Aprovado em 6° lugar no concurso CNMP para o cargo de Técnico – Administração
Concursos Públicos
“Passar no concurso exige disciplina, persistência e foco. Não desista dos seus sonhos. Realmente não é fácil dedicar muitas horas por dia ao estudo, ainda mais com tantas distrações atrativas ao nosso redor […]”
Confira nossa entrevista com Kaio Kepler Johhan Ribeiro Silva de Araújo, aprovado em 6° lugar no concurso CNMP para o cargo de Técnico – Especialidade Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kaio Kepler de Araújo: Tenho 38 anos e sou formado em Relações Internacionais. Nascido em Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kaio: Eu iniciei a minha trajetória profissional direto no serviço público, como estagiário, à época da minha graduação, em uma Autarquia Federal. Com o fim do estágio eu continuei atuando no serviço público, ora ocupando um cargo em comissão, ora como colaborador. E foi durante essa jornada que eu percebi que o meu lugar é no serviço público. A independência financeira e a estabilidade foi sempre o que procurei. A minha mãe é servidora pública – agora aposentada – e isso também contribuiu bastante na minha escolha.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kaio: Sim, eu sempre trabalhei e estudei ao mesmo tempo e acho que eu rendia bastante assim. Eu estudava nos horários vagos e principalmente no horário do almoço. Eu também comecei a chegar 1 hora e meia antes do início do horário do meu trabalho, justamente para estudar e aproveitar esse período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Kaio: Eu estou aprovado em outros dois concursos públicos (ADASA e Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF), fora das vagas imediatas, mas dentro do cadastro reserva.
Sim, eu pretendo continuar estudando. Aliás, eu ainda estou estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kaio: A minha vida social diminuiu bastante durante os meus estudos, mas eu nunca deixei de relaxar e aproveitar com os amigos e familiares durante os finais de semana. Acho importante ter esses momentos de lazer e acredito que isso contribuiu para a minha aprovação. Não deixei de frequentar a academia também. Exercícios físicos são importantes não apenas para o corpo, mas também para a nossa mente, principalmente com tantas matérias a serem estudadas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kaio: 100%. Minha mãe é servidora pública aposentada e entende perfeitamente o quão desafiador é a rotina de estudo de um candidato. Ela sempre foi a minha maior inspiração e incentivadora.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kaio: Para este concurso específico eu estudei focado por 3 meses, aproximadamente. Foi uma rotina intensa. Estudava de segunda a sexta, em média 06 horas por dia. Aos sábados e domingos, por incrível que pareça, eu estudei bem pouco. Eu utilizava os finais de semana apenas para fazer revisões pontuais do que eu considerava importante. Como eu estudava bastante durante a semana, eu optei por pegar leve nos finais de semana justamente para não perder o foco durante a semana e ter um tempo para espairecer.
Outro ponto que contribuiu muito na minha aprovação foi o fato de ter estudado bastante durante o período da pandemia, mesmo sem editais publicados. Nesse sentido, matérias básicas que caem em todos os concursos públicos como Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Pública e até Administração Financeira e Orçamentária eu já tinha estudado todo o conteúdo antes do edital sair. Quando o edital foi publicado, eu estava com quase todo o conteúdo já estudado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Kaio: Basicamente eu estudei apenas pelos materiais em PDF e na realização de milhares de questões de provas anteriores. Eu também não deixei de ler a Lei seca, uma vez que as bancas elaboram a maioria de suas questões baseadas na letra pura da Lei.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kaio: Eu conheci o Estratégia Concursos no início dos meus estudos, por meio das aulas demonstrativas disponíveis gratuitamente aos estudantes. Como eu achei o material de fácil e rápido entendimento, optei por fazer a assinatura de alguns cursos ofertados. Ter um material direcionado e elaborado por excelentes professores foi, sem dúvida, decisivo para a minha aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Kaio: Com certeza sim. As aulas em PDF me deram uma ótima base e eu as considero muito didáticas. O último material que eu utilizei do Estratégia foi o material Passo Estratégico, que serve na verdade como um guia, por ser mais compilado e direcionado que os materiais tradicionais, inclusive com análises estatísticas acerca do que é mais cobrado. Com o Passo Estratégico a gente consegue visualizar os pontos mais cobrados de todas as disciplinas e priorizar esse conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Kaio: Eu montei uma tabela simples no Excel para guiar os meus estudos e definir quais aulas eu iria estudar por dia. Eu estudava de segunda a sexta, em média 06 horas líquidas todos os dias. Alguns dias até mais do que isso. Com o edital publicado eu comecei a chegar 1h e meia antes do início do meu horário de trabalho e já começava a estudar. Como eu tinha duas horas de intervalo para o almoço, 1h e meia desse tempo também era destinado aos estudos. Por fim, eu também comecei a sair 1h e meia após o término do meu expediente de trabalho justamente para aproveitar o máximo de tempo possível. Eu optei por estudar mais de uma matéria por dia, intercalando entre as que eu considerava mais fácil e difícil.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Kaio: Eu não fazia resumos. Eu até cheguei a fazê-los no início dos meus estudos. Porém, eu percebi que eu estava perdendo muito tempo. Com o tempo, as minhas marcações nas aulas em PDFs tornaram o meu resumo e, consequentemente, as minhas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kaio: A resolução de exercícios, para mim, é mais do que fundamental. É mais do que a cereja do bolo. E eu demorei um bom tempo até perceber isso. No início dos meus estudos eu pequei por priorizar muito a leitura dos conteúdos e realizar poucos exercícios. Com o tempo e conforme eu resolvia mais questões, eu percebi um aumento significativo no meu desempenho.
Para este concurso eu resolvi por volta de 5.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kaio: Após a publicação do Edital e analisando o conteúdo que seria cobrado, eu imaginei que a matéria mais difícil dessa prova seria Administração Financeira e Orçamentária, e foi dito e feito. A prova estava absurdamente pesada. A minha estratégia foi priorizá-la durante os meus estudos, principalmente realizando centenas e centenas de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kaio: Na semana que antecedeu a prova eu foquei na realização de muitos exercícios e revisões durante o dia. A noite eu assisti aos vídeos do Reta Final referente ao concurso, disponibilizados no canal oficial do Estratégia Concursos no youtube. No sábado eu não estudei. Eu fui ao clube para curtir o dia e relaxar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kaio: O meu maior erro, sem dúvida, foi a resolução de poucas questões no início dos meus estudos.
O meu maior acerto, consequentemente, foi o oposto disso. Foi a realização do máximo de questões possíveis. Mas não adianta apenas resolvê-las por resolver. É preciso um estudo ativo com as questões. Entender o porquê delas estarem certas ou erradas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kaio: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kaio: Passar no concurso exige disciplina, persistência e foco. Não desista dos seus sonhos. Realmente não é fácil dedicar muitas horas por dia ao estudo, ainda mais com tantas distrações atrativas ao nosso redor. Porém, esse tempo de dedicação vale muito a pena quando consideramos os benefícios e recompensas alcançados após a aprovação.