Aprovado em 52° lugar no concurso CBM-TO para o cargo de Aluno - Praça/Masculino
Concursos Públicos“Quando pensar em desistir, descansa, pensa no porquê você começou e depois retorna no gás, não negligencie o cansaço, mas não seja procrastinador.”
Confira nossa entrevista com Murilo Batista Araujo, aprovado em 52° lugar no concurso CBM-TO para o cargo de Aluno – Praça/Masculino:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Murilo Batista Araujo: Eu tenho Ensino Médio completo, 20 anos e minha cidade é Araguaína-TO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Murilo: Eu nunca quis fazer faculdade, então, no meu terceiro ano do Ensino Médio eu decidi que começaria a estudar para carreiras militares e assim iniciou minha jornada para a ESA, em 2019.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Murilo:
Sim, minha jornada era comercial, das 8h às 18h, eu estudava das 3h30 às 7h, no horário do almoço eu respondia questões e quando chegava do trabalho eu estudava das 19h às 22h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Murilo: Esse é o primeiro, fiz 3 tentativas para a ESA, mas nunca consegui passar. E, sim, ainda pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Murilo: Eu me distanciei por um bom tempo dos amigos, não saía muito e, quando saía, era com a minha namorada, mas nunca até tarde e nem no meio de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Murilo: Sim, minha mãe e minha irmã foram os alicerces para eu conseguir. Minha mãe acordava junto comigo para fazer o café ou me acordar quando eu não acordava. Minha irmã me ajudava quando podia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Murilo: Eu estava vindo de mais uma reprovação da ESA e, logo em seguida, saiu a especulação que iria ter o CBMTO, minha mãe que me fez parar de focar na ESA e estudar focado para o CBMTO, foram cerca de 4 meses, mas de estudos já eram 4 anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Murilo: Meu foco era videoaula, fazia resumo e respondia muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Murilo: Todo concurseiro conhece todos os cursos preparatórios, com o tempo ele vai conhecendo o foco de cada um deles e vendo qual se encaixa mais com sua realidade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Murilo: O curso foi muito bem direcionado, sem muita enrolação, isso era o que eu precisava por ter pouco tempo para estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Murilo: Eu mesmo fiz meu plano de estudos, estudava duas matérias por dia e focava muito em questões. Em média 5 a 6 horas líquidas. Nunca cronometrei o tempo sentado estudando, mas tinha a minha rotina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Murilo: As revisões eram feitas com questões e meus resumos, simulados eram todos os domingos
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Murilo: É o ponto mais importante, é onde você vai fixar e relembrar o que estudou. Não lembro quantas questões fiz, pois nunca foquei em número de questões, horas de estudos. Eu já tinha pouco tempo para estudar e se eu fosse fazer isso, não estudava.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Murilo: Minha dificuldade era o português, então para eu me sair bem nela eu diminuía o foco na que eu estava muito bem e colocava português no lugar dela.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Murilo: Eu fiz apenas questões, simulados e muita redação. Minha prova era no domingo, eu saí da minha cidade na sexta e no sábado eu tive uma Revisão de Véspera em um curso presencial na cidade onde iria acontecer a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Murilo: Eu primeiro conheci a banca. A redação da banca da minha prova era bem peculiar, então foquei no que ele realmente pediria. O tema eu consegui estudar, pois foi o que eu sempre apostei. Até falei para os colegas de trabalho qual seria o tema que eu apostaria que iria cair e consegui acertar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Murilo: Na época eu já tinha um tempo no mundo dos concursos, então trilhei bem como seria meu caminho até a prova e consegui fazer todo o planejado. Sobre erros, creio que estava muito na privação de sono. A minha cabeça começou a doer bastante com o tempo, mas era necessário.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Murilo: Sim, pensei várias vezes em desistir, mas tinha minha mãe e irmã apoiando, minha namorada do meu lado…Eu não queria decepcioná-las e eu tbm queria muito ter meu dinheiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Murilo: Foque em um concurso, não tente abraçar o mundo. Faça o básico bem feito e dará tudo certo. Tire um ou dois anos para focar nos seus estudos para você conseguir colher os frutos. Quando pensar em desistir: descanse, pense no motivo de você ter começado e, depois, retorne com gás, não negligencie o cansaço, mas não seja procrastinador.