
“Realmente se dedique ao máximo, inicialmente pode ser difícil, mas através da rotina e constância diária tudo acaba ficando mais fácil, não acho que há uma estratégia especifica já pronta, mas de fato a dedicação é algo imprescindível na aprovação.”
Confira nossa entrevista com Philippe Alves Carvalho, aprovado em 1º lugar no concurso Caetanos – BA para Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Philippe Alves Carvalho: Sou formado em museologia pela Universidade Federal de Sergipe, tenho 33 anos e sou natural de Niterói/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Philippe: Logo depois que me formei, me deparei com a dificuldade de conseguir emprego, além do baixo salário oferecido, então resolvi estudar para concurso, principalmente pela estabilidade e salário.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Philippe: Eu trabalhava de forma autônoma e o trabalho de fato me atrapalhava muito em relação ao tempo de estudo, então resolvi diminuir muito a minha carga de horário no trabalho, com isso diminuíram meus ganhos, mas tive muito mais tempo para estudar, pois pensava que seria melhor trabalhar menos e ganhar menos, para estudar mais e ganhar mais futuramente, e o esforço foi válido.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Pretende continuar estudando?
Philippe: Em 2014 eu fui aprovado na PMERJ, porém no ano seguinte consegui aprovação na Universidade Federal de Sergipe, e dei continuidade na UFS. Sim, pretendo continuar estudando para outros concursos, principalmente PF e PC.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Philippe: Durante a preparação eu acabei abrindo mão da vida social, saía muito pouco ou raramente, achava que esse esforço valeria a pena.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Philippe: Não sou casado e não tenho filhos, porém minha mãe e namorada foram essenciais na minha caminhada de estudo. Minha mãe me ajudou financeiramente para que eu pudesse trabalhar menos e estudar mais e acreditou que eu conseguiria, ela dividiu o que tinha comigo, já minha namorada a Danielle me apoiou nos estudos e até me fiscalizava para saber se eu realmente estava me dedicando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Philippe: Na verdade eu já estava estudando para a Perícia de Alagoas, mas o concurso teve modificações na data, então aproveitei o conhecimento já adquirido e emendei algumas disciplinas, estudei durante três meses seguidos para este concurso e anteriormente para perícia eu estava estudando outros três meses. Para manter a disciplina eu tive que rever todos os meus horários e mantinha uma meta diária na qual eu tinha que finalizar, além de fazer muitos exercícios e muita revisão.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Philippe: Eu usei muito as videoaulas disponibilizadas e em alguns casos os PDFs, particularmente achei a vídeoaula muito detalhada, porém a desvantagem é o tempo, você deve disponibilizar mais tempo para conseguir assistir tudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Philippe: Através de um amigo aprovado na PMBA de 2018, se não me engano o ano.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu alguma diferença na sua preparação?
Philippe: Sim, de fato houve uma diferença muito grande, achei a videoaula incrível, para mim esse foi o diferencial, tudo é organizado e vem mastigado, é só se dedicar, o PDF também é muito bom, não tem como não entender o assunto, porém o diferencial para mim foram as videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Philippe: Estudava três disciplinas por dia de segunda a sábado, domingo eu tirava o dia para fazer uma revisão geral. Dependendo do dia eu estudava entre 8 até 10 horas
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Philippe: Em todas as aulas eu fazia meu resumo, além de fazer muitas questões, neste caso todos os dias eu fazia questões como forma de me aprofundar mais nos assuntos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Philippe: Neste concurso específico eu fiz mais ou menos 1200 questões, a resolução de exercícios é muito, mas muito importante para a fixação do assunto, eu não conseguiria passar se não tivesse me dedicado aos exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Philippe: Tinha dificuldades em administração, pois é uma disciplina na qual eu não tive muito contato, e principalmente português, pois eu não via essa última como importante, achava que fosse só aquilo que aprendemos na escola ou interpretação de texto, então me dediquei muito mais nesta última para poder aprender de fato.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Philippe: Muita resolução de questão, além de usar a bateria de questões do Estratégia, meus resumos me ajudaram muito também. No dia anterior eu fiquei mais tranquilo e tentei ficar calmo, no máximo só via meus próprios resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Philippe: Primeiramente eu não tinha uma rotina, queria estudar uma disciplina por dia, mas percebi que era errado, pelo menos para mim, pois demorava muito para voltar a estuda-la, então este foi meu maior erro, mas através deste erro eu acabei acertando e chegando à minha estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Philippe: Sim, de fato é muito cansativo, e pensei em desistir, ou amenizar os estudos, todavia minha motivação vinha quando eu pensava em todos os benefícios em ser um funcionário público, além da minha vontade de poder ter algo concreto para poder me casar com mais sossego, no que tange emprego.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Philippe: Realmente se dedique ao máximo, inicialmente pode ser difícil, mas através da rotina e constância diária tudo acaba ficando mais fácil, não acho que há uma estratégia especifica já pronta, mas de fato a dedicação é algo imprescindível na aprovação.