Aprovado em 16° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Especialista em Regulação
Concursos Públicos“[…] atualmente, devido à concorrência forte e ao enorme conteúdo exigido para os certames, é essencial contar com o apoio de um bom curso, que te ajude no planejamento, forneça material de boa qualidade e que filtre os pontos importantes.”
Confira nossa entrevista com Marcio Almeida Da Silva, aprovado em 16° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Especialista em Regulação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcio Almeida da Silva: Sou Engenheiro, 53 anos. Sou natural de Três Rios – RJ, mas adotei o Rio e moro aqui a mais de 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcio: Já estudei para concursos antes, logo depois de formado, e obtive sucesso. Mas decidi retomar os estudos em meados de 2020.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcio: Houve momentos em que eu trabalhava e estudava – a maioria – e outros em que eu só estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marcio: Ainda terminando o curso de engenharia, passei para o cargo de 2º Ten. do Quadro Complementar da Aeronáutica, na função de eng. civil em 1º lugar para o Rio de Janeiro.
Alguns anos após, fiz concurso para eng. na Petrobras Distribuidora, ficando em 10º lugar. Entrei em 2004.
Nessa mesma época, passei também para a Prefeitura do Rio e Ministério Público, sempre na área de Engenharia, mas optei pela BR.
Recentemente, com a privatização da BR, voltei a estudar e tenho passado em alguns concursos. Porém, esse concurso da Agenersa foi o 1º em que fiquei dentro do número de vagas imediatas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Marcio: Normal. Houve pouca alteração nessa questão.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Marcio: Sim. Respeitando o espaço e o tempo de dedicação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcio: Na verdade, estudei em torno de 3 meses apenas, pois antes estava envolvido em atividades que me tomavam muito tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcio: Principalmente apostilas. São mais eficientes para mim. Quando o assunto é desconhecido, assisto as videoaulas antes, porque ajuda a te colocar no “clima”.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcio: Pesquisando na internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcio: Fiz um planejamento inicial com uma planilha excel, distribuindo o tempo por matérias. Infelizmente, eu não consigo (estou tentando mudar) estudar muitas matérias simultaneamente. No máximo 3. O que não foi uma boa estratégia para esse concurso, que cobrou cerca de 12 disciplinas, algumas com muito conteúdo.
Dediquei cerca de 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcio: Dada a quantidade de matéria e o fato de que muita coisa era completa novidade, decidi escrever pouco e ganhar tempo usando os resumos e mapas do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Marcio: Essencial resolver questões: 1º porque já é uma forma de medir o provável resultado na prova do concurso e buscar melhoria nos pontos fracos; 2º porque ajuda a perceber como o conhecimento é cobrado; 3º porque é um estudo ativo e te obriga a ficar focado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcio: Direito e economia deram trabalho.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcio: Na semana, basicamente Mapas e Resumos.
No dia antes da prova eu geralmente fico longe do material de estudo e tento deixar a minha mente relaxada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcio: Os principais erros estão relacionados a planejamentos idealizados demais… que consequentemente não são cumpridos e só geram ansiedade e culpa.
O principal acerto foi a persistência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcio: Em desistir não, até porque eu gosto de estudar. Mas tem hora que bate um desânimo e aí, eu costumo pesar 2 coisas: de um lado a disciplina (de fazer a obrigação mesmo sem vontade) e de outro a necessidade de descanso (tem hora que não adianta insistir que não sai nada).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcio: Quando eu comecei a participar de concursos públicos, há 25 anos, já havia uma concorrência considerável, principalmente para aqueles cargos mais bem remunerados. Hoje, porém, a dificuldade é bem maior. De forma que o concurseiro de hoje deve ter uma mentalidade mais “profissional” se quiser resultado. Não é só ter foco e persistência – claro que isso sempre foi necessário e ainda é. Mas, atualmente, devido à concorrência forte e ao enorme conteúdo exigido para os certames, é essencial contar com o apoio de um bom curso, que te ajude no planejamento, forneça material de boa qualidade e que filtre os pontos importantes.