Aprovada em 3° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Analista Técnico
Concursos Públicos
“Você é o que você faz repetidamente. Então planeje e crie uma rotina sustentável para você estar sempre estudando.”
Confira nossa entrevista com Marcella De Souza São Thiago, aprovada em 3° lugar no concurso AGENERSA RJ para o cargo de Analista Técnico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcella de Souza São Thiago: Sou formada em Engenharia Química, na UFRJ. Tenho 33 anos e sou do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcella: Tem tanto tempo que não lembro direito. Acho que foi a estabilidade, a meritocracia com o concurso, os bons salários…
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcella: A princípio só estudava, mas fui aprovada para Supervisora de Pesquisas no IBGE, um cargo temporário, no qual trabalhei 3 anos. Quando o contrato acabou, segui só estudando até a aprovação no IFRJ como assistente administrativo. Nesses cargos segui conciliando os estudos com o trabalho.
Eu acordava bem cedo (4 horas da manhã) e estudava (meu estudo de maior qualidade do dia inteiro), depois fazia uma atividade física e seguia para o trabalho. No trabalho, SEMPRE que dava, eu estudava (almoço, lanche, qualquer momento…). Na volta para casa eu deixava aquelas matérias que eu tinha maior facilidade, um bloquinho de questão para fazer pelo celular mesmo, pois já estava bem cansada. E, claro, dormia cedo para acordar às 4 horas da manhã no dia seguinte bem disposta.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcella: IBGE, supervisora de pesquisas – 13º lugar;
IFRJ, assistente administrativo – 15º lugar;
Emgepron, assistente administrativo – 33º lugar;
Amazul, assistente administrativo – 5º lugar;
Secretaria de Obras de Maricá, auditora de controle interno – 1º lugar;
TCE/AM, auditora de controle externo – 72º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcella: Sempre me privei bastante por causa dos estudos, mas tentei levar uma rotina sustentável, porque a caminhada é longa. Mas, graças a Deus, eu sempre tive uma família e meu marido (na época namorado) que compreenderam muito as inúmeras vezes que disse não para viagens, encontros, aniversários… mas em época de edital aberto eu tomo um chá de sumiço mesmo (rsrs).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcella: Sim, graças a Deus sempre tive muito apoio da minha família, marido e amigas. Eles sempre acreditaram que eu seria capaz e me incentivaram. Minha família e, depois quando saí de casa, meu marido, sempre me deram todo o suporte para os meus estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcella: Eu não estudei especificamente para a Agenersa, fiz a prova com a bagagem que eu estava. Mas eram matérias afins com as que eu estava estudando. A disciplina vinha da rotina. Eu nem pensava muito, só fazia repetidamente todos os dias as mesmas coisas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcella: Usava PDF para um primeiro contato com alguma matéria. Mas o que mais usava eram os Bizus e os resumos. Eu já imprimia logo no início do estudo, e ia estudando e fazendo questão rabiscando o resumo ou Bizu Estratégico. E aí depois só consultava isso, não voltava mais ao PDF. E videoaula era só em caso de uma dúvida que eu realmente não conseguia entender pelo PDF, era bem pontual.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcella: Tem tanto tempo que estudo pelo Estratégia que fica difícil lembrar como conheci vocês. Acho que foi pela internet mesmo, todo concurseiro conhece o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcella: Antes de estudar com vocês eu fazia cursinho presencial. A produtividade de estudar on-line, seguindo o meu ritmo, é outra. Não tem nem comparação. E eu acho o material de vocês de muita qualidade. Os professores então, nem se fala… são maravilhosos!
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcella: Fiz o do IBGE, que fui aprovada para Supervisor de Pesquisas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcella: Desde que eu comecei a estudar com o material de vocês, já foram feitas várias mudanças. Eu amo os Bizus Estratégicos, eles são a base do meu material de revisão. Os PDFs são excelentes. Mas meu maior elogio dos últimos tempos são as aulas de revisão (Hora da verdade, Revisão de véspera…).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcella: Eu montava inicialmente, mas já tem um tempo que tenho uma consultoria de estudos. Não controlo muito horas líquidas, porque me deixa ansiosa (só inicialmente, quando estou sentindo dificuldade de retomar os estudos, aí meço para ter noção do quão pouco estou efetivamente estudando, mas depois que o estudo engrena eu paro de medir). Estudo várias matérias por dia sim.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcella: Como dito anteriormente, eu imprimo o resumo da aula ou o Bizu Estratégico e vou rabiscando, escrevendo, bizurando aquele material. Sempre que tem simulado do concurso que estou estudando eu tento fazer. E na semana da prova a minha revisão são as aulas de revisão do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcella: A resolução de questões é fundamental!!!! Dei uma olhada no site de questão que uso, e lá está marcando em torno de 42mil questões, mas tem muitas outras feitas no PDF, simulados…
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcella: Acho que para quem não é da área é unânime: TI. Tentei aguçar a minha curiosidade e interesse em entender o que tinha que aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcella: É quando eu mais estudo. Eu respiro o estudo nesses dias perto da prova. Vejo as aulas de revisão do Estratégia, e aí pauso o vídeo, pego minhas anotações e dou uma olhada, tento relembrar o máximo que consigo…
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcella: Nossa, erros foram vários. Mas acho que o maior foi descontrole do meu emocional. Muita ansiedade e isso prejudica muito meu desempenho na prova.
Acho que o maior acerto foi seguir uma rotina com disciplina. Não tem jeito, o segredo é a constância. Tem uma frase que coloquei de fundo de tela do meu computador: “a sua aprovação é construída TODOS os dias”.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcella: Váaaaaaaaaaarias vezes. Seria mais fácil perguntar em qual momento não pensei em desistir (rsrs). Mas eu tive uma rede de apoio muito abençoada, meu marido, minha família, minhas amigas, que sempre insistiram que eu ia conseguir, para eu não parar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcella: Você é o que você faz repetidamente. Então planeje e crie uma rotina sustentável para você estar sempre estudando. E não desista, no final vale cada segundinho de esforço! Depois você nem lembra dos sacrifícios que fez…