Aprovado no Concurso AGEPEN GO
“Não existe fórmula mágica, não existe caminho fácil e não será sempre divertido, e que apesar de tudo o que te impede de estudar se existe vontade e um genuíno desejo de melhorar de vida, de encarar aquela prova como um portal que te levará para um novo mundo de possibilidades, então esse sonho é possível. E principalmente ter um mínimo de autoconfiança, acreditar que sabe, confiar no professores e dar seu melhor”
Confira nossa entrevista com Luiz Fernando Pessoa, classificado dentro das vagas, após o resultado da prova discursiva, no concurso AGEPEN GO:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luiz Fernando Pessoa: Sou formado em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Tenho 28 anos, sou natural de Patos de minas – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luiz Fernando: Estabilidade no cargo e melhorar minha condição financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luiz Fernando: Para a aprovação no concurso da PMDF estava trabalhando e estudando. Para o AGEPEN-GO estava apenas estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luiz Fernando: Fui aprovado no concurso da PMDF em 2018, estou aguardando a nomeação da segunda turma neste ano.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Luiz Fernando: Foi gratificante saber que todo o esforço, tempo e dedicação deram resultado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luiz Fernando: Continuei realizando a maioria das atividades de lazer normalmente aos fins de semanas e, ocasionalmente, com esposa e amigos. Acredito que ficar totalmente enclausurado não é saudável para a psique, devemos ter um estudo sustentável.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Luiz Fernando: Sou casado, não tenho filhos, moro com minha esposa que sempre me apoiou nessa trajetória, respeitando meus horários de estudo e nos momentos que precisava de apoio e incentivo para me dedicar ao estudo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Luiz Fernando: Sim, com certeza vale a pena continuar estudando. No momento estou focado na preparação da PCDF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Luiz Fernando: Não estudei direcionado ao concurso da AGEPEN-GO, estou me preparando para a prova da PCDF, fiz este concurso como teste para avaliar minha compreensão das disciplinas, já que existem muitas em comum.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luiz Fernando: Tentei manter uma rotina de 4 horas diárias, com intervalos. Busquei compreender bem os tópicos das matérias antes do edital estar na praça.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luiz Fernando: Anúncios de internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Luiz Fernando: Gosto muito dos exercícios no final dos PDF’s, maratonas e preparação da reta final.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Luiz Fernando: Bem, eu estudava cerca de duas matérias por dia, com revisões periódicas. Na semana final antes da prova reli meus próprios resumos e tentei memorizar os pontos chaves de cada assunto. Leitura da lei seca também.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luiz Fernando: Dificuldade em Raciocínio Lógico. Eu superei estudando e repetindo várias vezes as mesmas questões até fixar a resolução.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luiz Fernando: Tentei reler meus resumos e memorizar o máximo de conteúdo possível. Na véspera assisti a maratona de revisão. No dia da prova não estudei, optei por uma boa noite de sono e ir com o cérebro descansado.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luiz Fernando: Treinar redação semanalmente, só escreve bem quem lê bastante e pratica a elaboração de textos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luiz Fernando: Erros: Perdendo muito tempo com algumas vídeo aulas de assuntos repetidos.
Acertos: Conseguir destacar os pontos chaves prováveis de cair na prova, realização de bastantes exercícios e também a leitura da Lei seca.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luiz Fernando: O pensamento em desistir é sempre frequente, tenho um quadro de horários na parede, no qual insiro quantas horas de estudo já tenho acumuladas. É o que me motiva objetivamente a não desistir, pois penso, já cheguei até aqui com tantas horas estudadas, não posso jogá-las no lixo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luiz Fernando: A necessidade de arrumar um emprego e alcançar a meta financeira que almejo para minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luiz Fernando: Que não existe fórmula mágica, não existe caminho fácil e não será sempre divertido, e que apesar de tudo o que te impede de estudar se existe vontade e um genuíno desejo de melhorar de vida, de encarar aquela prova como um portal que te levará para um novo mundo de possibilidades, então esse sonho é possível. E principalmente ter um mínimo de autoconfiança, acreditar que sabe, confiar no professores e dar seu melhor.
“O sofrimento é temporário, a glória da aprovação ninguém te tira.”
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Até uma próxima! ;)
Renata Admiral