Aprovado em 6° lugar no concurso CBM-GO para Cadete (Aluno Oficial)
Concursos Públicos
“Busque apreender a estudar, existem vários livros e vídeos no youtube que te ensinam a como começar. Tenha paciência, não se começa estudando 7 a 8 horas liquidas por dia, aos poucos vá aumentando a quantidade de horas de maneira a obter constância nos estudos […]”
Confira nossa entrevista com Alex Parreira Silva, aprovado em 6° lugar no concurso CBM-GO para Cadete (Aluno Oficial):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alex Parreira Silva: Sou graduado em Engenharia Mecânica pelo IFG-GO, tenho 30 anos , e sou natural de Pontalina-GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alex: A decisão de estudar para concursos veio em 2016, logo após terminar minha faculdade, o mercado de trabalho não me agradava e estava desempregado, buscava estabilidade e independência financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alex: Minha primeira aprovação foi em 2016 com apenas 3 meses de estudo. Usando o material do Estratégia consegui minha aprovação para o cargo de Soldado combatente CBM-GO. Como já conhecia o material do Estratégia, comecei a me preparar para o concurso de Cadete (Aluno Oficial CBM-GO). Minha preparação foi de 1 ano. No pré-edital tinha uma rotina de 4 a 5 horas de estudo por dia e nos dias de serviço estudava antes de começar o dia e durante o serviço até mesmo quando estava voltando das ocorrências. No pós-edital peguei férias e licença, dessa forma consegui aumentar o tempo de estudo para 6 a 7 horas liquidas diárias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Alex: Fui aprovado em 2016 para o concurso de SOLDADO COMBATENTE e em 2022 para o cargo de CADETE do CBMGO em que fiquei em primeiro lugar na prova objetiva 46 dos 50 pontos possíveis e sexto lugar na classificação geral. Os estudos nunca param, mas agora direcionados para o CFO.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alex: Eu estudava todos os dias mas tinha uma vida social “normal” o que mudou é que não fazia viagens longas e sempre que queria fazer algo tinha primeiro que bater a meta de estudos diária, dessa forma caso fosse sair, acordava mais cedo por volta das 4h da manhã e já batia minha meta de estudo logo pela manhã.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alex: Meus pais e minha esposa sempre me apoiaram e foram fundamentais para minha aprovação, amigos mais próximos também entenderam, alguns não acreditavam falavam que o edital ainda estava longe de sair e que não valia a pena me sacrificar tanto. Hoje sei que cada dia de estudo valeu a pena.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alex: Estudei em torno de 1 ano direcionado especificamente para o concurso. Meu sonho em ser oficial do corpo de bombeiros me fez manter a disciplina e concentração e o fato de ser a ultima oportunidade de prestar o concurso por conta da idade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alex: Utilizei o curso em PDF do Estratégia, junto com o Passo Estratégico, e em algumas disciplinas que tinha dificuldade, as videoaulas. O material em PDF proporciona uma abordagem rápida e completa do conteúdo com muitos exercícios o que facilitou o aprendizado. Utilizei também ferramentas como o aplicativo “Aprovado” para criar ciclo de estudos e revisões além do app Anki.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alex: Conheci o Estratégia concursos pela internet quando buscava cursos preparatórios, por ter muitas avaliações positivas resolvi comprar o curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Alex: O material do Estratégia fez total diferença na minha preparação, pois aborda de forma clara e com muitas questões da banca do concurso, dessa forma não perdi tempo buscando outros materiais e outras plataformas de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alex: Estudava por ciclos, cada ciclo continha 6 a 8 matérias a depender da complexidade. Pré-edital estudava de 4 a 5 horas, pós-edital de 6 a 7 horas liquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alex: Utilizava o aplicativo Anki para fazer minhas revisões, e fazia marcações no PDF, nunca fiz resumos pois ao meu ver demanda muito tempo. Simulados realizei somente nas últimas semanas em que o foco foi resolver muitas questões e trabalhar em cima dos erros.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alex: A resolução de exercícios é primordial para o aprendizado, pois simula o que pode cair na prova. Eu resolvia todas as questões das aulas em PDF e marcava as que errava, para depois voltar nelas.
Acredito que resolvi em torno de 5000 questões
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alex: Por ser de exatas, tinha certa dificuldade nas matérias de Direito, mas consegui superar essa dificuldade com os excelentes professores do Estratégia concursos, inclusive acertei 10/10 das questões de Direito. Um obrigado especial ao professor Herbert Almeida que me ajudou muito na preparação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alex: Nas duas últimas semanas de preparação, coloquei todas as matérias no ciclo de estudos com a quantidade de horas proporcional ao número de questões na prova de cada disciplina e apenas fiz revisões e questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Alex: A prova discursiva era o que mais me assustava, sempre tive dificuldades, para o concurso comecei a ler muito e praticar uma redação por semana, tive um amigo que me ajudou na preparação que lia as redações e me dava um feedback, um grande abraço Bruno Resende dos Santos que também foi aprovado no mesmo concurso em 7º lugar.
Aconselho a não deixar de se preparar para a discursiva, ler muito e fazer pelo menos uma redação por semana com temas relacionados ao cargo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alex: Tracei uma estratégia bem definida para o concurso e estava muito determinado em alcançar meu objetivo, busquei aprender a maneira correta de estudar sem me enganar e aproveitando melhor o tempo de estudo, o exercício físico (corrida e academia), além de minha esposa e família me ajudaram muito na minha preparação.
O meu principal erro foi subestimar e não me dedicar tanto a prova discursiva, acho que deveria ter colocado uma carga horaria maior para essa disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alex: Em nenhum momento pensei em desistir, tinha esse concurso como um dos grandes objetivos da minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alex: Busque apreender a estudar, existem vários livros e vídeos no YouTube que te ensinam a como começar. Tenha paciência, não se começa estudando 7 a 8 horas liquidas por dia, aos poucos vá aumentando a quantidade de horas de maneira a obter constância nos estudos. Trace uma meta semanal de horas líquidas e não deixe de bater essa meta. Tenha pequenas recompensas a cada meta batida, isso vai estimular o progresso nos estudos. A preparação tem que ser a médio longo prazo, então tente organizar sua vida pensando no futuro. Tenha bem definido onde você quer chegar, não desvie o foco prestando concursos fora da área do seu concurso 01 e acima de tudo não desista dos seus sonhos.