Aprovada em 8° lugar (Cotas) no CNU - IBGE para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas
Concursos PúblicosENTREVISTA: Veridiane dos Santos – Aprovada em 8º lugar no CNU (Cotas) para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

“Não desistam! Focar em estudar para concursos é um processo de muitas renúncias sem dúvidas, mas ver seu nome entre os aprovados é uma sensação de dever cumprido muito gratificante.”
Entrevista aprovados CNU: Veridiane dos Santos
Confira nossa entrevista com Veridiane dos Santos Cardoso, aprovada em 8° lugar (Cotas) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) – Bloco 8 (IBGE) para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Nordeste):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Veridiane dos Santos Cardoso: Sou formada em Ciências Contábeis pela UFPE, tenho 38 anos e moro em Recife/PE, mas sou natural de Teresina/PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Veridiane: Os salários mais altos e sem dúvida a estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Veridiane: Trabalho atualmente em um escritório de contabilidade como analista fiscal, sempre durante o expediente eu colocava meu fone de ouvido e escutava as aulas do Estratégia e quando chegava em casa, estudava mais umas duas horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Veridiane: Em janeiro de 2024 foi quando tomei a decisão de estudar para concursos, após ver uma notícia sobre a publicação do edital do CNU. Nunca tinha feito nenhuma prova de concurso, o CNU foi o primeiro que prestei. Fiz a prova do TSE Unificado também e fiquei entre os aprovados, mas em uma classificação mais baixa. E sim, vou continuar realizando provas de concurso e agora em março vou fazer para analista administrativo do ICMBIO.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Veridiane: Sempre fui uma pessoa muito caseira, não sou de ir a baladas. Durante a minha preparação para o CNU fiz algumas viagens em família e para não interromper meu cronograma levava meu material de estudos para onde fosse. Cheguei a ir para alguns shows com meu marido, ir ao shopping, cinema, praia, mas sempre tirava um momento no dia para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Veridiane: Tive todo o apoio do meu marido e da minha mãe, eles até me cobravam, tipo “vai estudar hoje não?”, “já estudou hoje”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Veridiane: Comecei a estudar em janeiro assim que saiu o edital, até agosto quando foi aplicada a prova, mais ou menos oito meses. Estabelecer metas ajuda muito a manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Veridiane: Eu assistia aulas no Youtube e fazia vários resumos, separados por disciplina. Então para cada assunto que constava no edital eu tinha um resumo, isso facilita nas revisões e respondia várias questões, pois ajuda muito a fixar o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Veridiane: Conheci o Estratégia pesquisando no google material para estudar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Veridiane: A ferramenta do Estratégia que mais me ajudou sem dúvida foram os simulados, que são ótimos para testar os conhecimentos aprendidos e também para ver o que precisa ser estudo mais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Veridiane: Cada dia da semana eu estudava uma disciplina, e creio que tirava umas quatro horas por dia para me dedicar aos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Veridiane: Durante as aulas do Youtube eu ia fazendo um resumo dos pontos que considerava mais importante para revisar depois.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Veridiane: Não lembro quantas questões, mas foram muitas, sempre quando terminava um item do edital ia fazer questões sobre o assunto.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Veridiane: Para o CNU matemática sem dúvidas, tive de assistir muitas aulas para revisar assuntos que eu nem lembrava mais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Veridiane: Na semana antes da prova foquei em responder às questões, e revisar meus resumos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Veridiane: Buscava temas de redações e escrevia bastante para estimular a escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Veridiane: Gostaria de ter respondido mais questões, mas creio que um acerto foi ter reservado cada dia da semana para estudar uma disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Veridiane: Nunca pensei em desistir, fiquei um pouco desanimada quando o concurso foi adiado, mas como tinha tempo até a aplicação da prova, resolvi estudar todo o edital novamente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Veridiane: Não desistam! Focar em estudar para concursos é um processo de muitas renúncias sem dúvidas, mas ver seu nome entre os aprovados é uma sensação de dever cumprido muito gratificante.