Aprovada no concurso COREN SC
“O segredo é persistir e ter disciplina. Encarar o estudo como um trabalho, com horário de início e fim. Quando nos dedicamos a algo, certamente o resultado acontece conforme foi planejado.“
Confira nossa entrevista com Ana Paula Theodoro, aprovada em 2º lugar no concurso COREN de Santa Catarina para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ana Paula Theodoro: Sou formada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tenho 41 anos. Sou de Dourados-MS e atualmente moro em Florianópolis-SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula: Pensei em estudar para concurso por influência do meu marido e também porque estava desempregada.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ana Paula: Não trabalhava, porém não me dedicava inteiramente aos estudos, porque tenho uma filha de 8 anos que ainda exige atenção.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ana Paula: Já fui aprovada pra prefeitura de Araquari-SC em 5º lugar – Contador, UFGD em 6º lugar – Auditor, Prefeitura de Antônio Carlos-SC em 5º lugar – Fiscal de Tributos, Prefeitura de Florianópolis-SC em 32º lugar – Assistente Administrativo, Câmara de Biguaçu-SC em 6º lugar – Contador, IBGE em 4º lugar – Contador, Processo Seletivo SES-SC em 28º lugar – Técnico em Atividades Administrativas, COREN-SC em 2° lugar – Contador e também o último concurso realizado.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Ana Paula: A sensação que tive foi de realização e de reconhecimento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ana Paula: Na verdade, eu não tinha vida social. Quando me convidavam, eu sempre arrumava uma desculpa pra não ir. E quando ia, tinha a sensação de um dia perdido.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Ana Paula: Sou casada, tenho uma filha de 8 anos. Meu marido me apoiou muito em minha caminhada de concurseira – ainda sou -, principalmente com nossa filha.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo.
Ana Paula: Meu objetivo era passar para o cargo de contador, porém ainda pretendo continuar estudando rumo ao TCE-SC.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Ana Paula: Na verdade não direcionei um tempo ao concurso do COREN, foi uma caminhada de concurso em concurso. De início, me dediquei mais ao concurso da Câmara de Biguaçu que ao concurso do COREN.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ana Paula: Estudei sem edital na praça sim. Para manter a disciplina encarava os estudos como um trabalho formal, com horário de início e término.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Conheci o Estratégia Concursos procurando material para concursos na internet. Primeiramente assistia as aulas no canal do Youtube, fui conhecendo os professores e gostando da maneira como eles conduziam as aulas. A partir daí, passei a ser assinante.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Ana Paula: Usei aulas em PDF e em vídeos. Para mim, o que funcionava melhor era ler o PDF e fazer a revisão com o vídeo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Ana Paula: Para estudar todo o conteúdo, fazia uma tabela de quantas horas precisaria para passar por todo o conteúdo. Tentava ao máximo passar por todo o edital. Eu fazia uma primeira leitura do material no PDF, em seguida via o vídeo, e último momento fazia os exercício. Quando errava ou sentia mais dificuldade em algum ponto da matéria, voltava e fazia a releitura do PDF. Passava aproximadamente 6 horas líquidas por dia estudando.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma disciplina? Qual? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ana Paula: Tive muitas dificuldades em TI, foi complicado estudar e ainda é.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Ana Paula: Na semana que antecedeu a prova, fiquei focada na revisão. Contudo, estudei todos os dias, inclusive na véspera da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação – se é que houve -, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ana Paula: No começo meu erro foi ser concurseira “Netflix”, mas com o tempo aprendi a estudar. Lia o PDF, e quando não entendia a matéria, assistia o vídeo e, por fim, respondia questões sobre o assunto.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ana Paula: Pensei em desistir por diversas vezes e procurar um emprego na área privada. Porém pra continuar em frente sempre buscava me motivar com histórias de pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ana Paula: Minha motivação principal foi ficar desempregada. Nesse momento resolvi que seria servidora pública.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: O segredo é persistir e ter disciplina. Encarar o estudo como um trabalho, com horário de início e fim. Quando nos dedicamos a algo, certamente o resultado acontece conforme foi planejado.