
“A felicidade da aprovação apaga toda frustração que você teve. Sensação que dinheiro nenhum paga! Hoje eu sei que o caminho deve ser difícil, pois só assim você valoriza o que passou e eterniza a gratidão.“
Confira nossa entrevista com Horácio Farias dos Santos, aprovado no concurso CBM AC para Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Horácio Farias dos Santos: Sou Bacharel em Administração, tenho 27 anos e sou de Cruzeiro do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Horácio: A decisão surgiu pela necessidade de estabilidade, para ter condições de dar o melhor às pessoas que amo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Horácio: Eu sou soldado do Exército. Nas horas vagas no trabalho sempre estudava. Nas missões e serviços sempre levava meu material do Estratégia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Horácio: Além dos bombeiros, também fui aprovado na polícia militar do Amazonas, na posição 2.716. Pretendo continuar estudando para o meu real objetivo, que é ser Auditor da Receita Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Horácio: Sempre fui caseiro e sem vícios. Saía com os amigos, mas era pouco.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Horácio: Eu tenho uma companheira que está comigo há cinco anos e não temos filhos ainda. A minha família e minha esposa foram as pessoas que me apoiaram muito. Ouvi muita piada dos colegas, pois sempre fiz vários concursos, mas a aprovação não vinha. Deus sempre fortaleceu minha virtude que é a persistência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Horácio: Estudo pelo Estratégia há 6 meses, depois que conheci o material melhorei muito. Tanto que a aprovação no bombeiros foi graças a base que o Estratégia me deu. E todos os dias eu não fugia do cronograma, fui cirúrgico na resolução dos simulados. Todos os dias traçava uma meta de questões e assumia o compromisso. Assumi um relacionamento com meus estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Horácio: As videoaulas e os simulados foram essenciais para mim, principalmente os simulados, pois tinham o padrão perfeito da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Horácio: Conheci pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Horácio: O Estratégia, na minha opinião, tem os melhores simulados e os PDFs dos Bizus Estratégicos são cirúrgicos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Horácio: Eu estudava duas disciplinas por dia, 3 horas de cada e resolvendo questões. Nos finais de semana, fazia resumão e resolvia mais de 100 questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Horácio: As minhas revisões eram semanais. Sábado e domingo revisava o que tinha visto na semana, sempre resolvendo questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Horácio: Para mim a resolução de questões é a parte mais importante da preparação. Fiz em torno de 676 questões em minha trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Horácio: Raciocínio lógico era meu bicho papão, sempre dei mais ênfase a ela. A única maneira de vencer é a prática, resolvendo questões todos os dias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Horácio: Não é todo dia que estamos dispostos a estudar. Todas as noites, antes de dormir, sempre pedia a Deus que nunca apagasse minha vontade. De manhã acordava às 05:50, ia para o batalhão, cumpria meu expediente, e passava a noite toda estudando, ia até 02:00 da madrugada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Horácio: Eu errei muito em raciocínio lógico. Sempre tive facilidade em português e nas matérias de direito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Horácio: Cheguei sim a pensar em desistir, mas a partir do momento em que você pensa nas pessoas que ama, é diferente. Na vida você não consegue nada sozinho. Deus, minha família e esposa nunca me abandonaram. Gratidão é algo que está eternizado em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Horácio: Para aqueles que pensam em iniciar nos estudos, saibam que o processo é doloroso, somos testados e colocados à prova justamente para provarmos se somos dignos de tal aprovação. Mas acredite, a felicidade da aprovação apaga toda frustração que você teve. Sensação que dinheiro nenhum paga! Hoje eu sei que o caminho deve ser difícil, pois só assim você valoriza o que passou e eterniza a gratidão. Vale a pena pagar o preço, pois é um preço que concretiza seu sonho.