolução das questões, a ansiedade me atrapalhou um pouco, porque queria resolvê-las rapidamente.
Acredito que meus acertos foram a grande quantidade de exercícios realizados para melhorar meu desempenho e conhecer as características de cada banca.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rafael: Essa trajetória é muito difícil, pensei várias vezes em desistir, mas a vontade de realizar os meus sonhos se sobressaiu diante das dificuldades. Junto a isso, sempre acreditando em Deus, que tudo iria melhorar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rafael: Remuneração e benefícios ótimos, estabilidade, proporcionar uma vida melhor e tranquila para as pessoas que amo, e contribuir com a sociedade da melhor maneira possível.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: O conselho que dou a todos é: “Não desistam nunca”. Persistência e paciência são as principais forças para alcançarmos os nossos sonhos e objetivos. Acreditem sempre no que estão fazendo e a hora certa vai chegar. “Gratidão”.