Aprovado em 1° lugar no concurso COMDEP para o cargo de Engenheiro Ambiental
Concursos Públicos
“Se não obteve a aprovação no primeiro concurso, tente duas, três, …, dez vezes, mas não desista. Se o plano não funcionar, mude o plano e não o objetivo final. Dedique-se, invista em você mesmo que um dia a aprovação vem”
Confira nossa entrevista com Rafael Cesar de Oliveira Cyrne, aprovado em 1° lugar no concurso COMDEP para o cargo de Engenheiro Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Cesar de Oliveira Cyrne: Oi Pessoal do Estratégia. Eu sou o Rafael Cyrne, sou Engenheiro Ambiental de formação, tenho 27 anos e sou natural de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: A decisão de começar a estudar para concursos começou dentro de casa. Sou filho de funcionários públicos e sempre vi a estabilidade como algo que eu gostaria de alcançar. Conheço inúmeros casos de funcionários de grandes empresas e indústrias que eram demitidos sem qualquer justificativa e nunca quis passar por isso. Logo, desde novo, aos 18 anos, vi que a estabilidade do cargo público era o que fazia sentido para mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafael: Trabalho desde 2015 no setor público e nunca parei de trabalhar para estudar. Eu tinha um professor que brincava questionando o que fazíamos de “meia noite às seis”, mas isso nunca funcionou pra mim.
Sempre prezei por uma boa qualidade de sono para o dia render mais, então minha forma de estudo geralmente era: fazer questões durante os momentos livres no trabalho – inclusive no horário de almoço – e rever a teoria quando chegava em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rafael: Já fui aprovado em mais de dez concursos desde que comecei a fazer prova. Vou citar os que fui convocado e as aprovações mais relevantes.
CONVOCAÇÃO
2014 – Prefeitura Municipal de Volta Redonda – Auxiliar Administrativo – 47º Lugar – 110 vagas
2015 – Secretaria Municipal de Saúde – PMVR – Agente Comunitário de Saúde – Prova Gabaritada – 2º Lugar – 16 vagas
2016 – Prefeitura Municipal de Volta Redonda – Auxiliar de Laboratório – 5º Lugar – 7 vagas
2019 – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa – Engenheiro Ambiental – 2º Lugar
2020 – Prefeitura Municipal de Uberlândia – Fiscal de Meio Ambiente – 3º Lugar
APROVAÇÕES RELEVANTES
2015 – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – Profissional da Área Técnica – PRAT – 3º Lugar
2020 – Prefeitura Municipal de Cruzeiro – Engenheiro Ambiental – 3º Lugar
2021 – Marinha do Brasil – Engenheiro Ambiental 1º Distrito Naval – 1º Lugar
2022 – IBAMA – Técnico Ambiental/RJ – 13º Lugar
2022 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Técnico Universitário Superior (Engenheiro Ambiental) – 4º Lugar
2022 – Prefeitura Municipal de Mendes – Engenheiro Ambiental – 2º Lugar
2022 – Prefeitura Municipal de Amparo – Engenheiro Ambiental – 3º Lugar
2023 – Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Engenheiro Ambiental – 1º Lugar
Com toda certeza vou continuar estudando e que venha as próximas aprovações. Não há limites para quem tem “sangue nos olhos”.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael: Sempre fui uma pessoa mais caseira, nunca fui muito de sair. O fato é que não mudei meus hábitos durante a preparação, continuei saindo com os amigos e com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael: Sou criado numa família de funcionários públicos. Pai, mãe, irmão, tios e tias. Logo, sempre obtive apoio da família. Além disso, quando resolvemos entrar nessa vida de “concurseiro”, tendemos a ficar mais próximo dos amigos que tem objetivos parecidos conosco.
Sempre que tem alguma vaga de concurso pra engenheiro ambiental, minha família e meus amigos me mandam o edital no Whatsapp, independente da localização. Recebo vagas no Nordeste e no Centro-Oeste, quase semanalmente (rs).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael: Especificamente para o concurso da COMDEP, estudei menos de dois meses. Eu já tinha uma boa base de conhecimentos específicos da área de Engenharia Ambiental, só tive que reforçar a parte de Noções de Administração Pública e estudar totalmente do zero a parte de Conhecimentos Gerais do Município de Petrópolis.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: Como sou “concurseiro” há quase dez anos, tenho uma base muito boa nas disciplinas que costumam ser cobradas na maioria dos concursos. Assim, tenho preferência pelo curso em PDF, já que com ele conseguimos absorver muito conhecimento num tempo menor. Para as disciplinas que não tenho muita familiaridade, eu recomendo as videoaulas que, embora demore um pouco mais, você tem uma fixação muito melhor do conteúdo.
Para mim, as aulas presenciais não se aplicam devido a correria do dia-a-dia e a falta de tempo para estar presente em locais que muitas vezes são em outros municípios. E o mundo dos concursos, das leis, se atualizam diariamente. Um livro pode ficar desatualizado em meses e até em semanas, dependendo do assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Conheci o Estratégia em 2019, quando comecei a estudar para concursos da área ambiental. Lembro de procurar no Youtube uma aula sobre Princípios do Direito Ambiental e encontrei uma aula do Professor Rosenval Júnior. Em menos de uma hora de videoaula, sentia que já dominava o assunto. Assim, fui procurar mais sobre o Estratégia e lembro que o primeiro curso que comprei foi o curso de Engenheiro Ambiental para Prefeitura de Rio das Ostras, na época eu nem imaginava que existia as assinaturas. Achei o curso para a Prefeitura de Rio das Ostras muito completo, o professor André Rocha demonstrava que dominava os assuntos e, como estávamos na pandemia, a prova que iria ocorrer em 2020, foi acontecer só em março de 2022. Acertei 42 das 50 questões. E antes mesmo da prova acontecer, eu já tinha virado assinante do Estratégia e nesse mês de Abril de 2023, virei assinante vitalício.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Rafael: Antes de conhecer o Estratégia, eu tinha comprado apostilas daquelas que vendem nas bancas de jornais. Aquelas apostilas gigantes, de quase 500 páginas, que continham diversas informações desnecessárias para concurso. Além disso, quando não entendia algo da apostila, tinha que procurar na internet vídeo sobre a disciplina para tentar entender.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rafael: Fiz o Concurso da Câmara Municipal de Volta Redonda. Fui aprovado, mas não dentro do número de vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael: Com toda certeza. O Estratégia foi um divisor de águas na minha preparação para concursos públicos. Os materiais atualizados, sucintos, os resumos, as questões comentadas e as videoaulas me auxiliaram muito nas minhas aprovações.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Particularmente prefiro estudar uma disciplina por dia. É extremamente importante estudar antes de sair o edital. Como trabalho durante o dia e prezo por um sono de qualidade, não tenho muitas horas para estudar. Normalmente eu estudava no máximo 2 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: Faço minhas revisões através de questões. Quando começo a errar muitas questões de um mesmo assunto, faço uma releitura do PDF para encontrar onde estou errando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: A resolução de exercícios é fundamental para se preparar bem para qualquer prova. Considero a parte mais importante. Nós aprendemos muito resolvendo questões. Desde 2019, quando iniciei a preparação para concursos públicos na área ambiental, já resolvi mais de 7.200 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: Tenho muita dificuldade em Direito Constitucional e Direito Administrativo, resolvi abrir mão e parar de fazer provas que caia essas disciplinas (rs).
Brincadeiras a parte, não existe atalho: quando encontramos matérias com muita dificuldade, o segredo é estudar, ler os PDFs, assistir as videoaulas, resolver questões e repetir todo esse processo até a exaustão.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Na semana da prova e no dia anterior a prova foi só fazer questões e reler superficialmente os itens de maior dificuldade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: O principal erro da maioria dos concurseiros é a procrastinação. Deixar para começar a estudar após a publicação do edital, deixar a estudar no mês da prova. No mundo dos Concursos Públicos, tempo é essencial. Um dia perdido, pode significar uma questão e significar sua aprovação.
Meu principal acerto é nunca desistir. Nos últimos anos, via a classificação batendo na porta, mas não chegava. Ficava em segundo, em terceiro lugar e muitas vezes ficava desanimado com isso. Mas é continuar estudando e fazendo as provas, que uma hora a classificação chega.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Algumas vezes cheguei a desanimar, pensei em desistir, mas tem uma frase que é famosa no mundo dos concursos que diz que “concurso não se faz para passar, se faz até passar.” Quando eu vejo os salários da iniciativa privada e comparo com os salários e benefícios do serviço público, me motiva para continuar e seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Aconselho começar HOJE a estudar. Não existe atalhos, não existe milagres. Pare de terceirizar a culpa e assuma o compromisso. É muito fácil nós botarmos a culpa no examinador que elaborou questões difíceis, nos concorrentes que tem mais tempo para estudar, na escola que estava quente ou fria no dia da prova.
Se não obteve a aprovação no primeiro concurso, tente duas, três, …, dez vezes, mas não desista. Se o plano não funcionar, mude o plano e não o objetivo final. Dedique-se, invista em você mesmo que um dia a aprovação vem.