
“Guardar dinheiro para que possa se dedicar ao estudo, se isto não for possível, comece sabendo que deverá sacrificar muito para conseguir, pois muitos terão a vantagem de apenas estudar.”
Confira nossa entrevista com Osmar Mayer Bueno, aprovado em 1° lugar no concurso BB para o cargo de Agente Comercial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Osmar Mayer Bueno: Eu sou formado em engenharia elétrica, tenho 30 anos e sou da cidade de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Osmar: Eu decidi estudar para concursos pelo fato de estar um pouco desanimado com a iniciativa privada e também pelo fato de que o concurso do Banco do Brasil me pareceu um bom concurso de entrada, onde posso continuar no banco ou então aproveitar a carga de trabalho reduzida para tentar outras coisas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Osmar: Eu estava na iniciativa privada e comecei a montar uma reserva em dinheiro para que pudesse sair da empresa que trabalhava para me dedicar aos estudos, por isso não precisei conciliar os dois.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Osmar: Fui aprovado para o cargo de agente comercial no Banco do Brasil em 1º lugar na região dos Campos Gerais, ainda não sei como vou prosseguir, nunca trabalhei no setor bancário então não sei se vou tentar seguir carreira no banco ou buscar outras coisas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Osmar: Nunca deixei de participar de atividades sociais como churrascos e etc, mas com certeza o meu contato com amigos e família diminuiu bastante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Osmar: No começo foi um pouco complicado devido ao fato de ter largado o emprego que tinha, porém quando você realmente quer algo não deve levar muito em consideração as outras pessoas na minha opinião.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Osmar: Estudei a partir da data de publicação do edital, 4 meses aproximadamente, de 6 a 8 horas por dia de segunda a sexta e resolução de simulados nos fins de semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Osmar: Utilizei a trilha estratégica oferecida pelo Estratégia, fiz exatamente o que era pedido nas trilhas, adicionando a resolução de alguns simulados gratuitos oferecidos por outras plataformas. Quanto as aulas, estudei quase tudo pelas video aulas, a não ser quando a aula era muito extensa (caso de algumas aulas de português), aí acabava indo pelo PDF. A maior vantagem que encontrei foi na trilha estratégica que me possibilitou não me preocupar com a maneira que ia fechar o edital, me preocupava apenas com o estudo em si.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Osmar: Conheci no youtube com alguma aula que vi.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Osmar: A trilha estratégica disponibilizada pra mim é a melhor ferramenta (porém ela funciona porque o material é muito bom). O sistema de questões também é excelente, deve ser possível estudar usando somente ele. Os professores são muito bons também.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Osmar: Não me preocupei em montar um plano pois usei a trilha estratégica, estudava de 6 a 8 horas por dia, e nos fins de semana fazia simulados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Osmar: Seguia o plano das trilhas estratégicas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Osmar: Fiz muitas questões, somente de simulado (que fiz mais de 10) foram mais de 500 questões, então contando com tudo, devo ter feito algo em torno de 5000 questões, mas não sei ao certo. Questões são talvez a parte mais importante do estudo pois não servem apenas para apontar seu nível em tal matéria, mas também é um método de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Osmar: Português era a minha pior matéria, quando comecei acertava de 4 a 6 questões em simulados, na prova acertei as 10 questões. Eu fiz o que fiz em todas as matérias, segui a trilha estratégica. Eu acredito que tive um pouco de sorte na prova por que não acreditava que gabaritaria, mas achei fáceis as questões que caíram.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Osmar: Segui o que pedia a trilha estratégica, no dia da prova cheguei com 3 horas de antecedência, levei meus cadernos que utilizei durante a preparação e dei uma revisada final antes de entrar para fazer a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Osmar: Meu maior acerto foi ter seguido à risca a trilha estratégica oferecida pela plataforma, não sei dizer qual foi o maior erro.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Osmar: Não cheguei a pensar em desistir, em nenhum momento da preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Osmar: Guardar dinheiro para que possa se dedicar ao estudo, se isto não for possível, comece sabendo que deverá sacrificar muito para conseguir, pois muitos terão a vantagem de apenas estudar.