Aprovado em 4° lugar no concurso COMDEP para o cargo de Engenheiro de Segurança
Concursos Públicos
“Façam muitas questões, tenham foco, disciplina e constância no objetivo.”
Confira nossa entrevista com Johnny Marques Campos, aprovado em 4° lugar no concurso COMDEP para o cargo de Engenheiro de Segurança:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Johnny Marques Campos: Sou formado em Engenharia de Produção e pós-graduado em Engenharia de Segurança, tenho 29 anos e sou de São Gonçalo (RJ).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Johnny: Por um tempo pude me dedicar integralmente aos estudos, mas na maior parte da minha preparação tive que conciliar o trabalho com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Johnny: Durante minha trajetória, realizei diversos concursos, os quais obtive algumas aprovações, entre elas, o concurso da Liquigás, no qual fiquei em 4° colocado para técnico. Pretendo continuar estudando, pois quero prestar outros concursos ainda.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Johnny: O estudo para concursos é algo de médio a longo prazo, percebi que precisava adaptar minha rotina para me manter nesse objetivo a longo prazo, então procurei não me abster do convívio social, porém como conciliava trabalho com estudo, tive que limitar os momentos de lazer somente aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Johnny: Alguns familiares e amigos entendiam e apoiavam, já outros não.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Johnny: Direcionado para esse concurso há alguns meses, porém já me preparava há anos para concursos nessa área. Acredito que já ter uma bagagem de estudo construída antes do edital é um dos fatores que levam à aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Johnny: Grande parte da minha preparação foi com o material em PDF, principalmente com as questões que vinham ao final das aulas, usava também alguns resumos e esquemas que tinham no próprio material escrito. Utilizava videoaulas ao final do dia, quando já estava esgotado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Johnny: Após muito tempo estudando com materiais de baixa qualidade, pesquisei um curso com alto índice de aprovação e que tivesse um material mais direcionado, então encontrei o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Johnny: O material em PDF é bem direcionado e foca nos assuntos mais cobrados pelas bancas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Johnny: Fazia ciclos de uma a duas horas por disciplina, a quantidade desses ciclos na semana variava de acordo com o peso de cada. Devido ao trabalho, fazia entre 5 a 6 horas líquidas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Johnny: Minhas revisões eram feitas através de questões, leitura da legislação com os grifos, resumos e flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Johnny: Os exercícios fazem parte de um estudo ativo, então dedicava bastante tempo nessa atividade. Além das questões do material escrito, fazia questões de um site do qual sou assinante. Durante toda minha preparação, acredito ter resolvido mais de 15 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Johnny: Quando comecei os estudos, sem dúvida, a disciplina com maior dificuldade era português, após muitas questões resolvidas, consegui aumentar os índices de acerto e para minha surpresa tive uma excelente nota.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Johnny: Faltando algumas semanas para a prova, parei de tentar absorver qualquer conteúdo novo e foquei apenas nas revisões. Na véspera, comecei a reduzir um pouco a carga horária para tentar chegar mais descansado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Johnny: Não ter feito questões desde o início da preparação, além disso, ter perdido muito tempo elaborando resumos longos e sem efetividade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Johnny: Nunca pensei em desistir, porém tive diversos momentos de desânimo em que não tinha vontade de estudar, mas procurava não deixar meus atos serem conduzidos pela motivação e sim por disciplina.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Johnny: Façam muitas questões, tenham foco, disciplina e constância no objetivo.