Aprovada em 1º lugar no concurso SEMSA Manaus para Assistente Social
Concursos Públicos
“As ferramentas que considero diferenciais do Estratégia são o Passo Estratégico e o Bizú Estratégico, que auxiliaram bastante na reta final dos estudos para SEMSA, pois me possibilitaram revisar os assuntos mais relevantes e cobrados pela banca do concurso.”
Confira a nossa entrevista com Clivia Costa Barroco, aprovada em 1º lugar no concurso SEMSA Manaus para Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Clivia Costa Barroco: Meu nome é Clivia Barroco, tenho 24 anos e sou natural de Manaus/Amazonas. Sou formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas desde 2018, e mestre em Serviço Social pela mesma universidade desde 2021.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Clivia: Na área de Serviço Social existem poucas oportunidades de trabalho na iniciativa privada, de modo que os concursos públicos acabam sendo as alternativas possíveis para quem deseja atuar como assistente social. Além disso, a decisão de estudar para concursos derivou da necessidade de obter estabilidade financeira, que proporciona uma vida mais tranquila e com possibilidades para os projetos pessoais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Clivia: Quando eu comecei a estudar para concursos, ainda estava cursando o Mestrado. Assim pude contar com o valor da bolsa por algum tempo. Depois do fim da bolsa, tive apoio financeiro familiar. Foi um momento difícil, visto que minha família também enfrenta seus dilemas financeiros. Felizmente, pude continuar com os estudos e obter a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Clivia: Fui aprovada nos seguintes concursos: Universidade Federal do Amazonas (25.º lugar/Assistente Social) e ManausPrev (28.º lugar/Assistente Social). Pretendo continuar nessa jornada de estudos, voltando meus esforços para o concurso da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas – SES/AM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Clivia: Sempre fui uma pessoa mais reclusa e opto por programas mais caseiros, portanto não enfrentei obstáculos relacionados à vida social. Meus familiares e amigos entenderam minha ausência, pois sabiam da importância desse concurso na minha vida e apoiaram minha decisão.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Clivia: Não sou casada e não tenho filhos. Minha família e amigos foram meus maiores incentivadores e acredito que sem eles não teria chegado tão longe. Na minha preparação contei com pessoas importantes, entre elas, meu namorado. Ele estudou comigo para o concurso da Semsa e conquistou também a aprovação. Ele foi um grande motivador nos momentos mais difíceis dessa caminhada e acreditou na minha aprovação quando eu achava que era impossível. Devo mencionar também o apoio do meu cunhado, que foi responsável pela sistematização dos meus materiais de estudo, e também à minha melhor amiga, que também estudou comigo nos meses anteriores à prova, o que tornou essa jornada menos pesarosa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Clivia: Eu possuía uma bagagem dos concursos anteriores, o que me ajudou. Para o concurso da Semsa, comecei a estudar na semana em que o edital foi divulgado. Foram 5 meses de estudo, o que acredito ser um excelente tempo para uma preparação. Manter a disciplina nesse período foi desafiador, porém eu encarei essa preparação como um trabalho, ou seja, era algo que eu precisava fazer para alcançar meus objetivos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Clivia: Usei as videoaulas, principalmente em disciplinas como Português, Informática e Raciocínio Lógico Matemático, que são matérias que, para mim, necessitam desse suporte audiovisual para que possam ter seu conteúdo compreendido. Nas outras disciplinas, optei por aliar leitura de PDFs + videoaulas, o que contribuiu na minha caminhada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clivia: Conheci o Estratégia Concursos em 2019, por intermédio do meu cunhado, que fez a recomendação do curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Clivia: As ferramentas que considero diferenciais do Estratégia são o Passo Estratégico e o Bizu Estratégico, que auxiliaram bastante na reta final dos estudos para SEMSA, pois me possibilitaram revisar os assuntos mais relevantes e cobrados pela banca do concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Clivia: Eu acho essa pergunta interessante, pois logo que direcionei os estudos para Semsa, acreditava que um planejamento mais rígido (horários específicos para cada matéria/carga horária diária, dentre outros) seria mais eficaz. Contudo, após tentar esse cronograma mais rigoroso, meu namorado e eu percebemos que essa forma de estudar não era cem por cento eficaz, uma vez que sempre ocorria um imprevisto e nosso planejamento não era seguido à risca.
Sendo assim, passamos a estabelecer uma carga horária mínima semanal para cada disciplina, deixando em aberto o período do dia ou dia da semana em que iríamos estudá-las. Dessa forma, focamos em cumprir a carga horária estabelecida na semana. Esse método contribuiu muito, pois trouxe flexibilidade e retirou o peso das “horas líquidas por dia”.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Clivia: A resolução de questões foi a melhor forma de revisar o conteúdo. Ela permitiu conhecer o perfil de cobrança da banca, os pontos fortes da minha preparação e as maiores fragilidades em termos de conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Clivia: Conforme mencionei anteriormente, a resolução de exercícios foi uma grande aliada. Tentei resolver o máximo de questões e isso permitiu que eu me aprimorasse enquanto concurseira.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Clivia: Bom, Raciocínio Lógico Matemático foi a matéria mais desafiadora, pois, sendo da área de Humanas, lidar com problemas lógicos e matemáticos exigiu que eu enfrentasse meus medos. Para superá-los, contei com a ajuda dos meus parceiros de estudo: quando um não entendia determinado conteúdo, o outro ajudava. Acredito que essa é uma das vantagens de você ter parceiros de estudo, pois cada um tem algo a contribuir e um ponto forte a ser ressaltado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clivia: Por meio da resolução de questões, eu conheci minhas fragilidades, sendo assim na semana da prova escolhi revisar conteúdos que eu tinha mais dificuldade de cada matéria. No dia pré-prova, assisti à Revisão de Véspera do Estratégia e tentei manter a mente o mais tranquila possível, pois não era mais o momento de aprender nada novo, mas sim o de fortalecer o conhecimento adquirido ao longo dos 5 meses de preparação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Clivia: Um acerto foi ter disciplina e constância, sobretudo nos dias em que realmente não queria estudar.
Um erro talvez foi ter deixado a insegurança ter me dominado em alguns momentos da preparação. Eu não imaginava que seria aprovada e, muitas vezes, essa incerteza chegou a me desmotivar e potencializar minha ansiedade. Lidar com isso me causava um grande desgaste emocional.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clivia: Não pensei em desistir. Apesar dos muitos momentos de insegurança que me deixavam abalada, eu consegui me recuperar. A minha grande motivação foi pensar que o concurso seria o caminho para uma vida melhor, não só para mim, mas para a minha família também.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clivia: A jornada pode ser tortuosa, pode vir repleta de incertezas que vão fazer você querer desistir, mas seja forte, corajoso e tenha sempre em mente o seu objetivo. Haverá momentos em que você terá de abdicar de certas coisas. Diante disso, lembre-se: são meses de dedicação que podem transformar os rumos da sua vida.