Aprovado em 09° lugar no concurso CBM-GO para Soldado Combatente
Concursos Públicos
“As únicas pessoas que conheço que não chegaram lá é porque desistiram. Não tem obstáculo que não possa ser vencido tratando-se de concurso, seja forte.”
Confira nossa entrevista com Victor Hugo Tomaz Rosa De Assis, aprovado em 8° lugar no concurso CBM-GO para Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Victor Hugo Tomaz Rosa De Assis: Saudações à equipe do Estratégia concursos e aos leitores! Meu nome é Victor Hugo, sou formado em direito, tenho 25 anos e sou de Itumbiara, cidade situada no interior do Estado de Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Victor: Os principais motivos foram a estabilidade e a boa remuneração que o serviço público pode proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Victor: No início eu trabalhava e estudava. Mas não conseguia me dedicar da forma como eu queria. Com o apoio dos meus pais, tive a oportunidade de poder sair do trabalho e me dedicar somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Victor: Tive a felicidade de ser aprovado em três concursos no último ano: soldado da PMGO (10º lugar – regional Itumbiara-GO); Oficial CBM-GO (50º lugar classificação masculino – até o momento, ainda falta o resultado da Investigação Social); e soldado CBM-GO (8º lugar – masculino).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Victor: Minha vida social foi bem limitada, saía apenas em alguns finais de semana, principalmente com a família. Também procurava voltar mais cedo. Vale ressaltar que recusei muitos convites de festas durante esse período. (rsrs)
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Victor: Todos entenderam. Especialmente minha família e minha namorada, que sempre me incentivaram, tanto com conselhos como financeiramente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Victor: Iniciei minha preparação para o concurso do CBM-GO no início do mês de dezembro de 2021, ao todo foram 10 meses de estudo para esse concurso. Consegui manter a disciplina dividindo meu objetivo de estudar todo o edital do concurso em pequenas partes, com planejamento. A cada PDF que eu estudava, sentia que estava mais confiante e próximo da aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Victor: O principal material que estudei foi o PDF. A sua vantagem está no fato de que o material escrito você dita seu próprio ritmo de estudos, diferente de uma videoaula, na qual estamos vinculados ao ritmo do professor. Ademais, fiz um curso específico para a prova de redação, este em videoaula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Victor: Conheci o Estratégia pelo YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Victor: Sim. Cheguei a estudar por um curso online focado em videoaula. O que mais me incomodava era a pouca oferta de exercícios por assunto estudado e a morosidade das aulas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Victor: Sim. Consegui ser aprovado nos concursos da PMSP e PMMG para o cargo de soldado, porém, fora das vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Victor: Sim. O material do Estratégia é resumido e ao mesmo tempo completo. Com os PDFs consegui estudar muito conteúdo em um período relativamente curto de tempo, sem necessidade de recorrer a outros materiais: tem teoria, jurisprudência, lei seca e exercícios voltado para o concurso em foco.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Victor: Estudei por ciclo de estudos, estudava três matérias por dia, em torno de 1h e 40min para cada matéria. No total, estudava em média 5h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Victor: Realizava minhas revisões por questões. A cada PDF que eu terminava, fazia as questões pares e deixava as questões ímpares para realizar ao termino do PDF seguinte. Após terminar todos os PDFs da matéria, voltava refazendo as questões pares dos PDFs anteriores. Ademais, quando a prova estava próxima, começava a fazer simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Victor: Os exercícios são imprescindíveis, é por eles que compreendemos como o conteúdo estudado será cobrado. A prova é feita de exercícios, não os estudar é um erro grave. Além disso, eles são uma excelente forma de revisão ativa. Não cheguei a contar quantos realizei, mas seguramente foram mais de 3000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Victor: As disciplinas mais difíceis para mim foram as exatas (RLM), tive que dedicar mais tempo para fixar as fórmulas e a lógica dos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Victor: Na semana que antecedeu a prova me dediquei aos simulados. Procurei manter a mesma rotina de estudos, sem aumentar as horas, pois já estava mentalmente desgastado. Na véspera da prova, fiz um aulão de véspera online, pelo YouTube, o qual me ajudou bastante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Victor: Sim. Minha preparação para a discursiva foi com antecedência, pois a nota faria muita diferença. Foi a única matéria que busquei um curso separado para me aprofundar mais. Meu conselho é que o estudo para essa matéria não seja negligenciado, e a preparação comece o quanto antes. Consegui ganhar posições no concurso com a minha nota na redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Victor: Como principais acertos eu diria que foram a organização e o compromisso de estudar. Antes de iniciar os estudos eu busquei aprender como estudar para concursos, isso me ajudou muito a evitar erros. Também me comprometi a estudar, colocando essa atividade como prioridade na minha vida, procurando cumprir com o cronograma da melhor forma possível.
Referente a erros, eu dormia muito pouco no início, o que me estressava muito e piorava o meu rendimento. Acho mais interessante estudar um pouco menos e bem descansado. Manter uma rotina sustentável é muito importante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Victor: Pensei muitas vezes em desistir. Minha principal motivação para continuar estudando foi a qualidade de vida que um cargo público poderia me proporcionar. Eu simplesmente não conheço empregos que sejam melhores do que os públicos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Meu conselho aos futuros colegas é que não distam, mantenham o foco, sua hora vai chegar, basta cumprir com sua parte, a vitória demora mas vem! As únicas pessoas que conheço que não chegaram lá é porque desistiram. Não tem obstáculo que não possa ser vencido tratando-se de concurso, seja forte.