“Acho que, principalmente, você deveria buscar a ajuda do Estratégia que tem hegemonia no ensino e se manter sempre focado e com o objetivo claro em mente. Perseguir isso como se fosse apenas o que importa, claro, sempre se cuidando e tendo atenção a saúde física e mental.”
Confira a nossa entrevista com Jayme Jacob Neves Sousa Filho, aprovado no 43º Exame de Ordem Unificado:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Jayme Jacob Neves Sousa Filho: Sou Jayme Sousa, tenho 24 anos, sou de Salvador/BA e concluí minha graduação em junho de 2025.
Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Jayme: Sim, durante a fase de preparação para o exame, tive de conciliar estágio, faculdade e na tentativa de aliviar o estresse das atividades físicas.
Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Jayme: Sim, foi o meu primeiro exame da ordem.
Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?
Jayme: Foi uma sensação libertadora e de dever cumprido, de que ao final da exaustante caminhada, todos os meus esforços e dedicação valeram a pena.
Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Jayme: Alguns sim, outros não, acho que o meu diferencial, foi a excelente escolha do curso Estratégia OAB, assim como o meu foco total no exame.
Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Jayme: Praticamente não tive vida social, não sou uma pessoa muito sociável normalmente, porém no período de estudos para o exame da ordem, eu respirei o material, não saí, não fiz nada além de estudar, trabalhar e praticar atividades físicas.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Jayme: Estudei tudo, tentei acompanhar o curso e consumi-lo da maneira mais completa possível, apenas não estudei o conteúdo por completo pela falta de tempo, assim me restando o estudo em 120 dias para a primeira fase e o intensivão para a segunda.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jayme: Conheci o curso do Estratégia por diversos meios de propagandas no Youtube, no Instagram e outras plataformas.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Jayme: Eu simplesmente segui a Trilha. A Trilha Estratégica é extremamente simples e intuitiva, os professores são tão estudados, que sabem até as possíveis dúvidas que teremos e já as respondem prontamente no material, assim, para mim que tenho um método de aprendizado de repetição e atenção auditiva e visual, consegui de maneira muito fácil entender e aprender os assuntos.
Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Jayme: Sim, por não me identificar muito e não ser aficionado a área Penal, me deu algumas dificuldades, mas simplesmente continuei os estudos e bati a cabeça por meio de repetição até aprender.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Jayme: Eu segui fielmente o cronograma apresentado pela Trilha Estratégica até o fim, parando apenas no dia da prova, contudo, focava mais na parte de resumo do portal e as videoaulas dos professores.
Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Jayme: Eu preferi desacelerar. Eu tenho essa filosofia de que, se eu me entreguei de corpo e alma nos estudos, eu estou preparado. E por mais que a ansiedade bata forte e nos deixe meio desesperados, temos que, justamente, neste momento, procurar relaxar e nos manter focados.
Para a segunda fase, optou por criar uma peça de qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Jayme: Na segunda fase, optei pela disciplina de Direito Constitucional. Eu me baseei em experiências da faculdade, onde me identifiquei bastante na matéria e a estudei bastante, desenvolvendo assim uma afinidade e gosto pelo estudo dela. O que fez com que as rotinas de estudos, mesmo esmagadoras em assunto, fossem extremamente prazerosas e interessantes.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Jayme: Acho que, na verdade, um possível erro foi o de escolher enfrentar este desafio dentro de uma rotina muito movimentada e estressante, contudo, por conta de ainda estar em contato com os assuntos na faculdade, acho que ao mesmo tempo que me ajudava no reforço para a OAB, também era ao contrário, o estudo do curso me beneficiou de maneira extraordinária na vida universitária.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Jayme: O mais difícil, foi arrumar tempo para conciliar e fazer tudo e o mais importante fazer bem. A minha principal motivação, sempre foi a minha família, minha mãe, meu pai, meu irmão, que me ajudaram nessa caminhada e sempre acreditaram em mim e se preocuparam comigo sempre me motivando. Senti que devia essa aprovação não apenas para mim, mas para eles e que era inadmissível com todo o apoio que me deram, que eu falhasse.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jayme: Acho que deveria buscar a ajuda do Estratégia que tem hegemonia no ensino e sempre estar focado e com o seu objetivo claro em mente. Perseguir isso como se fosse apenas o que importa, claro sempre se cuidando e tendo atenção a saúde física e mental.