Aprovado em 1° lugar no concurso ALEMA para o cargo de Assistente Legislativo Administrativo - Agente Legislativo
Concursos Públicos“Estude, faça o seu melhor e se dedique, a dedicação é a chave para você conseguir seus objetivos, a trajetória pode ser árdua, mas no momento certo trará o resultado esperado, você não precisa estudar com perfeição […]”
Confira nossa entrevista com Higor Silva Marinho, aprovado em 1° lugar no concurso ALEMA para o cargo de Assistente Legislativo Administrativo – Agente Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Higor Silva Marinho: Atualmente, curso Gestão fiscal e Tributária, tenho 23 anos e sou de São Luís – MA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Higor: Tudo começou quando eu tinha terminado o ensino médio, a maioria dos meus amigos estavam começando a graduação e eu não sabia qual carreira iria seguir, meu pai então me mostrou a possibilidade de adentrar no serviço público justamente por ser concursado e o fato de ter estabilidade me atraiu de início, então comecei os estudos para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Higor: Durante minha preparação eu apenas estudava, então tive o privilégio de ter o dia todo livre.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Higor: Já fui aprovado no PSS-IBGE(2022) para os cargos de Recenseador e Agente Censitário Municipal, fiquei em 3° e 1° lugar, respectivamente, também já fui aprovado na Guarda Municipal de São luís(2022), dentro das vagas e atualmente fui aprovado em 1° lugar para o cargo de Assistente Legislativo Administrativo da ALEMA. Ainda pretendo continuar estudando, inclusive já comecei os estudos e iniciei meu tecnólogo, pois estou focando no cargo de Auditor Fiscal, sei que é um longo caminho, mas acredito muito na minha dedicação e esforço.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
No pós-edital é complicado ter uma vida social, meus pais e amigos me chamavam para sair, mas eu sempre recusava e dizia que não tinha tempo, pois meu único pensamento era que meus concorrentes poderiam estar estudando enquanto eu estaria me divertindo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Higor: O apoio dos meus pais foi e ainda é fundamental, tanto financeiro quanto emocional, eles sempre me motivaram a correr atrás dos meus sonhos, e durante a minha preparação sempre me direcionavam palavras de apoio. Meus amigos sempre torceram por mim, e sempre perguntavam como estava a rotina de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Higor: O edital saiu em fevereiro e a prova iria ser em agosto, eram apenas 3 vagas para ampla concorrência então eu estudei durante todo o período, a dedicação foi a chave para manter a disciplina de estudos, acredito que tudo depende de quanto você quer uma coisa, se você se esforçar um pouquinho todo dia, o estudo acaba virando parte da sua rotina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Higor: Foi um misto de materiais, para algumas matérias como informática eu assistia videoaulas, para outras utilizava PDF, a vantagem da videoaula é a facilidade de compreensão, além disso os professores dão explicações mais detalhadas e exemplificam de uma forma que fica fácil o entendimento, embora seja uma forma de aprendizado que demanda mais tempo do aluno, o PDF é mais acessível, e o aluno pode fazer anotações diretamente no material, e isso facilita na hora de fazer as revisões, além disso é mais rápido de absorver o conteúdo, entretanto estudar por um longo período é mais cansativo que as videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Higor: Conheci o Estratégia por meio de pesquisas na internet, logo que iniciei meus estudos para concursos públicos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Higor: Sim, posso citar os PDFs do Estratégia que são atualizados e embarca toda a teoria necessária além de capacitar o aluno a ter ótimos resultados nas questões. O corpo docente que o Estratégia possui é um dos melhores, as videoaulas são muito boas e serviram como base para montar meu material de resumo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Higor: Eu definia quantas matérias iria estudar com base nas horas de estudo que eu tinha por dia, em média eu estudava 5 horas por dia no pós-edital, então meu no meu plano de estudo tinha 3 matérias por dia, duas sendo de teoria e a outra de Legislação(lei seca), a matérias que valiam mais pontos apareciam com mais frequência no meu plano de estudos, além disso eu o mudava de acordo com a porcentagem de acertos que fazia nas questões, se meu percentual de acertos estavam baixos em determinada matéria, ela aparecia mais vezes no meu plano de estudos semanal.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Higor: A maioria das minhas revisões aconteciam aos finais de semana, durante a semana eu aprendia a teoria e fazia meus resumos, acredito que aprendo melhor escrevendo, então tinha resumo de praticamente todas as matérias, deixei para fazer os simulados do estratégia assim que dominei todo o conteúdo do edital, nos simulados do estratégia eu fazia 55/60 ou 56/60 e na minha prova eu fiz 57/60, um resultado bem parecido, então os simulados são muito importantes para o aluno conhecer em qual nível está e qual matéria ele precisa melhorar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Higor: Extremamente importante, é exatamente nas questões que você coloca em prática seus conhecimentos e os aprimora, além disso ao focar na resolução de questões da banca examinadora, tem uma grande chance de cair questões semelhantes na prova, eu devo ter resolvido em média 7 mil questões durante esses 6 meses de preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Higor: Tinha dificuldade em duas disciplinas, Português e Administração de Recursos Materiais, a primeira, apesar de eu ter uma base devido ao estudo para concursos anteriores, confesso que tive um pouco de medo em razão da banca ser a tão temida FGV, além disso a prova teria 20 questões de português, eu sabia que era importante conhecer a banca examinadora, então peguei várias provas anteriores da FGV e comecei a resolver, devo ter feito mais ou menos umas 30 provas de português, e o resultado veio no dia da prova, acertei 19 das 20 questões, a maioria eram questões semelhantes às que tinha feito. Por fim, na segunda disciplina, a dificuldade estava atrelada ao fato dessa matéria possuir diversos autores e as teorias deles eram muito divergentes, nessa matéria eu utilizei o PDF do Estratégia, pois além da teoria dos professores do Estratégia, o PDF trazia também referência aos autores e isso ajudou muito na resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Higor: Na última semana antes da prova, tentei fazer o máximo de questões que podia, era o dia todo só fazendo questões, na véspera da prova, eu apenas fiz leitura dos principais pontos da lei seca e nada mais que isso. Apenas tentei poupar minha energia e controlar a ansiedade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Higor: Meus erros: Acredito que deveria ter revisto, na semana antecedente à prova, as questões que havia errado, em vez de focar apenas nos percentuais de acertos, além disso deveria ter feito mais simulados.
Meus acertos: Fazer muitas questões, analisar e conhecer as questões da banca examinadora, mensurar a quantidade de acertos e erros nas matérias, fazer adaptação do meu plano de estudo semanal conforme meu desempenho em cada matéria.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Higor: Não, em nenhum momento pensei em desistir, embora seja normal surgir alguns pensamentos do tipo: “será que vai dar certo?” ou “devem ter pessoas muito mais preparadas do que eu”, e esses pensamentos podem te perseguir até mesmo no dia da prova, ao olhar em volta e ver aquele tanto de gente e pensar: “será que uma vaga vai ser minha?”, mas se você se dedicou e fez o seu melhor é o que importa, minha motivação sempre foi poder conquistar minha estabilidade financeira para custear os meus sonhos e ajudar as pessoas que amo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Higor: Estude, faça o seu melhor e se dedique, a dedicação é a chave para você conseguir seus objetivos, a trajetória pode ser árdua, mas no momento certo trará o resultado esperado, você não precisa estudar com perfeição, apenas continuar e manter a disciplina e se a frustração bater, lembre-se do motivo pelo qual você está batalhando.