Aprovado em 6° lugar no CNU (Bloco 6 - MGI) para o cargo de Economista/Economia
Concursos Públicos
“Tudo tem um começo. Não se subestime, comece aos poucos e vá avançando na preparação. Tenha humildade, disciplina e coragem que você pode ser aprovado em qualquer concurso que desejar!”
Confira nossa entrevista com André Luiz Sales Nascimento, aprovado em 6° lugar no CNU (Bloco 6 – MGI) para o cargo de Economista/Economia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
André Luiz Sales Nascimento: Olá. Sou natural de Aracaju (Sergipe). Sou graduado em Economia pela Universidade Federal de Sergipe. Hoje tenho 36 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
André: Visualizei que seria a melhor opção para mim dada a escassez de emprego na minha área de formação na minha cidade, além dos baixos salários.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
André: Sim. Sempre trabalhei enquanto estudava para concursos. Conciliava me organizando bem e sendo disciplinado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
André: Fui aprovado em alguns concursos. Hoje sou Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda do Ceará (2° lugar) no concurso realizado em 2021. Além disso, fui aprovado em 5° lugar para Auditor de Controle Externo (Economia) no TCE Gaúcho, como também no TCE da Bahia em 2023. Além disso, fui aprovado e nomeado para Auditor no TCM da Bahia. Por fim, fui aprovado também para EPPGG Sergipe e Analista (1° Lugar) do TJ Sergipe, entre outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
André: Tinha uma vida disciplinada, mas sem muita neurose. Conseguia sair com a namorada no fim de semana e vez ou outra ia para algum evento familiar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
André: Apoiavam sim, minha esposa sempre me ajudou como pôde, além de meus pais também que me incentivavam a conseguir ser aprovado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
André: Por 3 meses para o último concurso. Foquei na realização da prova para conseguir o melhor resultado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
André: Usei PDF’s principalmente. Eles são a melhor ferramenta para os estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
André: Através de pesquisas na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
André: Sim. Materiais focados no concurso que estudava, além do Passo Estratégico e mapas mentais. Ajudou muito na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
André: Eu mesmo me organizava usando planilha excel feita por mim.
Estudava uma média de 20 a 30 horas semanais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
André: Revisava usando a resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
André: É fundamental fazer muitas questões para estar pronto para ser aprovado. Fiz mais de 70.000 questões ao longo dos meus estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
André: Estatística e TI. Buscava fazer mais atividades nelas, revisar mais, fazer mais questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
André: Normalmente fazia revisão final começando das matérias menos importantes para as mais importantes. No sábado já diminuía o ritmo, para não chegar estafado na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
André: Eu fiz algumas questões discursivas, mas poucas. Focava mesmo em dominar o conteúdo, pois para mim não adianta saber escrever bem se você não domina o assunto que pode ser cobrado na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
André: Erros, acho que foi não ter uma área foco no início. Acerto foi ter disciplina e força de vontade para melhorar de vida através dos concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
André: Não. Sabia que minha hora iria chegar, pois ia melhorando a cada concurso que fazia. E tinha decidido que minha vida seria ser concursado e ter uma ótima remuneração.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
André: Tudo tem um começo. Não se subestime, comece aos poucos e vá avançando na preparação. Tenha humildade, disciplina e coragem que você pode ser aprovado em qualquer concurso que desejar!