“A pessoa precisa dar o primeiro passo e ir adequando os estudos a sua rotina. Deixo meu grande abraço e sentimento de gratidão ao Curso Estratégia que é, sem dúvida, o melhor do Brasil, com um time de professores de altíssimo nível”.
Confira a nossa entrevista com a Juliana Gava de Oliveira, aprovada em 9º lugar no concurso do Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região, em Porto Alegre, para o cargo de Secretária Administrativa:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Juliana Gava de Oliveira: Sou bacharela em Direito (2018/2-PUCRS), tenho 36 anos, sou natural de Marau/RS e resido em Porto Alegre há 17 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Quando concluí a graduação, fiquei um tempo sem saber o que fazer, pois não queria advogar. Depois de um tempo de formada, decidi começar a estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Juliana: Eu optei por solicitar o desligamento do meu trabalho na área privada no ano de 2019 e, desde então, só estudo para concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Juliana: Iniciei prestando concursos na área administrativa no final de 2019, obtive classificação para o cargo de Secretária Administrativa do CRN/2 – 9º posição.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados (as)?
Juliana: Senti uma imensa alegria e decidi não parar mais de estudar. Quando vi o meu nome, senti que era possível ser aprovada e comecei a almejar outros cargos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Juliana: Sou uma pessoa de poucos amigos, que adora ficar em casa, então não tive dificuldades.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Juliana: Sou solteira, sem filhos, sem namorado e moro sozinha em um bairro silencioso. Minha família mora no interior e me apoia totalmente.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Juliana: O concurso do CRN foi um impulso, e a partir da minha aprovação, eu não parei mais de estudar. Almejo a carreira em Tribunais, então a disciplina é constante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Juliana: Estudei por 6 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Juliana: Eu comecei a estudar quando saiu o edital, porém, após a realização do concurso do CRN, dei continuidade aos estudos sem ter edital na praça para me preparar com mais afinco.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Por meio das aulas gratuitas no Youtube.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Juliana: As videoaulas e os materiais em PDF. O time de professores é excelente.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Juliana: Eu utilizo um app chamado Flashcard, e organizo perguntas e respostas para memorizar matérias mais complexas. No momento que estou lendo a lei seca, aproveito para gravar e fico ouvindo enquanto faço as refeições ou atividades do lar.
Costumo estudar duas matérias por dia e fazer questões após o estudo. Distribuo o meu horário em média 3h de estudo pela manhã e 4h pela tarde. Acredito que o concurseiro precisa experimentar todas as ferramentas que tem à disposição, que são muitas, e ir examinando qual é a melhor maneira para otimizar seus estudos. Cada pessoa assimila a matéria de um jeito, não existe uma fórmula única.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Juliana: Minha maior dificuldade é Língua Portuguesa. Procuro dar prioridade total para estudo e revisão dos milhares de assuntos (conjunções, classificação do “que”…)
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Juliana: Eu continuei estudando e fazendo revisões. Apenas no dia da prova que não estudei.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Juliana: Eu deveria ter feito mais questões, o que já adequei ao meu estudo. O concurseiro precisa fazer o casamento de: teoria, questões, revisão e ter ferramentas como ouvir a lei seca e memorizar regras.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Juliana: A nomeação em concurso público é meu projeto de vida. Logicamente que tem dias que bate um desânimo, então eu não forço o estudo, fico ouvindo a lei seca e faço menos questões que o habitual, mas não deixo o dia passar em branco, alguma coisa eu estudo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Juliana: A possibilidade de ter uma renda digna.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliana: Eu encaro a nomeação em concurso público como a fila do SUS para fazer um procedimento. Vai demorar, tu nunca sabe quando será a tua vez, mas ela chegará! Você precisa se manter firme.
A pessoa precisa dar o primeiro passo e ir adequando os estudos a sua rotina. Não importa se a pessoa trabalha, estuda, tem família e seus afazeres, se ela puder fazer algum movimento (assistir uma aula, fazer um resumo), já é alguma coisa. Temos que ter consciência que 1 é maior que zero!
Deixo meu grande abraço e sentimento de gratidão ao Curso Estratégia que é, sem dúvida, o melhor do Brasil, com um time de professores de altíssimo nível.