Aprovada em 5° lugar no concurso CBM-TO para Aluno-Praça/Feminino
Concursos Públicos
“Não desista, das suas metas, dos seus sonhos… Por mais cansativo que seja, por maior que seja a vontade de parar, não pare. Porque o teu sonho não é impossível e o caminho te molda para a vitória.”
Confira nossa entrevista com Thayanne Serpa da Silva Corado Bispo, aprovada em 5° lugar no concurso CBM-TO para Aluno-Praça/Feminino:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thayanne Serpa da Silva Corado Bispo: Me chamo Thayanne Serpa, tenho 28 anos de idade, natural de Barreiras- BA, mas morei em Formosa do Rio Preto- BA durante toda a minha infância e parte da adolescência. Me mudei para Palmas- TO onde me formei no curso de Engenharia Civil, final do ano de 2017. E em 2019, iniciei o Mestrado em Engenharia Aeroespacial na Federal de Pernambuco. Durante os últimos anos da graduação, iniciei meus estudos voltados à concursos públicos, dei uma pausa durante o mestrado e logo voltei ao foco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thayanne: Meus pais são concursados, além de outros familiares, então cresci vendo a estabilidade e a carreira que um concurso público oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thayanne: Somente estudava, mas não com exclusividade para concursos, houve um período que optei por dar uma pausa e terminar outras metas já iniciadas antes de voltar a focar de fato para concursos na área que tinha interesse.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thayanne: As minhas aprovações, de fato, iniciaram esse ano, fui aprovada no concurso da PMBA no cargo de ALUNO SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR – FEMININO para a região de Barreiras- BA na posição 12º na prova objetiva e em 28º no ranking geral, além do concurso para o CBMTO, o qual obtive posição final e atual como 1º lugar para o cargo de ALUNO PRAÇA/FEMININO. Não parei de estudar desde então.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thayanne: Durante o período em que estudava, abri mão de alguns hábitos e procurei aproveitar mais o tempo me preparando e estudando para os concursos os quais iria prestar nesse ano de 2023. Não deixei a família e os amigos de lado, mas procurei aumentar as horas de estudos, além de conciliar com o preparo físico para realização do Teste de Aptidão Física (TAF).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thayanne: Sim, desde o início sempre recebi o apoio e a compreensão de toda a minha família e amigos. Por parte da minha família, sempre me incentivaram a fazer as inscrições, por parte dos amigos sempre estudamos e mandamos notícias de concursos que abriam inscrições.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thayanne: Especificamente para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar, estudei por volta de 2 a 3 meses e, esse, foi o meu primeiro concurso para essa área dos bombeiros. Para manter a disciplina, atribuí metas e mantive uma rotina de exercícios físicos já voltado à etapa física do certame, então, isso me manteve motivada a seguir e pensar na classificação das próximas etapas.
Esrtégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thayanne: Há muito tempo havia frequentado aulas presenciais num cursinho da cidade, logo mais comecei a adquirir materiais pelo site do Estratégia Concursos e sempre acompanhava as Lives, aulas pelo YouTube e, principalmente, as Revisões de Véspera. Acredito que esse tenha sido o diferencial durante a minha preparação, além da resolução de questões. A vantagem de estudar de forma remota trouxe a flexibilidade de horários, cronogramas de estudos etc, porém, a disciplina é o maior dos obstáculos nessa forma de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thayanne: Conheci o Estratégia por indicação de amigos que já estudavam para concursos, além do grande número de aprovações acumuladas e os professores que ministravam as aulas, foi o que me chamou a atenção e manteve esse interesse.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thayanne: Sim, fiz aulas presenciais. A maior dificuldade era manter o foco nos horários das aulas que, em geral, eram na parte noturna.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thayanne: Fiz alguns e não obtive aprovações.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thayanne: Sim, principalmente em relação a flexibilidade das aulas, os conteúdos ministrados, professores. Acredito que de fato as Revisões de Véspera tenham sido o diferencial, bem como os materiais complementares.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thayanne: Para montar o meu plano de estudos, procurei mesclar entre os matérias que tinha mais facilidade e as matérias que precisavam mais de leituras, geralmente a parte de direito com estudo ativo e dinâmico da lei seca, etc. Estudei por volta de 3 a 4 matérias por dia, por 4 a 5 horas junto à resolução de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thayanne: Enquanto estudava, assistia às videoaulas e, durante a leitura dos materiais, sempre fazia resumo e grifava as partes mais significativas, com maior possibilidade de ser cobrado. Então esse material servia para fazer as revisões semanais e diárias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thayanne: Acredito que seja primordial a resolução de questões para fixação do conteúdo estudado e para poder revisar as matérias que têm maior dificuldade. Por dia, tinha uma meta de fazer de 10 a 30 questões das matérias estudadas, na reta final para o concurso, resolvia em torno de 100 questões, além da resolução de simulados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thayanne: Nos concursos que cobravam as matérias de História e Administração Pública, tinha um rendimento menor que as demais matérias. A maneira que encontrei para resolver esse impasse foi resolver mais questões e revisar de modo mais rotineiro, procurando mais vídeos sobre os assuntos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thayanne: Durante a última semana para o concurso, eu sempre procuro revisar as matérias, ver as atualidades, possíveis temas para redação e, assim, manter as matérias em mente. No dia anterior a prova, busco os Aulões de Revisão para relembrar conteúdos que talvez tenha esquecido e ver as apostas para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thayanne: Sim, para a prova discursiva busco produzir redações como forma de treinamento, lendo sobre matérias, pesquisando temas direcionados, anotando dicas, etc.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thayanne: O principal erro e ao mesmo tempo acerto foi definir a forma de estudar, montar um cronograma ativo e dinâmico, com foco nas minhas dificuldades. Estudar português todos os dias para aumentar o percentual de acerto, deixando para os finais de semana as matérias que já atingia as metas, fazendo simulados aos domingos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thayanne: No início pensei sim e o incentivo veio da minha família e amigos, que sempre incentivaram e mantiveram esse sonho ativo em mim. Que, por mais cansativo que fosse a caminhada, mais à frente conseguiria alcançar a aprovação e ter resultado de todo o tempo dedicado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thayanne: Não desista das suas metas e dos seus sonhos. Por mais cansativo que seja, por maior que seja a vontade de parar, não pare. Porque o teu sonho não é impossível e o caminho te molda para a vitória.