Aprovado em 3° lugar no concurso Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial - CE - Macrorregião 10 - Microrregião 024
Concursos Públicos“Aconselharia a abdicar de tudo mesmo, abdicar de tudo que seja irrelevante. Focar totalmente nos estudos, porque, atualmente, concurso público virou a solução para a vida de muitas pessoas, como foi para a minha […]”
Confira nossa entrevista com Elber Farias de Vasconcelos – Aprovado em 3° lugar no concurso Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial – CE – Macrorregião 10 – Microrregião 024:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Elber Farias de Vasconcelos: Sou natural de Ipu-CE, tenho 31 anos e estou cursando Administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elber: Comecei porque, principalmente no interior, conseguir um bom emprego, que pague bem, é muito difícil. Decidi que faria o que fosse necessário para conseguir minha vaga, até conseguir.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Elber: Estava trabalhando em uma empresa privada até um mês antes da publicação do edital do BB, uma atacadista da minha cidade. Fui demitido do dia para a noite, sem qualquer justificativa, não me falaram nada. E foi a partir desse momento, que hoje agradeço muito, que virei a chave e foquei 100% no concurso. Passei a estudar enquanto tinha energia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Elber: Já havia sido aprovado duas vezes para o mesmo BB, em 26 e em 7 lugar, no cadastro de reserva, porém não fui chamado. Pretendo estudar futuramente sim, porém, no momento, irei me dedicar ao meu trabalho, para poder agarrar esta grande oportunidade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Elber: Depois que fui demitido, virei a chave e praticamente só pensava no concurso. Só parava quando ficava com dor de cabeça de tanto ler os PDF’s. Saía apenas para a casa da namorada para desopilar um pouco, umas 3 ou 4 noites por semana, parei de jogar futebol e de ir para a academia por 4 meses.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Elber: Sim! Minha família sempre me apoiou, financeiramente, comprando cursos e me ajudando a ter um mínimo de lazer aos fins de semana para poder relaxar um pouco, para não pirar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Elber: Cinco meses exclusivamente para a prova, porque acompanhei desde o início o processo, desde os boatos até a publicação do edital. Para manter a disciplina, passei a cumprir meus horários com rigor e fazer o que tinha que ser feito todos os dias. Trancar-me no quartinho dos estudos e só parar quando estivesse exausto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Elber: Para mim, o decisivo foram os PDF’s altamente completos e didáticos e as questões comentadas logo ao final de cada aula. Passei a ler muito e isso foi importante demais para a minha aprovação, porque a prova exige muita atenção à leitura.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elber: Conheci porque busquei o curso que mais aprova no Brasil. Aí decidi não mais gastar dinheiro com outros cursos, parti logo para o melhor.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Elber: Sim, estudei com outros materiais de outros cursos EAD, porém não eram tão completos e tão didáticos. Não eram tão focados na forma que cai em prova. O diferencial, na minha opinião, foram os PDF’s, porque aula gravada, ainda que seja muito importante também para um melhor entendimento da matéria, são os PDF’s que fazem fixar a matéria na memória, com a repetida leitura, anotação de resumos próprios em caderno. Outros cursos ensinavam a matéria de forma muito vaga, até de forma a subestimar o nível da prova. Já no Estratégia, a preparação é focada no alto nível, para chegar forte na prova, preparado mesmo para o que vier, seja fácil, seja um nível menor na prova.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Elber: Sim, diferença enorme. Os PDF’s são perfeitos, didáticos, completos e as questões comentadas são certeiras para a fixação do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Elber: Estudava 2 matérias por dia. Acredito que estudava mais de 6 horas por dia, sem contar horas de anotações de resumos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Elber: Sim, fazia sempre resumos de todas as aulas com minhas próprias palavras, escrevendo à minha maneira, como entendia aquele assunto, para ser mais fácil relembrar posteriormente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Elber: Importante demais! Fiz todas as questões dos PDF’s umas 3 vezes, até chegar ao ponto de decorar as respostas. Umas 500 questões ou mais, com certeza, principalmente da matéria Vendas e Negociação, muitas questões mesmo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Elber: Minha maior dificuldade era na Matemática básica, na Matemática financeira sempre fui muito bom, mas na básica era complicado. Decidi estudar apenas as aulas de Matemática básica que eu achava que era possível acertar na prova, mas que eu julgava impossível eu nem perdi tempo para ver. Informática também seria um problema, porque é uma matéria bem difícil em prova de concurso e foi a essa matéria que mais dediquei tempo de estudo e anotações de resumos e esquemas, pois sabia que, para ser aprovado, deveria ir muito bem em informática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Elber: Refiz todas as questões de todas as matérias, li muito meus resumos também. Na véspera da prova, preferi descansar. Sábado apenas relaxei mesmo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elber: Teve redação. Aconselho a treinar muito, pelo menos uma redação aos domingos, sobre temas propostos pelos professores para não ser pego totalmente de surpresa na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Elber: Meu erro nos outros concursos foi optar por cursos mais baratos. Já meu acerto, foi partir logo para o melhor curso disponível e focar 100% no concurso, abdicar de todo o resto que era irrelevante para a minha mudança de vida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Elber: Nunca pensei em desistir, porque é muito difícil conquistar um emprego bom, que dê condições de ter uma vida boa e digna neste país que só dá vez a bandido. Só estudando muito e ralando muito mesmo para conquistar algo bom neste Brasil.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elber: Aconselharia a abdicar de tudo mesmo, abdicar de tudo que seja irrelevante. Focar totalmente nos estudos, porque, atualmente, concurso público virou a solução para a vida de muitas pessoas, como foi para a minha. Aconselharia também a utilizar como estímulo todas as humilhações que sofremos em outros empregos ou demissões injustas, utilizar isso com combustível para os estudos, para mudar de vida e saber que aquilo não foi ruim, na verdade, foi maravilhoso. Se eu não tivesse sido demitido do nada, com toda certeza não teria passado no BB. Há males que realmente vêm para o nosso bem.