Aprovada no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí
“Comece a estudar ontem, quanto mais cedo melhor! Sem filhos, jovem e com bastante energia pra lutar, pois hoje queria ter mais disposição, mas o peso dos anos e das obrigações dificulta. Também não fique parando pelo meio do caminho como fiz, estudando 2 meses e parando 3. Sei que não teremos tantas vagas daqui pra frente, mas sempre haverá… e somente os preparados lograrão êxito”
Confira nossa entrevista com Fabiana Bezerra, aprovada em 3º lugar no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Fabiana Bezerra: Sou formada em administração de empresa pela UESPI, tenho 43 anos de idade (abafa kkkk) e sou de parnaíba (PI), mas resido atualmente em Teresina(PI).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabiana: Desde cedo comecei a estudar pra concurso, pois antes mesmo de me formar, fiz o concurso do Banco do Brasil (fiquei em 21º lugar) e fui chamada para assumir. A minha motivação na época foi a necessidade mesmo. Minha família não tinha condições e eu fui mãe solteira aos 20 anos de idade. Foi minha primeira e única experiência de trabalho, nem sequer havia estagiado antes.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Fabiana: Foram tempos difíceis. precisava trabalhar e como ainda não tinha conseguido uma vaga de estágio, resolvi fazer o concurso do banco, pois, por coincidência, o edital acabara de ser publicado na época. Hoje tenho 20 anos de banco e minha filha tem 22 anos. Lembro, que na época, cuidava da minha filha pela manhã, fazia um cursinho à tarde e à noite ia pra universidade. Foi muito cansativo, mas tenho uma mãe maravilhosa, que cuidava dela pra mim, enquanto eu estava fora.
Praticamente não tinha tempo livre para estudar, mas quando se quer uma coisa de verdade, é incrível como damos um jeitinho. Estudava na madrugada, depois que minha filha dormia, às vezes “matava ” aula na universidade e ia para a biblioteca estudar, enfim, coisas que apenas uma jovem cheia de energia conseguia fazer. Falo isso devido à uma comparação com o presente, não tenho tanta disposição e saúde como outrora. Tomo medicamento para dormir e, mesmo assim, não durmo satisfatoriamente. isso me prejudica bastante, pois é muito difícil assimilar conteúdo quando não se descansa o corpo e a mente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Fabiana: Às vezes me desdobro e consigo alguma colocação em concursos, fiquei em 171º lugar no TJ PI, em 89º lugar no INSS, em 9º lugar para Técnico de nível superior Administrador da Prefeitura de Teresina. O último foi o TJ MA, que fui bem na prova, acertando 28 questões das 30, na área de conhecimentos específicos em que tinha peso 3. Porém, fui eliminada na redação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Fabiana: Fiquei super feliz quando abri a página do resultado do concurso da ALEPI e vi que havia ficado em 3º lugar. Foi muito gratificante e motivacional também, pois vivo em uma montanha russa de emoções, hora achando que esse mundo não é pra mim, que meu tempo já passou; hora forte como um leão, cheia de esperança e coragem. É assim mesmo, tem concurso em que a gente se sai bem, outros não. Já fiz vários em que fui um fiasco, por isso acabo não mantendo uma constância nos estudos.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Fabiana: O concurseiro tem que ser forte e persistir, além de pessoas que o ajudem/entendam a sua situação. Eu mesma namorei muitos anos da minha vida com uma pessoa que era muito desestimulante quando se tratava de concurso, do tipo que falava assim: “pra que esse negócio de estudar pra concurso, se você nem passa?….vai é atrapalhar nosso namoro….você quase nem tem tempo pra mim….blá blá blá”. Pessoas assim jogam a gente pra baixo e questionando se vale a pena estudar ou não! Por isso, aconselho todos aqueles que estudam pra valer pra concurso, fujam de companhias assim, pois já não basta termos que lutar com nosso psicológico e, de certa forma, com a família também, que diz entender, mas às vezes faz umas coisas que atrapalham, temos que enfrentar esse tipo de crítica. É um banho de água fria, literalmente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabiana: Durante todo esse período de banco, passei por diversas fases. a primeira foi de muita empolgação e felicidade, afinal trabalhar em banco era tudo que eu sempre sonhava. Mas com o tempo, vamos percebendo que a realidade é diferente, muitas cobranças e muito estresse também. Porém, não penso em deixar o banco, gosto muito do ambiente , preocupo-me apenas com algumas medidas do governo (tipo privatização, entendeu?). Então aqui acolá, meio que desorganizada mesmo, costumava estudar algo. Foi aí, que eu descobri o Estratégia Concursos e fiquei encantada com a didática e organização dos cursos ofertados. Material atualizado e super completo. Professores altamente preparados nas suas áreas, além de motivadores também.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Fabiana: Quando posso, alugo uma cabine de estudo e vou fazer resumos com o material do Estratégia Concursos. Embora muitos falem que fazer resumos não é o indicado, pois leva muito tempo, é a única forma que consigo assimilar algum conteúdo. Preciso ler, fazer resumos, responder questões, enfim, é um trabalho de formiguinha pra mim. Apesar de demorado, é o que eu consigo fazer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabiana: Comece a estudar ontem, quanto mais cedo melhor! Sem filhos, jovem e com bastante energia pra lutar, pois hoje queria ter mais disposição, mas o peso dos anos e das obrigações dificulta. Também não fique parando pelo meio do caminho como fiz, estudando 2 meses e parando 3. Sei que não teremos tantas vagas daqui pra frente, mas sempre haverá… e somente os preparados lograrão êxito.