Aprovado no concurso AGEPEN GO
“A minha orientação é para que essa pessoa comece a estudar e não olhe para trás, por mais que o conteúdo seja extenso, por mais que as disciplinas sejam difíceis, por mais que você nunca tenha tido contato com a matéria, por mais que as incertezas pairem sobre sua cabeça, não se deixe abater. Parece clichê mas com o passar dos dias você verá que seu esforço está dando resultados e a cada dia o que era um sonho distante vai ficando mais perto até materializar-se no êxito. Ressalto aqui a importância de ter conhecido a plataforma do Estratégia Concursos. Com certeza otimizou muito meus estudos!”
Confira nossa entrevista com Rafael Andrade, classificado em 7º, após o resultado da prova discursiva, no concurso AGEPEN GO:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rafael Andrade: Administração de empresas. 36 anos. Sou natural de Caiapônia – Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Em primeiro plano foi o desejo pela tão sonhada estabilidade, atrelada ao nascimento da minha filha e depois foi o fato de ver alguns amigos de infância tendo sucesso nos estudos, especificamente para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rafael: No começo da caminhada eu trabalhava e estudava, mas especificamente para esse concurso eu me dedicava integralmente ao estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Rafael: Fui aprovado no concurso da PM-SC, mas não pude dar prosseguimento no certame, haja vista não ter concluído o curso superior. Também fui aprovado em um concurso da prefeitura de Ponta Grossa – PR e por último no concurso de ASP-GO como Agente de Segurança Prisional (que em breve será transformado em Polícia Penal de Goiás). Estou na 7ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Rafael: A sensação foi ímpar. De certo modo um alívio e com a certeza de que o caminho percorrido está sendo o correto e, consequentemente, os bons frutos serão colhidos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rafael: Na minha empreitada para o concurso da PRF 2019 adotei uma postura extremista, sem vida social alguma (infelizmente não fui aprovado). Já no de ASP-GO não fui tão radical e acredito que a decisão foi acertada pois precisamos de um mínimo possível de lazer.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rafael: Sim, sou casado. Tenho uma bela filha de três anos e meio. Minha esposa sempre me apoiou e sempre me deu força. Considero ela um dos fatores determinantes para minha aprovação.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Rafael: A busca por um cargo melhor acho que é desejo de todo concurseiro e somente a prática nos leva ao sucesso. Já fiz provas com editais distintos, mas sinceramente acho que não vale a pena, pois acabamos perdendo o foco e com isso perdemos também a oportunidade de chegar preparado para determinado concurso. Ainda tenho pretensões maiores e com certeza continuarei minha jornada para o concurso da Polícia Rodoviária Federal – PRF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Rafael: 4 meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Rafael: Estudei sem edital na praça para outros concursos (PRF). O que fui aprovado comecei a estudar a partir da publicação do edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Através de alguns colegas de jornada e também fazendo pesquisas na internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Rafael: Usei a plataforma do Estratégia Concursos contendo videoaulas, PDF’s e as questões comentadas. E também costumo usar um vade mecum como material de apoio para leitura da lei seca e faço anotações relevantes em seu rodapé.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Rafael: Eu estudava de duas a três matérias por dia. Não fazia muitos resumos. Eu gosto de assistir as videoaulas, depois passo para o livro eletrônico e por último exercícios. Não existe uma receita de bolo, é a repetição exaustiva que nos leva a reter as informações. Não tinha uma regra, mas já cheguei a estudar de dez a doze horas líquidas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafael: Sim. RLM e algumas partes de DUDH. Não me deixei abater e procurei estudar com afinco tentando absorver o máximo possível de informação, com a certeza de que meu esforço seria recompensado.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Rafael: Eu já vinha de um período de stress muito grande, contudo não parei de estudar. Na semana da prova estudei normalmente, me lembro que no sábado fiz algumas redações e no domingo (horas antes da prova) eu ainda estudei.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Rafael: Fiz algumas redações e o professor corrigia nos moldes da banca, me atribuía a nota e depois apontava com detalhamento os erros. Como eu disse outrora, não existe receita de bolo, mas minha orientação é a de praticar e, se possível, contrate um professor para te orientar e corrigir os textos dentro dos requisitos exigidos pela banca.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rafael: Acho que eu poderia ter feito uma quantidade maior de questões. E quanto aos acertos acho que a leitura da lei seca me ajudou muito.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Rafael: Acho que a maior dificuldade de um concurseiro é lidar com as incertezas! Já pensei em desistir sim, mas toda vez que esse sentimento ruim me assolava eu procurava pensar em minha família e nas coisas boas que eu poderia vir a proporcionar se conseguisse a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Rafael: Tenho algumas motivações de relevância tamanha (minha mãe, minha esposa e um grande amigo que atualmente é servidor público), mas sem dúvidas nenhuma a motivação maior é minha filha – hoje com três anos e meio de idade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: A minha orientação é para que essa pessoa comece a estudar e não olhe para trás, por mais que o conteúdo seja extenso, por mais que as disciplinas sejam difíceis, por mais que você nunca tenha tido contato com a matéria, por mais que as incertezas pairem sobre sua cabeça, não se deixe abater. Parece clichê mas com o passar dos dias você verá que seu esforço está dando resultados e a cada dia o que era um sonho distante vai ficando mais perto até materializar-se no êxito. Ressalto aqui a importância de ter conhecido a plataforma do Estratégia Concursos. Com certeza otimizou muito meus estudos!
“COMBATA UM BOM COMBATE E COMPLETE A JORNADA. MANTENHA O FOCO, A DISCIPLINA E A FÉ!”
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação? Mande um e-mail para: [email protected]
Até uma próxima! ;)
Renata Admiral