Aprovado em 1° lugar para Analista Técnico no concurso AGENERSA RJ
Concursos Públicos
“Nunca desistam, por mais que a dificuldade apareça e o desânimo surja. Sua hora vai chegar. Só depende de você! Continue perseverando.”
Confira nossa entrevista com Rodrigo Martins Carvalho, aprovado em 1° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Analista Técnico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rodrigo Martins Carvalho: Tenho 35 anos, sou formado em Ciências Militares, pela AMAN, e sou natural do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rodrigo: Ansiava por uma mudança de vida e vi no concurso público uma excelente oportunidade para executá-la.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Rodrigo: No começo, sim. Após 2 anos, percebendo que não estava conseguindo conciliar, optei por apenas ficar estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rodrigo: Já fui aprovado em 16º lugar para Fiscal de Posturas em JF; em 4º lugar para CRMV-RJ (Agente Fiscal); em 1º lugar para Analista Técnico (AGENERSA) e em diversos outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Rodrigo: Minha vida e rotina eram normais. Não abdicar de sair aos finais de semana. Estudava durante a manhã, a tarde e parte da noite, sempre com intervalos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Rodrigo: Apoiaram incondicionalmente. Entenderam minha motivação e deram todo o suporte de que precisei, tanto financeiramente quanto psicologicamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Rodrigo: Para a AGENERSA, estudei por cerca de 3 meses, mas já vinha mantendo um ritmo de estudo para concursos. Muitas das matérias eram similares, tendo que adicionar apenas algumas a mais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rodrigo: Usei apenas o Estratégia Concursos para minha aprovação. Os cursos em PDFs e videoaulas foram essenciais. Com eles, consegui estudar no conforto de casa e no meu tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rodrigo: Através da internet e de amigos que falavam muito bem das aulas. Ao adquirir a assinatura, pude comprovar toda a qualidade dos cursos disponíveis, com professores sempre dispostos a ajudar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Rodrigo: Antes de conhecer o Estratégia, tinha o hábito de fazer cursos presenciais, geralmente longe de casa, o que atrapalhava a rotina e aumentava o cansaço, por conta do trânsito e tempo desperdiçado nele.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Rodrigo: Não cheguei a ser aprovado antes de utilizar o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Rodrigo: Senti muita diferença, pois consegui manter uma rotina de estudos mais previsível e com menos contratempos. Os materiais são sempre atualizados, com bastantes exercícios. As dúvidas sempre eram prontamente respondidas pelos professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rodrigo: Costumo priorizar as matérias que tenho maior dificuldade. Foco nelas até terminá-las, revezando com uma outra que tenho mais facilidade, mas sempre mantendo 2 matérias por ciclo de estudo, caso o concurso visado esteja distante. Não monto quadro horário, portanto não contabilizo horas líquidas. Meu estudo é muito natural: acordo cedo e começo a estudar. Quando canso, faço pausa (mexo em celular, pego um café, etc) e volto ao estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rodrigo: Após terminar a matéria, fazia revisões através dos exercícios comentados das aulas, o que era muito bom. Simulados apenas algumas semanas antes das provas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Rodrigo: Fiz muitas e muitas questões. Acredito ser o ponto chave da aprovação, mais importante do que a teoria. Os exercícios comentados do Estratégia foram essenciais pra isso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Rodrigo: Tinha muita dificuldade em Contabilidade Geral e Pública. Para superar, precisei ler diversas vezes o material e resolver todas as questões disponibilizadas. Foi um processo árduo, mas deu certo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rodrigo: Na semana que antecede o concurso, costumo priorizar a revisão de matérias e relembrar fórmulas matemáticas (inclusive no dia anterior à prova).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rodrigo: Acho que meu principal erro foi, no começo, ter focado em concursos de áreas muito diferentes. Quando mudei isso, as aprovações foram aparecendo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rodrigo: Não cheguei a pensar em desistir, pois sabia que a aprovação era questão de tempo. A principal motivação era ver a melhora nas classificações. ‘’Bati na trave’’ por diversas vezes.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Nunca desistam, por mais que a dificuldade apareça e o desânimo surja. Sua hora vai chegar. Só depende de você! Continue perseverando.